sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

PLANO ANUAL MATERNAL I





PLANO ANUAL MATERNAL I 
ÁREA: LINGUAGEM 
Objetivos:
- Aquisição de novos fonemas 
- Ampliação do vocabulário 
- Interação através da linguagem (conversas informais, transmissão de avisos e recados, relatos de experiências, verbalização de idéias) 
- Evolução da coerência da linguagem oral (complexidade do vocabulário/ nível de detalhes, relação entre eventos) 
- Vivência das várias modalidades de linguagem (histórias, quadrinhos, poesia, piadas, música, adivinhações, provérbios e etc.). 
- Coerência da linguagem oral na construção de pequenas frases 
- Desenvolvimento das possibilidades para resolução de “problemas”. 
- Identificação e descrição de figuras 
- “Leitura incidental” de figuras e rótulos 
- Estímulo à comunicação entre os colegas 
- Encenações 
Eixos Conteúdo conceitual Conteúdo Procedimetal Conteúdo Atitudinal 
Linguagem 
Escrita  
• Reconhecimen
to do próprio 
nome dentro 
do conjunto de 
nomes do 
grupo 
• Manuseio de materiais impressos, como revistas, 
livros, jornais, gibis, álbuns de figuras, poesia entre 
outros; 
Linguagem 
Oral 
Comunicação  
Oralidade 
• Argumentar suas idéias, relatar vivências e expor seu 
ponto de vista em diversas situações; 
• Relatar planejamento oral das atividades; 
• Descrever lugares, objetos com ou sem ajuda; 
• Utilizar a linguagem como instrumento para obter 
informações necessárias ao seu cotidiano; 
• Atenção; 
• Interesse; 
• Conversar, brincar, comunicar e expressar 
vontades e necessidades; 
• Esperar a sua vez para falar; 
• Utilizar formas de intercâmbio social 
convencionais: saudações, despedidas, 
pedidos, agradecimentos entre outros; 
• Respeito pela produção própria e alheia; 
• Ouvir o outro 
• Ler e ouvir histórias; 
• Valorização da leitura como fonte de prazer e 
entretenimento; 
• Cuidado no uso de livros e demais materiais 2
• Reproduzir oralmente contos, histórias ou até mesmo
levar informações a outras pessoas. 
• Reproduzir oralmente brincadeiras, jogos verbais, 
canções entre outras. 
• Comunicar situações relativas às suas vivências, 
experiências e identidade pessoal 
escritos; 
• Expor sentimentos, desejos e necessidades, 
utilizando-se da linguagem oral para melhorar 
a qualidade de suas relações pessoais 
ÁREA: MATEMÁTICA 
Objetivos:
- Jogos de pareamento 
- Correspondências entre elementos 
- Classificação (agrupamento) 
- Vivências concretas para notar e verbalizar diferenças entre: 
  Pesado/leve  Dentro/fora 
  Cheio/vazio  Maior/menor 
  Igual/diferente  Grande/pequeno 
  Macio/áspero 
- Jogos e experiências concretas, nomeando e questionando. 
- Observação e vivência com diferentes medidas (culinária) 
Eixos Conteúdo conceitual Conteúdo Procedimetal Conteúdo Atitudinal 
Números e 
sistema de 
numeração 
- contagem oral; 
- número (conceito social), 
- utilizar a contagem no cotidiano; 
- utilizar noções de divisão no cotidiano; 
- resolução de problemas; 
- quantificação; 
Grandezas 
e Medidas 
- medida de tempo (rotina); 
- medida de tamanho 
- medida de peso 
- utilizar medidas não convencionais para comparar e estabelecer relações 
entre medidas e tamanhos; 
- construir a noção temporal a partir da rotina, 
- utilizar medidas para preparo de receitas 
- comparação de objetos e tamanhos; 
- comparação de medidas; 
 Espaço e - noção espacial; - identificar pontos de referência para situar-se e deslocar-se no espaço;
• Observar os colegas do 
grupo ao dividir 
alimentos e brinquedos 3
Forma - esquema corporal (partes do 
corpo); 
- figuras geométricas e 
diferentes formatos dos objetos 
- descrever a posição de pessoas e objetos, 
- reconhecer as formar geométricas e suas características 
ÁREA: NATUREZA E SOCIEDADE 
Objetivos:
-Integração e contato físico com outras pessoas (coetâneas ou não), comparando as diferenças e semelhanças físicas: altos/ baixos, loiros/ morenos, gordos/ 
magros, adultos/ crianças, 
- Identificar o corpo humano, diferenciando do animal, 
- Necessidades do corpo (alimento, água, ar, calor, luz) 
- Socialização de idéias e objetos 
- Aprender a conviver 
- Brincar em grupo, mesmo que com ações individuais
- Sensibilidade corporal. Alguns materiais em contato com o corpo da criança podem proporcionar experiências de conhecimento.  
- Noção do crescimento do seu corpo. Ex: seqüência de crescimento, bebê e agora. Proporcionar comparações entre figuras. 
- Identificação da sua família (pai, mãe e irmãos), e da família ampla (tios, avôs e etc); 
- Contato com a natureza através de cuidado com as plantas e animais; 
- Identificação de diferentes animais, suas características como locomoção, voz, habitat, tamanho, cor, suas necessidades, como é o seu corpo; 
- Noção temporal. “Agora vamos brincar, depois lanchar”  
- Independência para: comunicar-se com o outro, se proteger, deslocar portando objetos, organizar os brinquedos; 
- Conhecimento das instalações e pessoas da escola;
- Contato com fenômenos climáticos: 
Dia/ noite  Dia nublado/ ensolarado, chuvoso 
Calor/ frio  Sol/ lua/ estrela/ nuvem 
 Identificando os tipos de vestimentas para as ocasiões. 
- Vivência das diferenças de: 
Doce/ azedo/ salgado  Líquido/ sólido 
Frutas/ legumes 
- Perceber a importância da alimentação saudável, da mastigação e da  higienização dos alimentos. 
- Contato e vivência com pequenos animais, insetos percebendo suas necessidades (sobrevivência / alimentação), diferenças e características (voz, habitat, 
tamanho, cor, pelagem, etc.) 4
Eixos Conteúdo conceitual Conteúdo Procedimental Conteúdo Atitudinal 
Organização 
dos grupos e 
seu modo de 
ser, viver e 
trabalhar  
Grupos sociais - hábitos, 
tradições e costumes, valores, 
diferentes culturas, históricos, 
de gerações: família, 
instituições, comércio, amigos, 
localizações. 
 Reconhecimento de 
semelhanças e diferenças de 
cada grupo; indagar e 
reconhecer relações de 
mudanças e permanências nos 
costumes 

Fenômenos da 
natureza 
Seca, chuva, clima, vulcões, 
furacões, tempestades, posição 
do sol 
Relacionar os fenômenos da natureza em diferentes regiões, as formas 
de vida dos grupos sociais que ali vivem; observar e pesquisar sobre a 
ação da luz, calor, som, força e movimento. 
Tirar e colocar roupa e calçado, quando sentir necessidade 
Seres Vivos Ser humano; fauna; flora  
Diferenças, características e 
necessidades vitais de 
diferentes espécies de seres 
vivos; 
Sexualidade – o corpo e 
gêneros; 
    
Conhecer o funcionamento do corpo; 
Perceber os cuidados à preservação da vida e do meio ambiente; 
reconhecer as necessidades de cuidados básicos de pequenos animais e 
vegetais por meio de observação e cultivo;  
Os lugares e 
suas 
paisagens 
Paisagem local: temas 
relacionados ao relevo, ao 
clima, a água salgada e doce; 
construções, meios de 
transporte e de comunicação; a 
vida no campo e na cidade. 
  
Perceber, reconhecer e relatar os elementos que compõem a paisagem 
do lugar onde vive e suas modificações de acordo com sua 
necessidade; interação com a natureza; estabelecer relações entre os 
temas tratados e seu cotidiano, vinculando aspectos sociais e naturais 
Objetos e 
processos de 
 Exploração de diferentes objetos – causa e efeito;  
Participação em confecção de objetos; conhecer as relações entre os 
Respeito às diferenças existentes; 
valorização do patrimônio cultural. 
Atribuir significado a eventos 
sociais, como datas comemorativas. 
Consciência do corpo na natureza, 
observando sua sombra. 
Preservar sua saúde, protegendo-se 
dos efeitos climáticos: usar protetor 
solar, agasalhar-se no frio, tirar a 
blusa no calor etc. 
Respeito, preservação e cuidado à 
vida e ao meio ambiente; prevenção 
de acidentes; cuidados com o seu 
corpo e o corpo do outro e a saúde 
de forma geral. 
Preservação da vida e do meio 
ambiente; 
Preservação dos espaços coletivos e 
do meio ambiente. 
Cuidados no uso dos objetos do 
cotidiano e relacionados à 
segurança e preservação de 
acidentes e a sua conservação; 
evitar desperdícios. 5
transformação seres humanos e a natureza e as formas de transformação e utilização 
desses recursos; solução de problemas. 
Experiências, decomposição do lixo, horta, reciclagem e coleta seletiva
ÁREA: MOVIMENTO 
           
Objetivos:
O falar da professora influenciará na maneira de exploração e nas possibilidades que a criança terá, ele (o professor) poderá incentivar as novas descobertas 
ou “podar” as buscas. Esta faixa etária é a faixa das BUSCAS e DESCOBERTAS, portanto a motivação, permissão e incentivo às tentativas motoras são de 
extrema importância. O esbarrar, cair, bater nas paredes; tudo pode acontecer, pois é característico da idade, porém será reduzido quando o domínio corporal 
aumentar. 
- Dramatizações e imitações 
- Brincadeiras que envolvam músicas e movimento, simultaneamente 
- Brincadeiras que envolvam movimentos de toque corporal 
- Encaixar potes, tampar mamadeira, enfiar objetos no local específico 
- Jogos que propiciem o domínio espacial do corpo 
- Exercícios propícios para ampliação da motricidade de: 
- Correr, trepar, pular, saltar, escorregar, dançar, engatinhar, arrastar-se, balançar-se, equilibrar-se 
- Acompanhar objetos sem mover a cabeça 
- Modelagem e dobradura 
Eixos Conteúdo conceitual Conteúdo Procedimetal Conteúdo Atitudinal 
Expressividade  
• Brincadeiras de Roda  
• Manifestações culturais 
• Ritmo  
• Utilizar movimentos nas brincadeiras de roda, nas 
danças; 
• Desenvolver recursos expressivos; 
Equilíbrio e 
coordenação 
• Coordenar habilidades motoras ao engatinhar, pular,
correr e saltar entre outros;  
• Utilizar habilidades manuais em diversas situações;
• Equilíbrio corporal, 
• Lateralidade (explorar diferentes posições com o corpo 
e objetos) 
• Confiança em seus 
movimentos 
• Valorização das diferentes 
• Manifestações culturais;  
• Respeito e colaboração 
• Saber lidar com os limites e 
com as possibilidades com 
seu corpo; 
• Utilizar os gestos, posturas 
e ritmos para expressar e 
comunicar sensações, 
sentimentos pessoais, idéias. 6
ÁREA: MÚSICA 
Objetivos:
- Desenvolver a linguagem oral e gestual 
- Trabalhar a sensibilidade pela música 
- Conhecimento de diversas formas de expressão musical e diversos estilos (explorando mais especificamente as músicas clássicas, nacionais e folclóricas)
- Desenvolver o conhecimento corporal 
- Brincadeiras onde se criam novas músicas e sons 
- Trabalho com ritmos variados 
- Repetição de canções utilizando-se de diferentes tons de voz 
- Atividades que envolvam canções e movimentos ao mesmo tempo
- Brincadeiras de roda
- Oficina de instrumentos musicais 
- Jogos de discriminação auditiva
- Batuques 
Eixos Conteúdo conceitual Conteúdo Procedimetal Conteúdo Atitudinal 
O fazer 
musical  
Percepção rítmica  
Instrumentos convencionais e 
instrumentos de sucata 
Reconhecer e utilizar diferentes ritmos e sons em 
contextos musicais 
Organizar e relacionar sons e silêncios  
Escolher instrumentos 
Apreciação 
musical 
Manifestações sonoras  
Obras musicais 
Utilizar os sons em brincadeiras em jogos cantados 
e rítmicos 
Observação e descoberta dos sons  
Cantar 
Saber escutar 
Participação  
Concentração 
Valorizar e respeitar a música como 
produto cultural do ser humano 
Participação 
ÁREA: ARTES 
Objetivos:
O desenho, a pintura, a criação, são formas iguais de interação social; comunicam sentimentos. A proposta de trabalhar com artes visuais é permitir à criança 
pequena o contato com diversos materiais que podem ser explorados e usados como expressão livre do pensamento. 
Melecas, experiências com cores, toques em materiais não conhecidos, deve ser explorado manualmente. 
Experiências sensório-motoras, como: 7
- Massinhas de farinha, massinhas coloridas com crepom, experiências com areia (ou barro) e água 
Exploração: 
- Sobre diversos tipos de papel (inclusive celofane) 
- Sobre fundo áspero ou liso 
- Com giz branco com anilina cobrindo 
- Com pó, grãos ou farinha colorida 
- Desenho soprado 
- Desenho com massinha “dura” 
- Pintura (de dedos e com pincel) 
- Colagem (papel, tecido, sucata, folhas, lã e etc)
- Moldagem (massinha pronta ou de farinha e argila)
- Confecção de sucatas 
- Confecção de máscaras e fantasias



Planejamento Maternal I 

Maternal I
OBJETIVO
1. Desenvolver os movimentos amplos: saltar, pular, andar...
2. Desenvolver os movimentos finos que envolvam as mãos, adquirindo controle e expressão gráfica com a progressão de exercícios que irão auxiliar no futuro aprendizado da escrita e da leitura.
3. Desenvolver estímulos sonoros e auditivos através de operações concretas.
4. Ampliar vocabulário e linguagem como meio de comunicação, desenvolvendo a imaginação, criatividade, organização de idéias.
5. Identificação do nome próprio.
6. Identificação das letras do nome próprio.
7. Identificação das vogais.
CONTEÚDO
1. Coordenação Motora Ampla.
2. Coordenação Motora Fina.
3. Discriminação Auditiva e Visual.
4. Expressão Oral (histórias, contos, músicas, teatro, etc).
5. Estudo do nome próprio.
6. Estudo das letras do nome próprio.
7. Apresentação das vogais.
ESTRATÉGIA
1. Através de jogos, brincadeiras e atividades lúdicas envolvendo operações concretas.
2. Através de materiais pedagógicos, sucatas, brincadeiras, jogos e atividades visomanuais concretas (pinturas, desenhos, etc).
3. Utilização de recursos audiovisuais como: músicas, histórias, parlendas vídeo, CD, figuras, rótulos, livros, portadores de textos, etc.
4. Leituras, interpretações, cantos, conversas, brincadeiras, jogos, recursos audiovisuais, livros, materiais pedagógicos, etc.
5. Apresentação de crachás, fichas, cartazes, desenhos, jogos e brincadeiras, etc.
6. Fichas cartazes, desenhos, materiais pedagógicos, jogos e brincadeiras.
7. Materiais pedagógicos, brincadeiras, atividades visomanuais concretas, etc.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança, no desempenho de suas atividades, no desenvolvimento da atenção, interesse assimilação e aprendizagem.
O instrumento de avaliação será uma ficha de avaliação, que entregaremos aos pais durante as Reuniões.
OBSERVAÇÕES:

CARACTERÍSTICAS: Aproximadamente 2 a 3 anos.
• Egocentrismo.
• Descobertas: tato, movimentos, formas, pessoas, texturas, reprodução de sons, andar, comunicação, etc.
• Coordenação Motora: abrir, fechar, empilhar, encaixar, puxar, empurrar, etc.
• Fantasia, Invenção e Representação (imitação de situações conhecidas: escolinha, casinha).
• Criatividade
TIPOS DE BRINCADEIRAS:
• Brincadeiras referentes à educação sensório-motora (sentir/executar).
• Exploração, canto, perguntas e respostas, esconder.
• Brincadeiras sem regras.
• Brincadeiras com poucas regras simples.
• Utilização das formas básicas de movimentos (andar, correr, saltar, rolar, etc).
• Estimulação e motivação.
• Atividades lúdicas.
MATEMÁTICA
OBJETIVO
1. Introduzir o raciocínio lógico, através de suas estruturas.
2. Desenvolver a lateralidade através de estímulos, motivações e atividades de coordenação.
3. Desenvolver a capacidade de situar cronologicamente os fatos para organizar seu tempo e suas ações, orientando-se também no espaço.
4. Desenvolver coordenação motora através de atividades lúdicas, concretas, pedagógicas e visomanuais.
5. Reconhecer e discriminar estímulos visuais, interpretando-os e associando-os.
6. Reproduzir seqüências e seriações, ex: ordenar objetos do mais alto para o mais baixo.
7. Reconhecer e discriminar numerais. Desenvolver contagem de 1 até 10.
CONTEÚDO
1. Estruturas lógicas: discriminação – comparação – identificação – cor – forma – tamanho – conjuntos – quantidade.
2. Conceito de lateralidade.
3. Orientação Temporal Espacial: antes/depois, atrás/na frente/no meio/entre, aberto/fechado, na frente/de costas, em cima/embaixo, em pé/deitado/sentado, longe/perto, direita/esquerda.
4. Coordenação Motora.
5. discriminação audiovisual.
6. Seqüência e seriação.
7. Numeração:
• Números de 1 à 5
• Contagem de 1 à 10
ESTRATÉGIA
1. Utilização de materiais pedagógicos, sucatas, figuras, livros, jogos, brincadeiras, ...
2. Brincadeiras lúdicas, materiais pedagógicos, atividades audiovisuais.
3. Através do uso de materiais concretos, materiais pedagógicos, jogos e brincadeiras, registro de atividades.
4. Jogos, brincadeiras, músicas, atividades lúdicas, materiais pedagógicos, registro de atividades.
5. Recursos Audiovisuais: rádio, CD, TV, vídeo, músicas, histórias, cartazes, fichas.
6. Cartazes, fichas, jogos, brincadeiras, materiais pedagógicos, atividades lúdicas e de registro.
7. Materiais pedagógicos e concretos, jogos, brincadeiras, cartazes, fichas, desenhos, etc.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança, no desempenho de suas atividades, no desenvolvimento da atenção, interesse assimilação e aprendizagem.
O instrumento de avaliação será uma ficha de avaliação, que entregaremos aos pais durante as Reuniões.
OBSERVAÇÕES:
Devemos desenvolver na criança a capacidade de pensar logicamente.
Trabalhar problemas relacionados ao seu cotidiano para melhor entendimento do meio em que vive.
A Matemática pode ser considerada uma linguagem simbólica que expressa relações espaciais e de quantidade. Sua função é pois, desenvolver o “pensamento”.
A medida que brinca com formas, com quebra-cabeças e com caixas que cabem dentro de caixas, a criança adquire uma noção do conceito pré-simbólico de tamanho, número e forma. Ao enfiar contas em um barbante ou colar figuras, adquire a noção de seqüência e de ordem. E quando utiliza as palavras “não cabe” e “acabou”, vai adquirindo a noção de quantidade.
“Esse trabalho deve se muito concreto, baseado no manuseio de materiais. Isso permito que as crianças se famialiarizem mais facilmente com os conceitos matemáticos.”
ESTUDOS SOCIAIS
OBJETIVO
1. Estimular o conhecimento da história Brasileira, através das Datas Comemorativas.
2. Desenvolver noção de hoje, ontem e amanhã, bem com o dia, a noite a relação com espaço/tempo.
3. Identificar, nomear e reconhecer a família e sua importância.
4. Estimulação do meio ambiente físico.
CONTEÚDO
1. Datas Comemorativas: Carnaval, Outono, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, Folclore, Independência, Inverno, Dia dos Animais, Dia das Crianças, Dia dos Professores, Proclamação da República, Primavera, Dia da Árvore, Natal e outros.
2. Calendário (relação espaço tempo).
3. Família.
4. Escola (ambiente/colegas).
ESTRATÉGIA
1. Contar histórias sobre o significado das Datas Comemorativas e a produção de lembrancinhas que traduzam a data em questão.
2. Produção de Calendário e exercício do mesmo ao iniciar a aula (manhã e tarde), e aniversários das crianças.
3. Nomeação, explicação e cartazes, através de estimulação de situação problema que envolva o conceito família.
4. Jogos e brincadeiras que explorem o ambiente e colegas.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
CIÊNCIAS
OBJETIVO
1. Desenvolver capacidade de auto-higiene corporal.
2. Identificar, reconhecer, localizar e nomear partes do próprio corpo.
3. Estimulação dos 5 sentidos.
4. Estimular o cuidado com a natureza.
5. Nomear e reconhecer diferentes animais.
6. Discriminação entre liso e áspero.
7. Apresentação de diferentes alimentos, diferenciando de doce e salgados.
CONTEÚDO
1. Higiene Corporal (mãos, dentes, uso do banheiro).
2. Esquema corporal.
3. Órgãos dos sentido: olhos (discriminação visual), ouvidos (discriminação auditiva), tato, olfato e paladar.
4. Horticultura e jardinagem.
5. Animais.
6. Texturas (liso e áspero).
7. Alimentos.
ESTRATÉGIA
1. Incentivar o lavar as mãos, escovar os dentes e ir ao banheiro sozinho, sempre que necessário, através de músicas e histórias que despertem o interesse das crianças.
2. Utilizando quebra-cabeça, músicas, figuras, bonecas e nomeação que desenvolvam o reconhecimento do corpo humano.
3. Exercícios, atividades e jogos que desenvolvam a visão, audição, tato e gustação.
4. Plantação de mudas e flores.
5. Através de figuras, desenhos, gestos musicais e histórias.
6. Através de objetos que mostrem tais diferenças, estimulando jogos e atividades.
7. Apresentação de alimentos.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
ARTES
OBJETIVO
1. Incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança.
2. Estimulação de confecção de brinquedos através da sucata.
3. Estimular a coordenação da criança e a criatividade com o uso da argila e massinha.
CONTEÚDO
1. Artes: desenho livre e pintura.
2. Sucata.
3. Argila e massinha.
ESTRATÉGIA
1. Utilização de lápis, pincéis, cola com muito incentivo, estimulando a criança através de elogios.
2. Material de sucata e criatividade do professor.
3. Apresentação de argila e massinha.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS
1. Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
2. Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
3. Permitir que a criança seja independente.
4. Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
5. Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
6. Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
7. Mante-la ocupada.
8. Levar a criança a participar das atividades de grupo.


A ESCRITA DO PRÓPRIO NOME
1
Identificar a escrita do próprio nome.
2
Reconhecer textos no cotidiano.
LINGUAGEM ORAL
3
Reproduzir os comportamentos, a gestualidade e a postura que o professor adota quando lê para a criança.
4
Reconhecer no livro as histórias que lhe são lidas.
5
Procurar ou pedir ao professor diferentes livros de sua preferência.
6
Reconhecer passagens de histórias a partir das imagens / ilustrações de um livro.
Distinguir a entonação do professor quando ele conta histórias e quando se comunica em situações cotidianas.
Acompanhar verbalmente contos de repetição a partir das narrações do professor.
BRINCAR COM AS PALAVRAS
7
Reconhecer e usar rimas em suas brincadeiras, espontaneamente, acionando os textos da tradição oral de memória, ou identificando e acompanhando a leitura do professor.
SITUAÇÕES DE COMUNICAÇÃO INFORMAIS
8
Participar de espaços de conversa coletiva, apoiando- se não apenas na fala complementar do professor, mas também em sua memória e em seus próprios recursos expressivos.
9
Escutar atentamente o que os colegas falam em uma roda de conversa.
10
Participar como falante numa conversa mediada pelo professor.
11
Emitir opiniões pessoais sobre um assunto.
12
Expressar seus desejos, sentimentos e necessidades por meio de gestos.
13
Participar de situações mais coletivas de comunicação, ainda que não seja uma roda de conversa propriamente dita.
14
Organizar oralmente com a ajuda do professor as etapas de uma instrução.
MATEMÁTICA
15
16
Procurar objetos ou pessoas escondidas em diferentes lugares.
17
Manipular objetos de diferentes formatos e utilizar o conhecimento de suas propriedades para explorá- los com maior intencionalidade.
18
Manipular objetos variados de várias maneiras.
Envolver os números em diferentes usos e funções.
Participar de experiências em que o número tenha a função de memória de quantidade.
Comparar quantidade com ou sem a ajuda do professor.
Reconhecer o espaço e sua representação a partir de diferentes pontos de referência.
Recitar a série numérica oralmente.
Noções de direção e posição.
Observar e reconhecer formas
Noções de sequenciação e classificação com diversos objetos e signos.
Identificar a passagem do tempo apoiado no calendário
NATUREZA E SOCIEDADE
19
Aprender a agir sobre objetos e materiais com ajuda do professor, fazendo misturas de água e areia ou modelando a massinha produzida, criando misturas.
20
Pesquisar algumas características físicas.
21
Observar diferenças e semelhanças entre o estado inicial e final dessas misturas.
22
Observar sua imagem refletida no espelho.
23
Observar outras pessoas e comparar algumas de suas características pessoais.
24
Ter familiaridade com formas de organizações sociais.
25
Lidar com regras e combinados.
26
Reconhecer diferenças e semelhanças entre sua organização familiar e a das outras crianças.
27
Identificar seus colegas e outros adultos dos espaços de educação infantil pelo nome.
28
Observar animais em livros, revistas e filmes.
29
Reconhecer sons produzidos pelos animais.
30
Registrar diferentes experiências vivenciadas
Valorizar a natureza, aprendendo hábitos e atitudes de preservação.
Reconhecer e familiarizar-se com as diversas datas comemorativas da Cultura Brasileira.
Desenvolver noções de higiene e saúde.
LINGUAGEM MUSICAL
31
Cantar sozinha ou em grupo, partes ou frases das canções que já conhecem.
32
Participar de brincadeiras musicais.
33
Relacionar a música com a expressão corporal e a dança.
34
Identificar diferentes paisagens sonoras, percebendo suas qualidades.
35
Identificar o silêncio e os sons da natureza.
36
Reconhecer diferentes qualidades dos sons, ainda que não saibam nomeá-las convencionalmente.
37
Apreciar músicas instrumentais e diferentes expressões da cultura musical brasileira, bem como de outras culturas.
38
Reconhecer e demonstrar sua preferência por músicas instrumentais, canções, acalantos, cantigas de roda, parlendas, trava-línguas, mnemônicas, adivinhas,etc.
39
Participar de brincadeiras de roda e jogos musicais.
Produzir sons, batendo, sacudindo, chacoalhando objetos sonoros e instrumentos musicais diverso
MOVIMENTO
40
Explorar diferentes desafios oferecidos pelo espaço por meio de movimentos coordenados básicos.
41
Possuir autonomia para orientar- se corporalmente com relação a frente, atrás, no alto, em cima, etc.
42
Usar os movimentos básicos de pegar, lançar, encaixar, empilhar, etc. com presteza e autonomia na manipulação e exploração de diferentes objetos.
43
Usar os movimentos básicos que aprenderam a dominar, e algumas combinações.
44
Manipular e explorar objetos de diferentes características, formas, pesos, texturas, tamanhos, etc. com maior presteza e autonomia, utilizando- se não apenas dos movimentos básicos como de algumas combinações de movimentos, empurrar e carregar, correr e lançar, etc.
45
Interagir com diferentes parceiros usando movimentos, gestos, expressões faciais, de modo a comunicar- se intencionalmente.
46
Expressar nas brincadeiras determinadas posturas corporais, gestos e falas que delineiam determinados papéis.
47
Participar de danças de diferentes gêneros e outras expressões da cultura corporal.
48
Aprender a dançar ao som de músicas de diferentes gêneros, imitando, criando e coordenando movimentos.
49
Apreciar apresentações de dança de diferentes gêneros e outras expressões da cultura corporal.
50
Assumir um determinado personagem nas brincadeiras cantadas, no jogo simbólico e na teatralização de histórias conhecidas, com utilização ou não de máscaras, fantasias, maquiagem e adereços.
51
Participar de cirandas e brincadeiras de roda, cantando e fazendo os gestos sem precisar ter o professor como modelo.
52
Brincar de esconde e pega, jogar bola com supervisão do professor.
53
Ampliar a imitação de gestos, posturas e vocalizações de modelos (adultos, crianças, animais ou personagens de histórias).
54
Assumir papéis ao reproduzirem situações cotidianas no faz- de- conta mediado por objetos e indumentárias.
55
Imitar as ações de um personagem de uma história lida.
56
Brincar com marionetes reproduzindo falas simples de personagens que memorizem ou que inventem.
57
Construir, com o auxílio do professor, brinquedos com sucatas a partir de modelos.
Apreciar o teatro de bonecos e fantoches, teatro feito com sombra e as manifestações teatrais com animação de objetos.
ARTES VISUAIS
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Constituir com a ajuda do professor um repertório de imagens de referência.
59
Reconhecer ilustrações de livros, em cartazes fixados na parede, etc.
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Expressar suas idéias e sensações sobre imagens por meio da fala, do corpo ou de outras experimentações artísticas nas mais variadas linguagens.
Desenvolver coordenação motora fina, rasgando, recortando, amassando e colocando diversos materiais e papéis.
DESENHO
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Orientar a produção de seus desenhos por conhecimentos tipicamente visuais.
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Reconhecer seus desenhos, distinguindo - os de outras crianças.
Aprender a pintar com diversos materiais em espaço delimitado.
Utilizar diferentes ferramentas, suportes e matérias em diferentes posições espaciais e corporais para desenhar.
ESPACIALIDADES
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Explorar relações de peso, tamanho, volume e direção das formas bidimensionais ou tridimensionais ao construir formas planas e volumosas.
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Expressar sensações a partir da exploração de materiais com texturas diversas e utilizá- los.
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Experimentar diferentes pesos das formas e as relações de equilíbrio no manuseio de objetos tridimensionais.
A EXPERIÊNCIA COM A COR
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Usar diferentes materiais e ferramentas para explorar objetos e fenômenos que envolvam diferentes possibilidades de cor.
Experimentar e articular visualmente as diferentes relações de claro e escuro na natureza e nos meios artificiais, como a pintura, a fotografia, o cinema, etc
EXPERIÊNCIAS VOLTADAS AO CONHECIMENTO E CUIDADO DE SI, DO OUTRO, DO AMBIENTE
Reconhecer as pessoas que lhe cuidam e a localizar-se no ambiente.
Interagir com outras pessoas em situações variadas.
Compreender e responder a entonações de voz, expressões faciais e corporais.
Aprender a lidar com seus sentimentos ajudados pelo professor.
Valorizar sobre a importância do outro.
Desenvolver o sentimento de bem estar, vestir-se, pentear-se, comer .
Apropriar-se de hábitos regulares de higiene pessoal.
Usar corretamente os materiais necessários para sua higiene.
Perceber a vontade de ir ao banheiro e controle de suas necessidades fisiológicas.
Executar movimentos autônomos ao vestir-se ou desnudar- se.
Comer sem ajuda, usar talheres adequadamente e conversar com colegas na mesa.
Valorizar o contato com a natureza
Reconhecer situações de perigo e tom
3ar precauções para evitá-las
Explorar espaços e praticar ações físicas.
Identificar produtos que não devem ser ingeridos.
Brincar com os colegas e com eles criar um mundo de fantasias.
Partilhar jogos de regras ou brincadeiras tradicionais.
Fazer amigos, negociar significados e decisões.
Partilhar sentimentos e combater preconceitos.
Internalizar regras para conviver em grupo.
Saber cooperar em diferentes tarefas.
Conhecer suas limitações e possibilidades
Perceber que agressões podem provocar danos ou dor em outra criança.
Desenvolver atitudes de solidariedade em relação aos parceiros.
Partilhar com outras crianças conhecimentos e a identidade do grupo.
Expressar- se corporalmente e verbalmente.
Reconhecer sensações produzidas por diferentes estados fisiológicos e comunicar ao professor.
Solicitar aconchego em situações cotidianas.
Conhecer seus recursos e limitações pessoais em determinadas situações
Identificar elementos que lhe provocam medo e buscar ajuda para superá- lo.
Reconhecer alguns elementos da sua identidade cultural, regional e familiar.
Guardar brinquedos e materiais nos devidos lugares depois de utilizá-los nas atividades.
Cuidar do entorno próximo e ter iniciativa de limpar o que está sujo.
Saber usar a água e energia elétrica sem desperdiçá-la.
Adquirir noções de cuidados e riscos ambientais.
EXPERIÊNCIA DE BRINCAR E IMAGINAR
Aprender a brincar com as professoras de esconder.
Participar de cirandas e brincadeiras de roda, cantando e fazendo gestos.
Reproduzir situações cotidianas no faz- de- conta mediado por objetos e indumentárias.
Aprender a brincar com marionetes reproduzindo falas simples de personagens que memorizaram ou que inventaram.
Construir com o auxílio do professor brinquedos de sucatas.
Imitar gestos e cantos do professor e dos colegas.
Usar objetos de um modo inusitado e em substituição de outros




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