sábado, 21 de janeiro de 2012

planejamento anual 1ºano- lingua portuguesa

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA – 2ª série
ANO LETIVO DE 2009

OBJETIVOS GERAIS:

O ensino da Língua Portuguesa nas quatro primeiras séries da escolaridade deve garantir que, no decorrer do Ciclo I, os alunos se tornem capazes de:
• Integrar uma comunidade de leitores, compartilhando diferentes práticas culturais de leitura e escrita;
• Adequar seu discurso às diferentes situações de comunicação oral, considerando o contexto e os interlocutores;
• Ler diferentes textos, adequando a modalidade de leitura a diferentes propósitos e às características dos diversos gêneros;
• Escrever diferentes textos selecionando os gêneros adequados a diferentes situações comunicativas, intenções e interlocutores.



VEJA TAMBÉM



EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

Os alunos, ao final do 2º série do ciclo I, deverão ser capazes de:

• Participar de situações de intercambio oral que requeiram ouvir com atenção, formular e responder perguntas, explicar e compreender explicações, manifestar opiniões sobre o assunto tratado;
• Apreciar textos literários;
• Recontar historias conhecidas, recuperando algumas características de linguagem do texto lido pelo professor;
• Ler com ajuda do professor, diferentes gêneros (textos narrativos literários, textos instrucionais, textos de divulgação científica e noticias), apoiando-se em conhecimentos sobre o tema do texto, as características de seu portador, do gênero e do sistema de escrita; 
• Ler, por si mesmo, textos conhecidos, tais como parlendas, adivinhas, poemas, piadas, quadrinhas, regras de jogos, canções, trava-línguas, além de placas de identificação, listas, manchetes de jornal, legendas, rótulos e textos científicos;
• Reescrever, de próprio punho – histórias conhecidas, considerando as idéias principais do texto fonte e algumas características da linguagem escrita;
• Produzir textos de autoria de próprio punho, utilizando recursos da linguagem escrita;
• Revisar textos coletivamente com ajuda do professor ou em parceria com os colegas.


CONTEUDOS




PRIMEIRO BIMESTRE:


EM RELAÇÃO À LEITURA E ESCRITA

Leitura diária do alfabeto exposto na sala de aula;
Escrita do alfabeto;
Ordem alfabética;
Leitura diária dos nomes dos alunos da sala expostos em cartaz;
Associação das letras aos próprios nomes e dos colegas;
Leitura e escrita de listas (nomes de meninos e meninas)(crachás) (frutas) (alimentos);
Leitura pelo aluno:marchinhas,quadrinhas e curiosidades;
Ditado interativo:usos do R e do RR;
Releitura e focalização:usos do R e do RR,Q e G;
Leitura pelo aluno:listas de colegas,listas de meninos e meninas;
Escrita pelo aluno:parlenda,marchinhas ,quadrinhas e curiosidades;
Leitura pelo aluno:adivinhas,cruzadinhas com bancos de palavras,caça-palavras.

PROJETO DIDATICO(ANIMAIS DO MAR)

Golfinhos, Tartaruga Marinha, Cavalo Marinho:
Leitura pelo professor;
Produção oral com destina escrito;
Leitura em duplas;
Registro de informação;
Preenchimento de ficha técnica;
Apresentação das informações aprendidas;
Escrita de um texto;
Releitura de texto;
Revisão coletiva-linguagem;
Revisão coletiva –ortografia e separação de texto;
Revisão dos próprios textos;
Passar a limpo os próprios textos;
Ilustrações para os animais.






SEGUNDO BIMESTRE:

EM RELAÇÃO À LEITURA E ESCRITA:

Leitura pelo aluno: regras do jogo, poemas, piadas, textos científicos; listas de personagens,alimentos dos animais marinhos,listas dos animais marinhos,parlendas,adivinhas cruzadinhas com banco de palavras.
Utilização do dicionário, para escrita e correção de palavra.


Leitura e escrita de listas (nomes de meninos e meninas) (frutas) (alimentos);
Leitura e escrita de outras listas do mesmo campo semântico;
Leitura e escrita de textos informativos, revisando-o coletivamente,
Ler e passar a limpo os textos escritos de próprio punho,após revisão coletiva

Leitura compartilhada;
Análise e reflexão sobre o sistema de escrita;
Atividades em que os alunos tenham necessidade de utilizar a ordem alfabética em algumas de suas aplicações sociais, como no uso de agenda telefônica, dicionário, enciclopédias, glossários, guias e na organização da lista dos nomes dos alunos da sala;
Produzir diversos tipos de textos : informativos e receitas, bilhetes, já utilizando a linguagem que se escreve;
Produção oral com destino escrito;
Gramática contextualizada.(Ditado interativo,uso do M e N,releitura com focalização no M e N, encontrar os erros em um texto).





TERCEIRO BIMESTRE:

EM RELAÇÃO À LEITURA E ESCRITA:

Escrita de uma estrofe,ordenar versos,escrita de títulos ,localizar títulos,leitura de uma canção ,organizar títulos de músicas;
Ditados interativos,elaboração de cartazes,escrita de canção,releitura com focalização,revisão de textos,análise de textos com livros .

PROJETO DIDÁTICO: (ASTRONOMIA: o sistema solar, seus planetas e outros mistérios do céu).


Apresentação do tema;
Elaboração de perguntas;
Seleção de fontes de informações;
Leitura compartilhada I e II;
Estudo coletivo;
Leitura para localizar informações;
Estudo de grupo I e II;
Avaliação do percurso.

QUARTO BIMESTRE:

EM RELAÇÃO À LEITURA E ESCRITA

Poemas e contos;
Leitura compartilhada I E II;
Leitura para localizar informações;
Leitura em voz alta de textos literários, jornalísticos e sobre curiosidades pela professora;
Produzir textos de próprio punho; sobre um assunto estudado.
Rodas de conversa em que os alunos possam escutar e narrar fatos conhecidos ou relatar experiências e acontecimentos do cotidiano, expressando suas sensações, sentimentos e necessidades;
Conversas em torno de textos que ajudem os alunos a compreender e distinguir características da linguagem oral e da linguagem escrita

Leitura de textos de divulgação científica compartilhada ou não;
Leitura de textos instrucionais, compartilhada ou não;
Leitura e interpretação de HQ

PROJETO DIDÁTICO: (ASTRONOMIA: o sistema solar, seus planetas e outros mistérios do céu).


Apresentação do tema;
Elaboração de perguntas;
Seleção de fontes de informações;
Leitura compartilhada I e II;
Estudo coletivo;
Leitura para localizar informações;
Estudo de grupo I e II;
Avaliação do percurso.

RECUPERAÇÃO CONTINUA

Leitura de acordo com o que já sabem sobre as letras e a escrita segundo suas hipóteses;
Atividades seqüenciadas, que favoreçam a análise e reflexão sobre o sistema de escrita, segundo suas hipóteses.






METODOLOGIA / ESTRATÉGIAS:

• Desenvolvimento de uma metodologia de ensino aberta à participação dos alunos para a utilização da leitura diária da lista de seus nomes e várias atividades realizadas com os mesmos: bingo, recorte e montagem do seu próprio nome e de seus amigos, como instrumento pedagógico;
• Leitura formal que dizem respeito aos aspectos de composição dos nomes: ordenação, uso da letra maiúscula inicial em nomes próprios contagem do número de letras, trabalho diário com a chamada dos alunos;
• Trabalho com fichas contendo os nomes e cartaz de prega;
• Leitura interpretativa que possibilitam a articulação dos elementos expressivos: emoções, idéias, sentimentos e material com as letras do alfabeto;
• Desenhos ilustrativos;
• Material do PLE;
• Trabalho em dupla, grupo e ou coletivo, conforme orientações didáticas do PLE;
• Trabalho de Reescrita e interpretação dos diversos gêneros textuais utilizados: quadrinhas populares, músicas com textos pré-conhecidos ou memorizados, parlendas, trava-línguas, fábulas, contos de fada, propaganda, receitas, gibis e seus balões com recursos gráficos (de fala e pensamento) etc...
• Exercícios diversos relacionados aos temas enfocados diariamente que contribuam para desenvolver a mecânica da repetição letra-som, (preenchimento de lacunas) escrita de trechos que faltavam nos textos utilizados, comparação de letras de imprensa maiúscula e minúscula com letra cursiva.
• Segmentação de textos trabalhados, uso do alfabeto móvel (PLE)
• Atividades que proporcionem a troca da primeira e da última letra como análise e reflexão do sistema de escrita;
• Leitura e confecção de palavras, frases e pequenos textos, relacionados e significativos.
• Leitura de ditados populares, conhecidos, parlendas, quadrinhas, músicas, com segmentação dos mesmos em tiras, palavras e complementação dos finais que se apresentavam desordenados,
• Trabalho de intervenção, sempre que forem observadas em sondagens, previamente dadas, essas necessidades, para auxiliar no avanço do processo ensino aprendizagem;
• Caça-palavras;
• Cruzadinhas;
• Revista Ciência hoje
• Jornais e panfletos de supermercado.

MATERIAS / RECURSOS:

• Letras móveis, alfabeto, materiais de o PROGRAMA LER E ESCREVER, jogos diversos (memória, dominó, forca, cruzadinhas etc..), textos infantis, jornalísticos, revistas, história em quadrinhos, teatro, vídeos, exposição de cartazes, para leitura diária, atividades significativas impressas em sulfite, cartolina e papel cartão, tiras de sulfite impressos para recorte e colagem de sons e fonemas, cartazes em papel pardo dos vários tipos de textos trabalhados para funcionarem como material de apoio pedagógico, etc...Materiais de uso em sala de aula como lápis de cor, tesoura, cola, giz de cera, etc...

AVALIAÇÃO:

• A avaliação contínua e diária sobre a atividade proposta, em seu avanço sobre a expressão da linguagem plástica, corporal, oral e escrita.
• Sondagem (níveis conceituais) em média duas vezes por bimestre ou quando se fizer necessário, para que seja norteador do planejamento.
• Auto-avaliação, sobre as atividades propostas, com percepção própria de suas qualidades e seu progresso.
• Atividades escritas como produção textos, os que permitem visualizar avanços e as necessidades que se referem à aquisição do sistema de escrita de cada criança.








EE. ANTONIO DE PÁDUA PASCHOAL DE GODOY
PLANEJAMENTO ANUAL MATEMATICA 2 ª SÉRIE
ANO LETIVO DE 2009



OBJETIVOS GERAIS:

O ensino de Matemática nas quatro primeiras séries da escolaridade deve garantir que, no decorrer do CICLO I,os alunos se tornem capazes de:
• Compreender que os conhecimentos matemáticos são meios para entender a realidade.
• Utilizar os conhecimentos matemáticos para investigar e responder a questões elaboradas a partir de sua própria curiosidade.
• Observar aspectos quantitativos e qualitativos presentes em diferentes situações e estabelecer relações entre eles, utilizando conhecimentos relacionados aos números, às operações, às medidas, ao espaço e às formas, ao tratamento das informações.
• Resolver situações-problema, a partir da interpretação de enunciados orais e escritos, desenvolvendo procedimentos para planejar, executar e checar soluções (formular hipóteses, fazer tentativas ou simulações), para comunicar resultados e compará-los com outros, validando ou não os procedimentos e as soluções encontradas.
• Comunicar-se matematicamente apresentando resultados precisos e argumentar sobre suas hipóteses, fazendo uso da linguagem oral e de representações matemáticas e estabelecendo relações entre elas.
• Sentir-se seguro para construir conhecimentos matemáticos, incentivando sempre os alunos na busca de soluções.
• Interagir com seus pares de forma cooperativa na busca de soluções para situações-problema, respeitando seus modos de pensar e aprender com eles.


EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

• Ler,escrever,comparar e ordenar números pela compreensão das característica dos sistema de numeração;
• Contar em escalas ascendentes e descendentes a partir de qualquer número dado.

OPERAÇÕES:

• Interpretar e resolver situações problemas,envolvendo adição e subtração;
• Utilizar a decomposição das escritas numéricas para a realização de cálculos mental e exato das adições;
• Calcular a soma de números naturais utilizando técnica convencional ou não;
• Utilizar estimativa para avaliar a adequação do resultado de uma adição;
• Utilizar a decomposição das escritas numéricas para realização do calculo mental e exato das subtrações;
• Calcular a subtração entre dois números naturais utilizando técnicas convencional ou não;
• Utilizar estimativas para avaliar a adequação do resultado de uma subtração;
• Interpretar e resolver situações problemas, compreendendo os significados da multiplicação utilizando estratégias pessoas;
• Calcular resultados de multiplicação por meio de estratégias pessoais;
• Construir fatos básicos da multiplicação (por dois, por três,por quatro,por cinco) a partir de situações –problemas para constituição de um repertorio a ser utilizado no calculo;
• Interpretar e resolver situações problemas, compreendendo os significados da divisão e utilizando estratégias pessoas.


ESPAÇO E FORMA:

• Representar a localização de um objeto ou pessoa no espaço pela analise de maquetes, esboços e croquis;
• Representar a movimentação de um objeto ou pessoa no espaço por meio de esboços e croquis que mostrem trajetos;
• Diferenciar figuras tridimensionais das figuras bidimensionais;
• Perceber semelhanças e diferenças entre cubos e quadrados, paralelepípedos e retângulos;
• Perceber semelhanças e diferenças entre pirâmides e triângulos, esferas e círculos.


GRANDEZAS E MEDIDAS

• Reconhecer cédulas e moedas que circulam no Brasil e realizar possíveis trocas entre cédulas e moedas em função de seus valores;
• Estabelecer relação entre unidades de tempo –dia, semana, mês, bimestre, semestre e ano e fazer leitura de horas ;
• Produzir escritas que representem o resultado de uma medição,comunicando o resultado por meio de seus elementos constitutivos.







TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO



• Ler e interpretar tabelas simples ;

• Ler e compreender gráficos de colunas.



• CONTEÚDOS


NUMEROS NATURAIS

1ª BIMESTRE

• Para conhecer os colegas da turma quanto a: idade, peso, altura, preferências e habilidades;
• Os números que conheço;
• Quadro numérico;
• Os números de nossas casas; (leitura e escrita do número)
• Ditado maluco; (uso da calculadora, sucessor e antecessor, maior e menor)
• Brincadeira com posição dos algarismos;
• Bingo diferente;
• Bingo do contrario;
• Jogo especial de dados;
• Baralho com números;
• Cada um resolve do seu jeito;
• Uma só operação para vários problemas;
• Os vizinhos;
• Labirinto de números;
• A fabrica de brinquedos;
• O calendário; (em todos os bimestres).
• Fazendo cálculos.




2ªBIMESTRE 

• As cédulas do real;(todos os bimestres)
• O que posso comprar?
• Pagamento de compras;
• Problemas embolados;
• Elaborando problemas matemáticos;
• E se a tecla estragar?
• Descubra os erros;
• Quantos pontos podemos fazer?
• Fazendo cálculos (corrigir operações)
• Quadro numérico;
• Qual o maior numero?
• Brincando com a roleta;
• Números na roleta;
• Procurando números;
• Utilização do dinheiro como recurso para estudar os números;
• Trocando moedas e compras com as notas do real;

CALCULOS NO CAMPO ADITIVO

• Uso de resolução de problemas para desenvolver a capacidade de calculo;
• Onde estão os números?
• Problemas incompletos.

TERCEIRO BIMESTRE

Tratar a informação ao resolver problemas:

• Organizando os problemas;
• Inventando problemas;
• Estimulando o cálculo,partindo das brincadeiras;
• Cálculos com calculadora;
• Fazendo cálculos usando diagramas;
• Marcando números;
• Jogo “toma lá, dá cá”;
• Fazer cálculos e calcular rapidinho;
• Calcular e corrigir operações;

CALCULOS NO CAMPO MULTIPLICATIVO

Uso da resolução de problemas para desenvolver a capacidade de calculo;
• Cada um resolve do seu jeito
• Uma só operação para vários problemas

• Elaborando problemas;
• Buscar e regularidades para ampliar a capacidade de calculo como(o jogo de caixa de fósforos,construção de tábuas de multiplicação.descubra o segredo);
• Pião de cores;
• Multiplicação divertida;
• Como ler as horas;
• Marcando as horas;
• Calculando o tempo.

QUARTO BIMESTRE

GEOMETRIA:espaço e forma

Localização e deslocamento no espaço
• Como faço para chegar?
• Como chegar aos diferentes espaços da escola?
• Analisando os mapas;
• Deslocamentos e trajetos;
• O mapa do zoológico;
• O mapa do tesouro;
• Adivinha o que é!
• Marcas dos objetos;
• Estruturas de corpos geométricos.












METODOLOGIA / ESTRATÉGIAS: 

• Permitir aos alunos que criem seus registros, através dos próprios recursos, que podem ser, desde desenhos, até o processo operatório convencional que será aprimorado, com a troca entre seus pares e com a mediação do professor;
• Vivenciando a construção do conhecimento resolvendo problemas, enfrentando desafios, procurando diferentes soluções e meios de avaliação de hipóteses, levantando novas questões e possibilidades o aluno chegará aos objetivos propostos;
• Associando as atividades à realidade do aluno, ou colocando os dentro da situação-problema, ele se desenvolverá mais logicamente;






MATERIAIS / RECURSOS:


• Recorte / colagem;
• Jornais e revistas;
• Material dourado;
• Gráficos e cartazes;
• Blocos lógicos;
• Brincadeiras infantis;
• Atividades do AM;
• Nunca é dez;
• Jogos e atividades gerais;
• Palitos de sorvete; 
• Ábaco.




AVALIAÇÃO:

• Através de observação continua do desenvolvimento dos alunos individualmente e em grupo;
• Atividades escritas correspondentes com as dinâmicas realizadas durante o bimestre;
• Observação e registro das soluções de situações-problema, vivenciadas pelos alunos individualmente e com grupo;
• Sondagens de números e campos aditivo e multiplicativo.








__________________________________ Professora Isabel Maciano de Sousa 

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