sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGENS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL (3 ANOS OU A COMPLETAR 4 ANOS)


A ESCRITA DO PRÓPRIO NOME
 
1
Identificar a escrita do próprio nome.
 
2
Reconhecer textos no cotidiano.
 
LINGUAGEM ORAL
 
3
Reproduzir os comportamentos, a gestualidade e a postura que o professor adota quando lê para a criança.
 
4
Reconhecer no livro as histórias que lhe são lidas.
 
5
Procurar ou pedir ao professor diferentes livros de sua preferência.
 
6
Reconhecer passagens de histórias a partir das imagens / ilustrações de um livro.
 
 
Distinguir a entonação do professor quando ele conta histórias e quando se comunica em situações cotidianas.
 
 
Acompanhar verbalmente contos de repetição a partir das narrações do professor.
 
BRINCAR COM AS PALAVRAS
 
7
Reconhecer e usar rimas em suas brincadeiras, espontaneamente, acionando os textos da tradição oral de memória, ou identificando e acompanhando a leitura do professor.
 
SITUAÇÕES DE COMUNICAÇÃO INFORMAIS
 
8
Participar de espaços de conversa coletiva, apoiando- se não apenas na fala complementar do professor, mas também em sua memória e em seus próprios recursos expressivos.
 
9
Escutar atentamente o que os colegas falam em uma roda de conversa.
 
10
Participar como falante numa conversa mediada pelo professor.
 
11
Emitir opiniões pessoais sobre um assunto.
 
12
Expressar seus desejos, sentimentos e necessidades por meio de gestos.
 
13
Participar de situações mais coletivas de comunicação, ainda que não seja uma roda de conversa propriamente dita.
 
14
Organizar oralmente com a ajuda do professor as etapas de uma instrução.
 
MATEMÁTICA
 
15
  
16
Procurar objetos ou pessoas escondidas em diferentes lugares.
 
17
Manipular objetos de diferentes formatos e utilizar o conhecimento de suas propriedades para explorá- los com maior intencionalidade.
 
18
Manipular objetos variados de várias maneiras.
 
 
Envolver os números em diferentes usos e funções.
 
 
Participar de experiências em que o número tenha a função de memória de quantidade.
 
 
Comparar quantidade com ou sem a ajuda do professor.
 
 
Reconhecer o espaço e sua representação a partir de diferentes pontos de referência.
 
 
Recitar a série numérica oralmente.
 
 
Noções de direção e posição.
 
 
Observar e reconhecer formas
 
 
Noções de sequenciação e classificação com diversos objetos e signos.
 
 
Identificar a passagem do tempo apoiado no calendário
 
NATUREZA E SOCIEDADE
 
19
Aprender a agir sobre objetos e materiais com ajuda do professor, fazendo misturas de água e areia ou modelando a massinha produzida, criando misturas.
 
20
Pesquisar algumas características físicas.
 
21
Observar diferenças e semelhanças entre o estado inicial e final dessas misturas.
 
22
Observar sua imagem refletida no espelho.
 
23
Observar outras pessoas e comparar algumas de suas características pessoais.
 
24
Ter familiaridade com formas de organizações sociais.
 
25
Lidar com regras e combinados.
 
26
Reconhecer diferenças e semelhanças entre sua organização familiar e a das outras crianças.
 
27
Identificar seus colegas e outros adultos dos espaços de educação infantil pelo nome.
 
28
Observar animais em livros, revistas e filmes.
 
29
Reconhecer sons produzidos pelos animais.
 
30
Registrar diferentes experiências vivenciadas
 
 
Valorizar a natureza, aprendendo hábitos e atitudes de preservação.
 
 
Reconhecer e familiarizar-se com as diversas datas comemorativas da Cultura Brasileira.
 
 
Desenvolver noções de higiene e saúde.
 
LINGUAGEM MUSICAL
 
31
Cantar sozinha ou em grupo, partes ou frases das canções que já conhecem.
 
32
Participar de brincadeiras musicais.
 
33
Relacionar a música com a expressão corporal e a dança.
 
34
Identificar diferentes paisagens sonoras, percebendo suas qualidades.
 
35
Identificar o silêncio e os sons da natureza.
 
36
Reconhecer diferentes qualidades dos sons, ainda que não saibam nomeá-las convencionalmente.
 
37
Apreciar músicas instrumentais e diferentes expressões da cultura musical brasileira, bem como de outras culturas.
 
38
Reconhecer e demonstrar sua preferência por músicas instrumentais, canções, acalantos, cantigas de roda, parlendas, trava-línguas, mnemônicas, adivinhas,etc.
 
39
Participar de brincadeiras de roda e jogos musicais.
 
 
Produzir sons, batendo, sacudindo, chacoalhando objetos sonoros e instrumentos musicais diverso
 
MOVIMENTO
 
40
Explorar diferentes desafios oferecidos pelo espaço por meio de movimentos coordenados básicos.
 
41
Possuir autonomia para orientar- se corporalmente com relação a frente, atrás, no alto, em cima, etc.
 
42
Usar os movimentos básicos de pegar, lançar, encaixar, empilhar, etc. com presteza e autonomia na manipulação e exploração de diferentes objetos.
 
43
Usar os movimentos básicos que aprenderam a dominar, e algumas combinações.
 
44
Manipular e explorar objetos de diferentes características, formas, pesos, texturas, tamanhos, etc. com maior presteza e autonomia, utilizando- se não apenas dos movimentos básicos como de algumas combinações de movimentos, empurrar e carregar, correr e lançar, etc.
 
45
Interagir com diferentes parceiros usando movimentos, gestos, expressões faciais, de modo a comunicar- se intencionalmente.
 
46
Expressar nas brincadeiras determinadas posturas corporais, gestos e falas que delineiam determinados papéis.
 
47
Participar de danças de diferentes gêneros e outras expressões da cultura corporal.
 
48
Aprender a dançar ao som de músicas de diferentes gêneros, imitando, criando e coordenando movimentos.
 
49
Apreciar apresentações de dança de diferentes gêneros e outras expressões da cultura corporal.
 
50
Assumir um determinado personagem nas brincadeiras cantadas, no jogo simbólico e na teatralização de histórias conhecidas, com utilização ou não de máscaras, fantasias, maquiagem e adereços.
 
51
Participar de cirandas e brincadeiras de roda, cantando e fazendo os gestos sem precisar ter o professor como modelo.
 
52
Brincar de esconde e pega, jogar bola com supervisão do professor.
 
53
Ampliar a imitação de gestos, posturas e vocalizações de modelos (adultos, crianças, animais ou personagens de histórias).
 
54
Assumir papéis ao reproduzirem situações cotidianas no faz- de- conta mediado por objetos e indumentárias.
 
55
Imitar as ações de um personagem de uma história lida.
 
56
Brincar com marionetes reproduzindo falas simples de personagens que memorizem ou que inventem.
 
57
Construir, com o auxílio do professor, brinquedos com sucatas a partir de modelos.
 
 
Apreciar o teatro de bonecos e fantoches, teatro feito com sombra e as manifestações teatrais com animação de objetos.
 
ARTES VISUAIS
 
58
Constituir com a ajuda do professor um repertório de imagens de referência.
 
59
Reconhecer ilustrações de livros, em cartazes fixados na parede, etc.
 
60
Expressar suas idéias e sensações sobre imagens por meio da fala, do corpo ou de outras experimentações artísticas nas mais variadas linguagens.
 
 
Desenvolver coordenação motora fina, rasgando, recortando, amassando e colocando diversos materiais e papéis.
 
DESENHO
 
61
Orientar a produção de seus desenhos por conhecimentos tipicamente visuais.
 
62
Reconhecer seus desenhos, distinguindo - os de outras crianças.
 
 
Aprender a pintar com diversos materiais em espaço delimitado.
 
 
Utilizar diferentes ferramentas, suportes e matérias em diferentes posições espaciais e corporais para desenhar.
 
ESPACIALIDADES
 
63
Explorar relações de peso, tamanho, volume e direção das formas bidimensionais ou tridimensionais ao construir formas planas e volumosas.
 
64
Expressar sensações a partir da exploração de materiais com texturas diversas e utilizá- los.
 
65
Experimentar diferentes pesos das formas e as relações de equilíbrio no manuseio de objetos tridimensionais.
 
A EXPERIÊNCIA COM A COR
 
66
Usar diferentes materiais e ferramentas para explorar objetos e fenômenos que envolvam diferentes possibilidades de cor.
 
 
Experimentar e articular visualmente as diferentes relações de claro e escuro na natureza e nos meios artificiais, como a pintura, a fotografia, o cinema, etc
 
 
EXPERIÊNCIAS VOLTADAS AO CONHECIMENTO E CUIDADO DE SI, DO OUTRO, DO AMBIENTE
  
Reconhecer as pessoas que lhe cuidam e a localizar-se no ambiente.
  
Interagir com outras pessoas em situações variadas.
  
Compreender e responder a entonações de voz, expressões faciais e corporais.
  
Aprender a lidar com seus sentimentos ajudados pelo professor.
  
Valorizar sobre a importância do outro.
  
Desenvolver o sentimento de bem estar, vestir-se, pentear-se, comer .
  
  
Apropriar-se de hábitos regulares de higiene pessoal.
  
Usar corretamente os materiais necessários para sua higiene.
  
Perceber a vontade de ir ao banheiro e controle de suas necessidades fisiológicas.
  
Executar movimentos autônomos ao vestir-se ou desnudar- se.
  
Comer sem ajuda, usar talheres adequadamente e conversar com colegas na mesa.
  
Valorizar o contato com a natureza
  
Reconhecer situações de perigo e tom
3ar precauções para evitá-las
  
Explorar espaços e praticar ações físicas.
  
Identificar produtos que não devem ser ingeridos.
  
  
Brincar com os colegas e com eles criar um mundo de fantasias.
  
Partilhar jogos de regras ou brincadeiras tradicionais.
  
Fazer amigos, negociar significados e decisões.
  
Partilhar sentimentos e combater preconceitos.
  
Internalizar regras para conviver em grupo.
  
Saber cooperar em diferentes tarefas.
  
Conhecer suas limitações e possibilidades
  
Perceber que agressões podem provocar danos ou dor em outra criança.
  
Desenvolver atitudes de solidariedade em relação aos parceiros.
  
Partilhar com outras crianças conhecimentos e a identidade do grupo.
  
  
Expressar- se corporalmente e verbalmente.
  
Reconhecer sensações produzidas por diferentes estados fisiológicos e comunicar ao professor.
  
Solicitar aconchego em situações cotidianas.
  
Conhecer seus recursos e limitações pessoais em determinadas situações
  
Identificar elementos que lhe provocam medo e buscar ajuda para superá- lo.
  
Reconhecer alguns elementos da sua identidade cultural, regional e familiar.
  
  
Guardar brinquedos e materiais nos devidos lugares depois de utilizá-los nas atividades.
  
Cuidar do entorno próximo e ter iniciativa de limpar o que está sujo.
  
Saber usar a água e energia elétrica sem desperdiçá-la.
  
Adquirir noções de cuidados e riscos ambientais.
     
EXPERIÊNCIA DE BRINCAR E IMAGINAR
 
Aprender a brincar com as professoras de esconder.
 
Participar de cirandas e brincadeiras de roda, cantando e fazendo gestos.
 
Reproduzir situações cotidianas no faz- de- conta mediado por objetos e indumentárias.
 
Aprender a brincar com marionetes reproduzindo falas simples de personagens que memorizaram ou que inventaram.
 
Construir com o auxílio do professor brinquedos de sucatas.
 
Imitar gestos e cantos do professor e dos colegas.
 
Usar objetos de um modo inusitado e em substituição de outros

Nenhum comentário:

Postar um comentário