sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Planejamento anual - Jardim I


Planejamento anual - Jardim I

PLNEJAMENTO ANUAL 4 ANOS


MOVIMENTO



LINGUAGEM CORPORAL



OBJETIVOS GERAIS

Participar de atividades corporais estabelecendo relações equilibradas e construtivas com os outros, através de jogos, exercícios, brincadeiras, danças.

Desenvolver a interação com o outro e o grupo, interiorizando e exteriorizando emoções.



CONTEÚDOS

Equilíbrio e coordenação através de brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, dançar, etc...

Conhecer e explorar materiais variados de forma individual ou coletiva.

Utilização dos recursos de deslocamento e das habilidades de força, velocidade, resistência e flexibilidade nos jogos e brincadeiras dos quais participam.

ESQUEMA CORPORAL

OBJETIVOS



Conhecer o próprio corpo, suas partes nomeando-as, tomando consciência de que os órgãos do sentido fazem parte de seu corpo, assim como as funções e cuidados e higiene dos mesmos.



CONTEÚDOS



Exploração das diferentes posições do corpo (sentado, deitado, ajoelhado...).

Percepção dos segmentos do corpo.(braço, perna, tronco, cabeça e suas combinações)

Funções vitais do corpo (respirar, correr, pulsar, etc...).

Expressar-se naturalmente por momentos usando o próprio corpo, materiais, objetos, pessoas, coisas da natureza ou fazem imitações.

Desenvolvimento de hábitos salutares, noções de higiene, postura, alimentação, vestuário, ordem e disciplina.

IDENTIDADE E AUTONOMIA

IDENTIDADE



OBJETIVOS

Saber seu nome, dos colegas e da professora.

Interagir com os outros

Ter respeito pelo outro

Expressar-se através da fala, gestos, adquirir auto-estima.

Conhecer e relatar nomes dos membros da sua família. Sentir-se parte de sua família.

Participar de festas com prazer, conhecendo seu significado.

Valorizar e respeitar o lugar onde moram, bem como a comunidade e demais lugares onde convivem.



CONTEÚDOS

Nome, idade, data do seu aniversário.

Nomes das pessoas de sua família, relações de parentesco e funções que elas exercem.

Interação social

família

Auto-estima

festas

Ele e os lugares (minha casa, meu bairro, minha cidade).

Ele com a escola (amigos, professores, funcionários).

AUTONOMIA



OBJETIVOS



Independência e confiança em escolhas e ações.

Conhecer, respeitar e utilizar algumas regras elementares de convívio social.

Valorizar e adquirir atitudes de cooperação e solidariedade.

Valorizar e cuidar dos materiais de uso individual e coletivo.

Adotar hábitos de autocuidado, valorizando atitudes relacionadas á higiene.

Apreciar os diferentes tipos de alimentos.

Servir-se e alimentar-se com segurança, prazer e independência.





CONTEÚDOS



regras

cooperação

Espaço/ escolha

Hábitos de higiene

alimentação

MATEMÁTICA

Números e sistema de numeração

Grandezas e medidas

estatística

Jogos e brincadeiras





OBJETIVOS GERAIS



Conhecer os números verbalizá-los e escrevê-los espontaneamente.

Quantificar elementos.

Classificar por atributos solicitados.

Realizar seqüência simples.

Fazer correspondência.

Identificar alguns sólidos e formas geométricas.

Localizar-se e orientar-se no espaço.

Utilização da contagem oral, de noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas.

Exploração de diferentes procedimentos para comparar grandezas (grande, pequeno, alto, baixo).

Reconhecer entre semelhança e diferença (cor, tamanho).

Marcação do tempo por meio de calendário.

Exploração e identificação de alguns sólidos e formas geométricas.

Noções de massa (leve/ pesado).

Noções de direção e sentido (para frente/ para trás, para cima/ para baixo).

LÍNGUA PORTUGUESA

Linguagem oral

Escrita da linguagem

Linguagem escrita



OBJETIVOS GERAIS



Usar a linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos nas diversas situações de interação presente no cotidiano.

Participar de situações de leitura de textos diversos.

Conhecer a função social da escrita, utilizar a escrita espontânea como forma de expressão.

Diferenciar textos falados e texto escrito.

Escrever seu primeiro nome.



CONTEÚDOS

Recados, bilhetes, relatos, negociação, conversação, sinais extra-linguístico (gestos, entonação, expressões faciais), textos orais diversos, conto, reconto, canção, poesia, adivinhas, nome próprio, explicações verbais de jogos, reportagens, notícias.

Contato com letras, escrita espontânea (pseudo-escrita), produção e leitura de textos coletivos, posição e organização do caderno.

Texto falado, texto escrito, reescrita coletiva de textos.

Nome.

Rótulo e embalagens.

Correspondência.

Receitas.

Jornal.

parlendas/ poesias e adivinhas.

textos literários

MÚSICA

Linguagem sonora



OBJETIVO GERAL



Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento do mundo



CONTEÚDO



Exploração, expressão e produção do silêncio e de som com a voz, o corpo e materiais sonoros diversos.

Interpretação de músicas e canções diversas.

Participação em brincadeiras e jogos cantados e rítmicos

ARTES VISUAIS

ARTES



OBJETIVO GERAL



Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas e expressão artística.

Utilizar diversos materias gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação.

Interessar-se pelas próprias produções pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas. 

Planejamento anual - Jardim I

Baixe no link ao final da postagem:



















http://cid-db1986e6fcc64dbc.skydrive.live.com/self.aspx/.Documents/Planejamentos/planejamento%20anual%20Jardim%20I.doc

O que trabalhar com crianças do Jardim I (4 a 5 anos)


JARDIM I 

PORTUGUÊS


♥ OBJETIVO
1. Desenvolver percepção visual, auditiva, coordenação viso-motora.

2. Desenvolver Orientação temporal (começo, meio e fim).

3. Desenvolver Orientação espacial.

♥ CONTEÚDO 

► Coordenação viso-motora:
1. Desenho livre.

2. Labirinto.

3. Pintura.

4. Recorte e colagem.

5. Traçado de linhas com movimentos livres e dirigidos.

► Percepção visual:
1. Cor.

2. Forma.

3. Tamanho

4. Detalhes.

5. Complementação de figuras.

6. Letras (a, e, i, o, u).

· Orientação temporal: começo, meio e fim, mais velho, mais novo, primeiro e último.
· Orientação espacial: dentro/fora, em cima, entre, em baixo, na frente, atrás, alto, baixo, perto e longe.

♥ Metodogia:
Folhas que promovam o interesse da criança. Pode-se também trabalhar as vogais com músicas. Trabalhar as noções do conteúdo no dia-a-dia da criança, explicando-a sempre que ocorrer dúvidas. Pode-se trabalhar também com jogos, brincadeira, histórias e músicas.

♥ AVALIAÇÃO

Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.

MATEMÁTICA 

♥ OBJETIVO

Estimular o raciocínio lógico, estabelecendo relações entre os conceitos: todo, parte, igual, diferente, grande, pequeno, tamanho, cor, forma, etc.
Desenvolver o conceito numérico através da expressão verbal e gráfica.Desenvolver a noção de diferente medidas em relação aos objetos e ao tempo. 

♥ CONTEÚDO

► Estruturas lógicas:
1. Discriminação (semelhanças e diferenças).

2. Comparação.

3. Identificação.

4. Conjuntos.

5. Correspondência.

6. Cores.

· Tamanho e formas (círculo, triângulo, quadrado, retângulo).
· Número de 1 a 9, quantidade (mais, menos, muito, pouco, cheio e vazio).

► Medidas:


1. Tamanho de objetos (pequeno, grande, maior, menor, grosso e fino).

2. Distância entre os objetos (longe, perto).


3. Velocidade (rápido, lento, devagar, depressa).

4. Massa (leve, pesado).

5. Temperatura (quente, frio).

6. Som (alto, baixo).

7. Tempo (muito tempo, pouco tempo, dia, noite, hoje, ontem e amanhã).

♥ Metodologia:

· Através do uso de material concreto e/ou dourado que promovam a discriminação.
· Através do uso de material concreto onde a criança consiga visualizar e conceituar a contagem dos objetos, e mais tarde a apresentação dos números em lousa, caderno, folhas de sulfite, cartazes e músicas.
· Através de material concreto que permita a visualização de diferente medidas, utilizando também jogos e brincadeiras. Em relação ao tempo é interessante o uso de calendário mostrando o dia, mês, ano e tempo meteorológico, e o aniversário das crianças da sala. 
♥ AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.

ESTUDOS SOCIAIS 


♥ OBJETIVO
1. Identificar, nomear e se reconhecer como membro de sua família, reconhecendo sua importância e valor que possui em casa.

2. Desenvolver socialização.

3. Identificar os meios de transportes que circulam em nosso país, relacionando-os com o trânsito.

4. Identificar os meios de comunicação existentes em nosso país.

5. Identificar diferentes profissões, bem como sua importância para economia familiar e do país.

6. Estimular o reconhecimento da história Brasileira.
♥ CONTEÚDO 

· Eu/Família/Casa.

· Escola

· Meios de Transporte/Trânsito.

· Meios de Comunicação.

· Profissões.

► Datas Comemorativas:


1. Carnaval.

2. Páscoa.

3. Dia Nacional do Livro Infantil.

4. Dia do Índio.

5. Dia do Trabalho

6. Dia das Mães.

7. São João.

8. Dia dos Pais.

9. Dia do Soldado.

10. Folclore.

11. Independência.

12. Dia da Árvore.

13. Primavera.

14. Semana do Trânsito.

15. Dia das Crianças.

16. Proclamação da República.

17. Natal e outros.


♥ Metodologia:
Através de figuras, desenhos, gestos, músicas, histórias e explicações sobre o significado de cada item, e produções de lembrancinhas que traduzam a data em questão.

♥ AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
CIÊNCIAS

♥ OBJETIVO
· Estimulação dos 5 sentidos, desenvolvendo a capacidade de auto-higiene e a identificação e nomeação das partes do corpo.

· Incentivar a importância ecológica, através da jardinagem e horticultura.

· Apresentar a diferença entre campo/cidade e praia, estabelecendo a noção de tempo.

· Identificar a importância da água para os seres vivos mostrando a diferenciação entre seres vivos e não vivos.

· Nomear e reconhecer diferentes animais.


♥ CONTEÚDO

. O corpo humano (os sentidos, hábitos de higiene, e partes do corpo).
. A natureza (dia/noite/tempo, água, campo, cidade, praia, seres vivos e não vivos, plantas e animais). 


♥ Metodologia
 

· Exercícios e atividades que desenvolvam a visão, audição, tato, olfato e gustação. Incentivar também o lavar as mãos, escovar os dentes sempre que necessário, através de músicas e histórias, que despertem o interesse da criança.

· Plantar mudas e flores explorando o meio ambiente, livros e revistas que auxiliam a explicação sobre a natureza para o professor.

♥ AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
ARTES
♥ OBJETIVO
· Incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança.

· Estimulação de confecção de brinquedos através da sucata.

· Estimular a coordenação da criança e a criatividade com o uso da argila e massinha.
♥ CONTEÚDO

· Artes: desenho livre e pintura.

· Sucata.

· Argila e massinha. 
♥ Metodologia
· Utilização de lápis, pincéis, cola


. Com muito incentivo, estimulando a criança através de elogios.

· Material de sucata e criatividade do professor.

· Apresentação de argila e massinha.

♥ AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
♥ OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS
· Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.

· Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.

· Permitir que a criança seja independente.

· Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.

· Levar a criança a brincar com os outros do grupo.

· Fazer com que a criança não fixe em um único colega.

· Mantê-la ocupada.

· Levar a criança a participar das atividades de grupo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário