terça-feira, 24 de janeiro de 2012

ATIVIDADES DE MATEMÁTICA - 2º ANO(ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO)


1-Complete o quadro:
9 + 8 = 8 + 8 =  8 + 5 = 
     
6 + 6 =  6 + 7 =  8 + 7 =
     
5 + 6 =  9 + 3 =  3 + 8 = 
     
9 + 9 =  7 + 4 =  4 + 8 = 
     
7 + 7 =  6 + 9 =  4 + 9 = 


2- Para calcular 6 + 3 + 5 veja como eu fiz e calcule: 

6 + 3 = 9 
9 + 5=14 

Faça como eu fiz e calcule: 

2 + 3 + 6 = 8 + 2 + 4 =
=5 + 6 = = 10 + 4 =
 
   
6 + 5 + 3 = 9 + 3 + 7 =
= 11 + 3 = = 12 + 7 =
 



3- Marina comprou 3 livros. Dois livros custaram 9 reais cada um e o outro custou 5 reais. Quanto ela pagou pelos 3 livros?

Marina pagou   reais. 

4- Some cada uma dessas figuras e dê o resultado da soma.
                                     
  
  
 
  
 


5- Observe os retângulos coloridos:

2 + 9

 9 + 3

 5 + 2

 4 + 9


Qual o resultado das cores seguintes:

 verde                                

 amarelo 

 vermelho 
 
 azul


Quanto a mais? 

1° SITUAÇÃO:
 
Para o carnaval da escola, Camila vendeu 36 convites e Bruna vendeu 28.Quantos convites Camila vendeu a mais que Bruna? 

Para resolver esse problema, devemos determinar quanto uma quantidade (36) tem a mais que outra quantidade (28). 
Para isso, vamos usar a subtração, ou seja, vamos fazer 36 – 28 = 
Então Camila vendeu convites a mais que Bruna.
ATIVIDADES 

Idade de Ricardo 
Idade de Vitor 
a) Quantos anos têm Ricardo? 
b) Quantos anos têm Vitor?  

c) Quantos anos Ricardo têm a mais que Vitor? 

d) Qual a subtração que você fez para dar a resposta?  

2) Efetue as subtrações indicadas e registre os resultados:
42 - 2189 - 43

Quantas unidades o resultado maior têm a mais que o resultado menor?  
ATIVIDADES

1) Agora Complete: 
• Edu desenhou 2 grupos de 4 bolas: 
2 vezes 4 bolas são  bolas  
2 x 4 = 

• Edu desenhou 3 grupos de 4 bolas: 
3 vezes 4 bolas são  bolas  
3 x 4 = 

• Edu desenhou 4 grupos de 4 bolas: 
4 vezes 4 bolas são  bolas  
4 x 4 = 


2) Observando as figuras, complete:

a) 3 vezes 2 flores, são  flores. 

3 x 2 = 

b) 2 vezes 4 triângulos, são  triângulos  
2 x 4 = 

c) 3 vezes 6 bolas, são  bolas  
6 x 3 = 


d) 4 vezes 3 aviões, são  aviões  
4 x 3 = 

e) 2 vezes 6 palitos, são  palitos  
2 x 6 = 

f) 3 vezes 5 bombons  
são   bombons  
3 x 5 = 
           

g) 4 vezes 9 bandeirinhas, são  bandeiras  
4 x 9 = 

 
1° situação: A figura seguinte é formada de quadrinhos iguais a este

Complete:


                  
a) A figura tem   colunas de quadradinhos  

b) Em cada coluna há  quadradinhos  

c)  Na figura há ao todo,  quadradinhos  
       
1° SITUAÇÃO: Cida têm 8 bombons e quer distribuí-los igualmente entre suas netas, Mariana e Duda. Quantos bombons cada uma vai receber?


 Conte o que foi feito, completando o quadro:

Número de bombons que Cida tinha
  
Número de netas de Cida
  
Número de bo mbons que cada neta recebeu

Em casos como esse, podemos substituir a subtração por uma operação chamada divisão, que é representada pelo sinal ÷ (dividido por):                 
6 dividido por 2 é igual a 3 ou 6÷2 = 3

Quando dividimos uma quantidade em duas partes iguais estamos calculando a metade dessa quantidade. 

2° Situação: Marcelinho têm 15 moedas de 1 real. Quer distribuir essa quantidade de moedas igualmente em 3 cofres. 
Quantas moedas ele deverá colocar em cada cofre?



Fazendo a distribuição dessas moedas, uma a uma:



Complete o quadro:

Número de moedas

Número de cofres

Número de moedas em cada cofre




Concluímos que: 15 dividido por 3 é igual a 5. 
Em matemática, escrevemos:  15 ÷ 3 = 5

Marcelinho deve colocar 5 moedas em cada cofre

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