PLANEJAMENTO SEMANAL
Este planejamento está articulado para crianças na faixa de idade de 1,5 ano até 2,5 anos. Quem quiser utilizá-lo é só adequá-lo aos conteúdos que a escola pede.
PLANEJAMENTO SEMANAL
SEGUNDA-FEIRA
• Música: Se essa rua fosse minha.
• Conversa informal sobre o fim de semana;
• Poesia: Ser criança!
• Reescrita da poesia com as crianças no blocão
• Pintura livre com técnica do assopro com canudos;
• Pátio com brincadeiras livres e dirigidas;
TERÇA-FEIRA
• Música: Se essa rua fosse minha.
• Conversa informal;
• História: Um dia de Sol;
• Interpretação da história;
• Desenho livre da história;
• Contorno do nome com giz molhado;
• Confecção de cracha com o nomes;
• Pátio;
QUARTA-FEIRA
• Música: Se essa rua fosse minha.
• Conversa informal;
• Folhear revistas, identificar a letrinha do nome, retirá-la e colar em folha de papel ofício;
• Brincar de massinha;
QUINTA-FEIRA
• Música: Se essa rua fosse minha.
• Conversa informal;
• História: Branca de neve;
• Linguagem oral: Recontar a história;
• Nome próprio: Pintar livremente o desenho do nome;
• Ler historinhas;
SEXTA-FEIRA
• Música: Se essa rua fosse minha.
• Conversa informal;
• História: Franklin tem medo do escuro;
• Reescrita da história com os alunos;
• Pátio: Jogo das fitas coloridas (As crianças deverão andar ao lado da fita colada no chão para não pisá-la. Fita azul – andar de frente, fita amarela – engatinhar, fita vermelha – andar em um pé só, fita branca – andar com as pernas entre a fita, etc)
SEGUNDA-FEIRA
• Música: Sabiá;
• Conversa informal;
• Manusear jornais e revistas, rasgá-las, amassá-las e depois jogá-las para o alto. Após isso, fazer o contorno do corpo de uma criança e colar os pedaços de papel formando uma figura;
• Escrever as partes do corpo na figura;
• Brincar de jogos de encaixe;
TERÇA-FEIRA
• Música: Sabiá;
• Conversa informal;
• Pesquisa e jornais e revistas sobre figuras humanas e colar em folha de ofício;
• Escrever as partes do corpo na figura;
• Ler historinhas;
QUARTA-FEIRA
• Música: Sabiá;
• Conversa informal sobre tipos de brincadeiras;
• História: O canto do sabiá;
• Desenhar sobre a história em folha de papel ofício;
• Brincar de massinha;
• Pátio: Brincar;
QUINTA-FEIRA
• Música: Sabiá;
• Conversa informal sobre as brincadeiras dos tempos antigos;
• Pesquisa coletiva: Procurar em jornal ou revista a letrinha inicial do nome próprio, colar em folha de papel e depois escrever as letras do nome que faltam;
• Dançar;
SEXTA-FEIRA
• Música: Sabiá;
• Conversa informal sobre brincadeira de roda;
• Poesia: As borboletas;
• Reescrita dapoesia com os alunos trocando e acrescentando as cores e das borboletas;
• Pátio: Jogos recreativos – Passar a bola, passar em baixo e em cima da corda, pular corda, pular amarelinha, etc;
SEGUNDA-FEIRA
• Música: O pato
• Conversa informal sobre o fim de semana;
• Poesia: Jogo de bola;
• Cofecção de cartaz sobre a poesia;
• Pintura livre com giz de cera;
• Pátio com brincadeiras livres e dirigidas;
TERÇA-FEIRA
• Música: O pato;
• Conversa informal;
• História: Festa no céu;
• Interpretação da história;
• Desenho livre da história;
• Contornar o nome com cola colorida;
• Pátio - Brincar;
QUARTA-FEIRA
• Música: O pato;
• Conversa informal sobre animais domésticos e selvagens;
• Folhear revistas, identificar animais domésticos e selvagens, retirá-los e colar em folha de papel ofício;
• Brincar de massinha e tentar formar animais;
QUINTA-FEIRA
• Música: O pato;
• Conversa informal;
• Poesia: A galinha do vizinho;
• Trabalhando a noção de números com a quantidade de pintinhos;
• Pintar os pintinhos (especificar a quantidade)
• Nome próprio: Moldar com massinha as letras do nome;
• Ler historinhas;
SEXTA-FEIRA
• Música: O pato;
• Conversa informal;
• Cofecção de cartaz sobre os animais domésticos e selvagens;
• Pátio: Brincar de brinquedos;
POESIA JOGO DE BOLA
A bela bola
rola:
a bela bola do Raul.
Bola amarela,
a da Arabela.
A do Raul,
azul.
Rola a amarela
e pula a azul.
A bola é mole,
é mole e rola.
A bola é bela,
é bela e pula.
É bela, rola e pula,
é mole, amarela, azul.
A de Raul é de Arabela,
e a de Arabela é de Raul.
Cecília Meireles
A galinha do vizinho
A festa no céu Versão de Alceu Maynard Araújo *
(Conto tradicional do Brasil)
(Conto tradicional do Brasil)
|
O Canto do Sabiá Miguel Marques
Lá fora onde eu moro
tem um sabiá cantador
quando está triste a viola
ele chega e me consola
com seu trinado de amor
Quando meus amores partem
sei que em breve voltarão
só não sei por que minha alma
o sabiá pede calma e asas pra o coração
Refrão
Mas é assim que eu quero estar
vivendo no campo escutando o canto daquele sabiá
Mas é assim que eu quero estar
vivendo no campo escutando o canto daquele sabiá
Talvez o sabiá entenda
este sentimento meu
por que não vou pra cidade
onde a cruz da falsidade
é mais pesada que eu
Mesmo sentindo a tristeza
nas horas de solidão
busco no fio da garganta
daquele sabiá que canta
meu parceiro de canção
Refrão
Mas é assim que eu quero estar
vivendo no campo escutando o canto daquele sabiá
tem um sabiá cantador
quando está triste a viola
ele chega e me consola
com seu trinado de amor
Quando meus amores partem
sei que em breve voltarão
só não sei por que minha alma
o sabiá pede calma e asas pra o coração
Refrão
Mas é assim que eu quero estar
vivendo no campo escutando o canto daquele sabiá
Mas é assim que eu quero estar
vivendo no campo escutando o canto daquele sabiá
Talvez o sabiá entenda
este sentimento meu
por que não vou pra cidade
onde a cruz da falsidade
é mais pesada que eu
Mesmo sentindo a tristeza
nas horas de solidão
busco no fio da garganta
daquele sabiá que canta
meu parceiro de canção
Refrão
Mas é assim que eu quero estar
vivendo no campo escutando o canto daquele sabiá
Ser criança é ser tesouro sem igual,
É a liberdade de correr, saltar, brincar,
É um ser sensível, doce e sentimental,
É o sonho que nunca se deixa de sonhar.
Ser criança é a tristeza do chorar
E a imensa alegria de saber sorrir,
É ter esse dom imenso de perdoar
Mesmo a maldade que só quer magoar.
Ser criança é pintar com as mãos e desenhar
Tudo e nada nas folhas brancas da imaginação,
Ser criança é ser capaz de ensinar a amar,
É ter o mundo inteiro na palma da sua mão.
Ser criança é ter fé, amor, viver a esperança
De que o mundo pode ser um lugar melhor,
Ser criança é ter fé, ter força e ter confiança,
É ser no jardim da vida a mais bela flor.
Ser criança é ver a vida com olhos de inocência,
É acreditar que o mundo é um jardim em flor,
Ser criança é ser fruto, é ser descendência,
É ser a forma mais universal do AMOR!
Nenhum comentário:
Postar um comentário