MODELO DE PLANO ANUAL - JARDIM II
PESSOAL, ESTE É MAIS UM MODELO DE PLANO ANUAL QUE PEGUEI NA NET NO BLOG http://jardimdatiadani.blogspot.com/search?updated-max=2011-01-16T08:43:00-08:00&max-results=20. O PLANO FOI FEITO POR DUAS PROFESSORAS ( Andreia Dedeana) E ESTÁ MUITO BOM E ELAS UTILIZARAM OS CONHECIMENTOS DO RCNEI (Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil) MUITO BEM. ENTÃO, APROVEITEM.
PLANO DE ENSINO - JARDIM II - INTEGRAL
Áreas de conhecimento
- Conhecimento Lingüístico:
• . Linguagem oral
• . Linguagem escrita
-Artes:
• Expressão plástica
• Expressão corporal
• Música
- Matemática
- Conhecimento de Mundo:
• . Ciências naturais
• . Ciências sociais
• . Linguagem oral
• . Linguagem escrita
-Artes:
• Expressão plástica
• Expressão corporal
• Música
- Matemática
- Conhecimento de Mundo:
• . Ciências naturais
• . Ciências sociais
Objetivos:
- Conhecimento Lingüístico:
• Saber usar a língua como veículo de comunicação;
• Perceber a diferença entre palavra falada e escrita, iniciando-se a sistematização da alfabetização;
• Desenvolver a capacidade de pensar e expressar idéias;
• Expandir a capacidade de criação;
• Familiarizar-se com a leitura e escrita por meio do manuseio de livros, revistas e outros portadores de texto e da vivência de diversas situações nas qual seu uso se faça necessário;
• Reconhecer, ler e escrever o alfabeto;
• Desenvolver a habilidade de utilização de meios naturais de comunicação: linguagem, visão, audição, tato;
• Desenvolver atitudes de cooperação e iniciativa;
• Desenvolver destrezas e habilidade de acordo com as possibilidades individuais;
• Desenvolver a habilidade de expressar as vivências emocionais;
• Desenvolver a coordenação motora;
• Desenvolver a criatividade;
• Adquirir habilidades e soluções próprias através do desenho, da pintura, da construção, da modelagem, etc.
• Perceber a diferença entre palavra falada e escrita, iniciando-se a sistematização da alfabetização;
• Desenvolver a capacidade de pensar e expressar idéias;
• Expandir a capacidade de criação;
• Familiarizar-se com a leitura e escrita por meio do manuseio de livros, revistas e outros portadores de texto e da vivência de diversas situações nas qual seu uso se faça necessário;
• Reconhecer, ler e escrever o alfabeto;
• Desenvolver a habilidade de utilização de meios naturais de comunicação: linguagem, visão, audição, tato;
• Desenvolver atitudes de cooperação e iniciativa;
• Desenvolver destrezas e habilidade de acordo com as possibilidades individuais;
• Desenvolver a habilidade de expressar as vivências emocionais;
• Desenvolver a coordenação motora;
• Desenvolver a criatividade;
• Adquirir habilidades e soluções próprias através do desenho, da pintura, da construção, da modelagem, etc.
- Estratégias:
• Roda da conversa;
• Utilização de crachá;
• Alfabeto móvel;
• Confecção de cartazes;
• Atividades mimiografadas;
• Apresentação de histórias, músicas, poesias, parlendas.
• Jogos diversos (bingo de letras, quebra-cabeça letra/desenho, etc.);
• Leitura compartilhada;
• Proporcionar exercícios de atitudes de cortesia (bom dia, com licença, por favor, obrigado, desculpe-me, etc);
• Pesquisa, recorte e colagem.
• Utilização de crachá;
• Alfabeto móvel;
• Confecção de cartazes;
• Atividades mimiografadas;
• Apresentação de histórias, músicas, poesias, parlendas.
• Jogos diversos (bingo de letras, quebra-cabeça letra/desenho, etc.);
• Leitura compartilhada;
• Proporcionar exercícios de atitudes de cortesia (bom dia, com licença, por favor, obrigado, desculpe-me, etc);
• Pesquisa, recorte e colagem.
Objetivos:
- Matemática:
• Preparar a criança para a vida, desenvolvendo seu raciocínio lógico e rápido, resolvendo pequenos desafios do dia a dia e descobrindo o mundo que a cerca através de novas experiências;
• Reconhecer a importância dos números em situações do cotidiano;
• Reconhecer e escrever numerais, relacionando-os a sua quantidade;
• Utilizar corretamente o vocabulário matemático (perto/longe, dentro/fora, maior/menor, mais/menos, etc).
• Reconhecer a importância dos números em situações do cotidiano;
• Reconhecer e escrever numerais, relacionando-os a sua quantidade;
• Utilizar corretamente o vocabulário matemático (perto/longe, dentro/fora, maior/menor, mais/menos, etc).
Estratégias:
• Exploração do calendário;
• Bingo de números e quantidades;
• Uso de material concreto para contagem;
• Atividades mimiografadas;
• Jogos diversos;
• Brincadeiras;
• Pesquisas, recorte e colagem.
• Exploração do calendário;
• Bingo de números e quantidades;
• Uso de material concreto para contagem;
• Atividades mimiografadas;
• Jogos diversos;
• Brincadeiras;
• Pesquisas, recorte e colagem.
Objetivos:
- Artes:
• Produzir trabalhos utilizando a linguagem artística, o cuidado e respeito pelo processo de criação pessoal e coletiva;
• Organizar e cuidar dos materiais utilizados bem como do ambiente de produção;
• Apreciar o próprio trabalho e o dos colegas;
• Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento de mundo;
• Conhecer e ordenar seus movimentos;
• Organizar e cuidar dos materiais utilizados bem como do ambiente de produção;
• Apreciar o próprio trabalho e o dos colegas;
• Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento de mundo;
• Conhecer e ordenar seus movimentos;
Estratégias:
• Propiciar atividades plásticas, que utilizem materiais diversificados, criando um ambiente de uso coletivo e organização dos materiais, assim como de apreciação dos próprios trabalhos e dos colegas;
• Ouvir as músicas para apreciação;
• Cantar vivenciando os movimentos da música;
• Desenvolver atividades que explorem o corpo e suas capacidades.
• Ouvir as músicas para apreciação;
• Cantar vivenciando os movimentos da música;
• Desenvolver atividades que explorem o corpo e suas capacidades.
Objetivos:
- Conhecimento de Mundo:
- Conhecimento de Mundo:
• Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural;
• Estabelecer algumas relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos;
• Estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies e para a qualidade de vida humana.
• Estabelecer algumas relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos;
• Estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies e para a qualidade de vida humana.
Estratégias:
• Roda da conversa;
• Confecção de cartazes;
• Atividades mimiografadas;
• Atividades que envolvam a observação;
• Levantamento dos conhecimentos prévios;
• Uso de músicas e filmes sobre o tema;
• Pesquisas, recortes e colagens.
• Roda da conversa;
• Confecção de cartazes;
• Atividades mimiografadas;
• Atividades que envolvam a observação;
• Levantamento dos conhecimentos prévios;
• Uso de músicas e filmes sobre o tema;
• Pesquisas, recortes e colagens.
Projetos que serão desenvolvidos no decorrer do ano letivo:
1. Artes:
• 1º semestre – Tarsila do Amaral.
• 2º semestre – Romero Brito.
• 2º semestre – Romero Brito.
2. Eca:
• Mês de outubro.
3. Movpaz:
• Todo o ano letivo.
• Todo o ano letivo.
Fevereiro
Tema: Identidade – Família – Valores
Justificativa:
Pretendemos que a criança se conheça e se adapte a escola e a vida social, desenvolvendo atitudes de polidez, respeito e compreenda a necessidade de cooperação de todos os membros da família e da escola entre si.
Tema: Identidade – Família – Valores
Justificativa:
Pretendemos que a criança se conheça e se adapte a escola e a vida social, desenvolvendo atitudes de polidez, respeito e compreenda a necessidade de cooperação de todos os membros da família e da escola entre si.
Objetivos: específicos:
• Levar os alunos a identificar o corpo humano como um todo e as partes que o compõem desenvolvendo hábitos de higiene;
• Levar a criança a identificar as pessoas da família e valorizá-la;
• Levar a criança a demonstrar cortesia e urbanidade no trato com os outros.
• Levar os alunos a identificar o corpo humano como um todo e as partes que o compõem desenvolvendo hábitos de higiene;
• Levar a criança a identificar as pessoas da família e valorizá-la;
• Levar a criança a demonstrar cortesia e urbanidade no trato com os outros.
Conteúdo:
Conhecimento Lingüístico:
. Linguagem oral:
• histórias;
• Interações através da linguagem;
• descrição de cenas em família;
• conversa sobre o respeito ao próximo, direitos e deveres.
. Linguagem oral:
• histórias;
• Interações através da linguagem;
• descrição de cenas em família;
• conversa sobre o respeito ao próximo, direitos e deveres.
. Linguagem escrita:
• desenho da criança, familiares.
• reconhecimento e escrita do nome;
• reconhecer, ler e escrever letras do alfabeto contextualizadas.
• desenho da criança, familiares.
• reconhecimento e escrita do nome;
• reconhecer, ler e escrever letras do alfabeto contextualizadas.
. Expressão plástica:
• massa de modelar;
• giz de cera;
• quebra-cabeça e colagem do corpo humano;
• recorte com a mão e tesoura;
• uso correto da cola;
• colagem de papel picado.
• massa de modelar;
• giz de cera;
• quebra-cabeça e colagem do corpo humano;
• recorte com a mão e tesoura;
• uso correto da cola;
• colagem de papel picado.
. Expressão corporal e musical:
• movimento do corpo com uso de música;
• brincadeiras sobre valores;
• músicas envolvendo o nome das crianças.
• movimento do corpo com uso de música;
• brincadeiras sobre valores;
• músicas envolvendo o nome das crianças.
Matemática:
• número de irmãos;
• relações de parentesco;
• seriação (tamanho, idade);
• classificação (objetos de uso da família);
• exploração de conhecimento do corpo;
• noções de grandeza: maior/menor, grosso/fino, alto/baixo;
• noções de tempo (calendário - dia da semana, mês, ano);
• simbolização (tempo: ensolarado, nublado, chuvoso);
• figura geométrica (quadrado);
• cores primárias;
• seriação dos familiares: mais velho, mais novo.
• número de irmãos;
• relações de parentesco;
• seriação (tamanho, idade);
• classificação (objetos de uso da família);
• exploração de conhecimento do corpo;
• noções de grandeza: maior/menor, grosso/fino, alto/baixo;
• noções de tempo (calendário - dia da semana, mês, ano);
• simbolização (tempo: ensolarado, nublado, chuvoso);
• figura geométrica (quadrado);
• cores primárias;
• seriação dos familiares: mais velho, mais novo.
Conhecimento de Mundo:
. Ciências naturais:
• ser humano;
• conhecimento das etapas da vida;
• conhecimento das partes do corpo;
• exploração dos órgãos dos sentidos;
• necessidades do homem (água, alimento, ar);
• higiene do corpo.
. Ciências naturais:
• ser humano;
• conhecimento das etapas da vida;
• conhecimento das partes do corpo;
• exploração dos órgãos dos sentidos;
• necessidades do homem (água, alimento, ar);
• higiene do corpo.
Ciências naturais:
• conhecimento das verduras, legumes, frutas;
• como consumi-los;
• como são preparados;
• características dos diferentes instrumentos de trabalho (forma, tamanho, material, etc).
• conhecimento das verduras, legumes, frutas;
• como consumi-los;
• como são preparados;
• características dos diferentes instrumentos de trabalho (forma, tamanho, material, etc).
. Ciências sociais:
• os produtos que usamos em casa (alimentos, higiene, etc):
• quem produz;
• onde vende.
• trabalho dos alunos (tarefas, brincadeiras);
• as diferentes profissões;
• qual a função social de algumas profissões (as pesquisadas pelos alunos);
• ser generoso (Projeto Movpaz).
• os produtos que usamos em casa (alimentos, higiene, etc):
• quem produz;
• onde vende.
• trabalho dos alunos (tarefas, brincadeiras);
• as diferentes profissões;
• qual a função social de algumas profissões (as pesquisadas pelos alunos);
• ser generoso (Projeto Movpaz).
Junho/2009
Tema: Festa Junina - zona urbana- zona rural
Tema: Festa Junina - zona urbana- zona rural
Justificativa:
Fazer com que as crianças compreendam a importância da interdependência entre o ambiente urbano e rural e a origem folclórica da Festa Junina.
Fazer com que as crianças compreendam a importância da interdependência entre o ambiente urbano e rural e a origem folclórica da Festa Junina.
Objetivos: específicos;
• Levar as crianças a conhecerem os usos e costumes das Festas juninas;
• Levar os alunos a perceberem que a zona urbana depende da zona rural e vice e versa.
Conteúdo:
Conhecimento Lingüístico:
. Linguagem oral:
• músicas típicas;
• lendas;
• origem da quadrilha;
• fogos de artifício, balão, bombinha;
• instrumentos usados nas festas (sanfona, violão, etc);
• a origem da festa junina (folclore).
• Levar as crianças a conhecerem os usos e costumes das Festas juninas;
• Levar os alunos a perceberem que a zona urbana depende da zona rural e vice e versa.
Conteúdo:
Conhecimento Lingüístico:
. Linguagem oral:
• músicas típicas;
• lendas;
• origem da quadrilha;
• fogos de artifício, balão, bombinha;
• instrumentos usados nas festas (sanfona, violão, etc);
• a origem da festa junina (folclore).
. Linguagem escrita:
• pesquisa de comidas típicas;
• convites;
• reconhecer, ler e escrever letras do alfabeto contextualizadas.
• pesquisa de comidas típicas;
• convites;
• reconhecer, ler e escrever letras do alfabeto contextualizadas.
. Expressão plástica:
• recorte/colagem; confeccionar caipirinhas (roupas, chapéu).
• quebra cabeça;
• construção de dobraduras juninas;
• cores (bandeirinhas, balão, fichas, etc);
• confecção de bandeirinhas.
• recorte/colagem; confeccionar caipirinhas (roupas, chapéu).
• quebra cabeça;
• construção de dobraduras juninas;
• cores (bandeirinhas, balão, fichas, etc);
• confecção de bandeirinhas.
. Expressão corporal e musical:
• danças juninas;
• movimentar-se ao ritmo de músicas lentas ou cantadas;
• cantar músicas folclóricas com gestos.
• danças juninas;
• movimentar-se ao ritmo de músicas lentas ou cantadas;
• cantar músicas folclóricas com gestos.
Matemática:
• quantidades (pesquisa das preferências da classe: comidas),
doces, etc);
• estabelecer agrupamentos de acordo com critérios: doce/ salgado;
• sequenciação de formatos de bandeirinhas.
• quantidades (pesquisa das preferências da classe: comidas),
doces, etc);
• estabelecer agrupamentos de acordo com critérios: doce/ salgado;
• sequenciação de formatos de bandeirinhas.
. Ciências naturais:
• alimentos da festa junina (curau, pipoca, pé de moleque, etc);
• como é o sítio;
• como é a cidade.
• alimentos da festa junina (curau, pipoca, pé de moleque, etc);
• como é o sítio;
• como é a cidade.
. Ciências sociais:
• a importância do trabalho agrícola;
• a interdependência da zona urbana e rural;
• ouvir para compreender (Projeto Movpaz).
• a importância do trabalho agrícola;
• a interdependência da zona urbana e rural;
• ouvir para compreender (Projeto Movpaz).
Julho/2009
Tema: Revisão dos conteúdos anteriores
Tema: Revisão dos conteúdos anteriores
Justificativa:
Retomar os conteúdos fixando que a harmonia, partilha, respeito e educação devem ser usados tanto no convívio escolar como o social.
Retomar os conteúdos fixando que a harmonia, partilha, respeito e educação devem ser usados tanto no convívio escolar como o social.
Objetivos: específicos:
• Levar a criança a perceber que deve viver com educação, respeito e saber partilhar não somente seus bens, mais também a troca de conhecimentos, experiências, etc.
• Levar a criança a perceber que deve viver com educação, respeito e saber partilhar não somente seus bens, mais também a troca de conhecimentos, experiências, etc.
Conteúdo:
Conhecimento Lingüístico:
. Linguagem oral:
• ampliação do vocabulário;
• conversas sobre os trabalhos;
• histórias.
. Linguagem oral:
• ampliação do vocabulário;
• conversas sobre os trabalhos;
• histórias.
. Linguagem escrita:
• escrita de palavras significativas;
• desenhos de histórias;
• desenho livre.
• escrita de palavras significativas;
• desenhos de histórias;
• desenho livre.
. Expressão plástica:
• recorte/colagem;
• trabalho com massinha (livre);
• pintura (livre);
• cores (mistura de cores já trabalhadas).
• recorte/colagem;
• trabalho com massinha (livre);
• pintura (livre);
• cores (mistura de cores já trabalhadas).
. Expressão corporal e musical:
• brincadeiras diversas – pular corda, amarelinha, morto - vivo, passa anel, etc;
• localizar a direção do som.
• brincadeiras diversas – pular corda, amarelinha, morto - vivo, passa anel, etc;
• localizar a direção do som.
Matemática:
• números (referente aos conteúdos já trabalhados);
• jogos.
• números (referente aos conteúdos já trabalhados);
• jogos.
.Conhecimento natural:
• alimentos;
• higiene.
• alimentos;
• higiene.
. Conhecimento social:
• trabalho na nossa escola – arrumar a sala, cuidar para conservação da escola, cuidar do material da sala.
• trabalho na nossa escola – arrumar a sala, cuidar para conservação da escola, cuidar do material da sala.
Agosto/2009
Tema: Aniversário de Piracicaba – Folclore – Dia dos Pais – Água
Tema: Aniversário de Piracicaba – Folclore – Dia dos Pais – Água
Justificativa:
Iniciar o conhecimento da sua cidade partindo do seu próprio meio (lar), mostrando seus pontos turísticos e manifestações folclóricas.
Valorizar e respeitar o pai.
Iniciar o conhecimento da sua cidade partindo do seu próprio meio (lar), mostrando seus pontos turísticos e manifestações folclóricas.
Valorizar e respeitar o pai.
Objetivos: específicos:
• Levar os alunos a perceberem que o folclore se manifesta em todos os dias de aula durante o ano;
• Levar os alunos a valorizarem a figura paterna;
• Levar os alunos a conhecerem a história de Piracicaba, seu rio e conhecer seus pontos turísticos preservando-os;
• Levar os alunos a perceberem que o folclore se manifesta em todos os dias de aula durante o ano;
• Levar os alunos a valorizarem a figura paterna;
• Levar os alunos a conhecerem a história de Piracicaba, seu rio e conhecer seus pontos turísticos preservando-os;
Conteúdo;
Conhecimento Lingüístico:
. Linguagem oral;
• músicas típicas (Piracicaba – Folclore);
• histórias;
• lendas;
• pesquisa e música para o Papai.
. Linguagem oral;
• músicas típicas (Piracicaba – Folclore);
• histórias;
• lendas;
• pesquisa e música para o Papai.
. Linguagem escrita:
• construção de livro com os pontos turísticos de Piracicaba;
• desenho (Piracicaba – folclore);
• reconhecer, ler e escrever letras do alfabeto contextualizadas.
• construção de livro com os pontos turísticos de Piracicaba;
• desenho (Piracicaba – folclore);
• reconhecer, ler e escrever letras do alfabeto contextualizadas.
. Expressão plástica:
• dobraduras;
• pintura – lembrança para o Papai;
• modelagem;
• desenho dos pontos turísticos de Piracicaba.
• dobraduras;
• pintura – lembrança para o Papai;
• modelagem;
• desenho dos pontos turísticos de Piracicaba.
. Expressão corporal e musical:
• brincadeiras folclóricas;
• executar movimentos simples de braços imitando o professor;
• músicas populares e comemorativas.
• brincadeiras folclóricas;
• executar movimentos simples de braços imitando o professor;
• músicas populares e comemorativas.
Matemática:
• localização no tempo e sequenciação: antes/depois, ontem/hoje, etc;
• nossa cidade ontem e hoje.
• localização no tempo e sequenciação: antes/depois, ontem/hoje, etc;
• nossa cidade ontem e hoje.
.Conhecimento natural:
• Rio Piracicaba – água;
• importância da água no meio ambiente;
• peixes;
• lixo.
• Rio Piracicaba – água;
• importância da água no meio ambiente;
• peixes;
• lixo.
. Conhecimento social:
• Rio Piracicaba – ontem e hoje;
• como o homem utilizou o rio no passado e no presente;
• importância da água na vida das pessoas;
• como preservar o rio;
• promover um consumo responsável (Projeto Movpaz).
• Rio Piracicaba – ontem e hoje;
• como o homem utilizou o rio no passado e no presente;
• importância da água na vida das pessoas;
• como preservar o rio;
• promover um consumo responsável (Projeto Movpaz).
Setembro/2009
Tema: Primavera – Dia da árvore - Estações do ano
Tema: Primavera – Dia da árvore - Estações do ano
Justificativa:
Que as crianças através da observação da natureza percebam que as leis naturais não dependem totalmente da ação do homem e que devemos nos vestir de acordo com as condições do tempo.
Que as crianças através da observação da natureza percebam que as leis naturais não dependem totalmente da ação do homem e que devemos nos vestir de acordo com as condições do tempo.
Objetivos: específicos:
• Levar as crianças a saberem identificar as estações do ano e definir qual a roupa e alimento adequado a cada estação.
• Levar as crianças a saberem identificar as estações do ano e definir qual a roupa e alimento adequado a cada estação.
Conteúdo:
Conhecimento Lingüístico:
. Linguagem oral:
• música;
• histórias;
• pesquisa.
. Linguagem oral:
• música;
• histórias;
• pesquisa.
. Linguagem escrita:
• desenho;
• produção de álbuns;
• reconhecer, ler e escrever letras do alfabeto contextualizadas;
• colagem de galhos;
• confecção de dobraduras;
• pintura com esponja.
• desenho;
• produção de álbuns;
• reconhecer, ler e escrever letras do alfabeto contextualizadas;
• colagem de galhos;
• confecção de dobraduras;
• pintura com esponja.
. Expressão corporal e musical:
• dramatização das estações do ano;
• escutar músicas clássicas.
• dramatização das estações do ano;
• escutar músicas clássicas.
Matemática:
• noções de números (trabalho com diferentes, quantidade);
• classificação (folhas, sementes);
• percepção da forma como atributo dos objetos;
• seqüências (trabalhar com sementes);
• comparação de quantidades;
• seqüências (montar cenas em seqüências lógicas - amanhecer, meio dia, entardecer, noite).
• noções de números (trabalho com diferentes, quantidade);
• classificação (folhas, sementes);
• percepção da forma como atributo dos objetos;
• seqüências (trabalhar com sementes);
• comparação de quantidades;
• seqüências (montar cenas em seqüências lógicas - amanhecer, meio dia, entardecer, noite).
.Conhecimento natural:
• clima (em cada estação);
• dia e noite;
• partes da planta;
• plantio de uma semente (observar seu nascimento, regar, cuidar).
• clima (em cada estação);
• dia e noite;
• partes da planta;
• plantio de uma semente (observar seu nascimento, regar, cuidar).
. Conhecimento social:
• as roupas de cada estação (como eram as roupas usadas pelas pessoas no início da nossa cidade);
• redescobrir a solidariedade (Projeto Movpaz).
• as roupas de cada estação (como eram as roupas usadas pelas pessoas no início da nossa cidade);
• redescobrir a solidariedade (Projeto Movpaz).
Outubro/2009
Tema: Criança – animais
Justificativa:
Recordar com as crianças as antigas brincadeiras e da posse responsável.
Tema: Criança – animais
Justificativa:
Recordar com as crianças as antigas brincadeiras e da posse responsável.
Objetivos: específicos:
• Levar os alunos a perceberem que os animais são seres vivos;
• Levar os alunos a recordarem antigas brincadeiras.
• Levar os alunos a perceberem que os animais são seres vivos;
• Levar os alunos a recordarem antigas brincadeiras.
Conteúdo:
Conhecimento Lingüístico:
. Linguagem oral.
• músicas diversas;
• histórias;
• conversas interativas;
• ampliação de vocabulário.
. Linguagem oral.
• músicas diversas;
• histórias;
• conversas interativas;
• ampliação de vocabulário.
. Linguagem escrita:
• desenho (montagem de cartaz);
• reconhecer, ler e escrever letras do alfabeto contextualizadas.
• desenho (montagem de cartaz);
• reconhecer, ler e escrever letras do alfabeto contextualizadas.
. Expressão plástica:
• montagem (quebra-cabeça, palhaço, cartaz, semáforo, etc);
• construção (brinquedos);
• pintura com giz molhado;
• dobraduras de animais.
• montagem (quebra-cabeça, palhaço, cartaz, semáforo, etc);
• construção (brinquedos);
• pintura com giz molhado;
• dobraduras de animais.
. Expressão corporal e musical:
• brincadeiras (bola, corda, amarelinha, etc);
• representação (teatro, música).
• brincadeiras (bola, corda, amarelinha, etc);
• representação (teatro, música).
Matemática:
• seqüências (figuras geométricas, brincadeiras);
• seqüências de palavras (Amarelo, Bola, Criança. Dado, etc).
• seqüências (figuras geométricas, brincadeiras);
• seqüências de palavras (Amarelo, Bola, Criança. Dado, etc).
.Conhecimento natural:
• a criança (ECA - cuidado com a alimentação, higiene, saúde);
• cuidados com os animais-posse responsável;
• características de animais.
• cuidados com os animais-posse responsável;
• características de animais.
. Conhecimento social:
• a criança (ECA - direitos e deveres);
• animais na vida do homem (trabalho, alimentação);
• preservação dos animais (animais em extinção);
• rejeitar a violência (Projeto Movpaz)
• a criança (ECA - direitos e deveres);
• animais na vida do homem (trabalho, alimentação);
• preservação dos animais (animais em extinção);
• rejeitar a violência (Projeto Movpaz)
Novembro/2009
Tema: – Diversidade Cultural (Dia da Consciência Negra)- Trânsito
Tema: – Diversidade Cultural (Dia da Consciência Negra)- Trânsito
Justificativa:
Valorizar todas as pessoas mostrando-lhes a sua forma de vida, alimentação, trabalho, música e dança,enfatizando o respeito à diversidade e mostrar a importância da obediência dos sinais de trânsito para a segurança.
.
Objetivos: específicos:
• Levar as crianças a respeitar e aceitar a diversidade;
• Levar os alunos a reconhecerem os sinas de trânsito.
Objetivos: específicos:
• Levar as crianças a respeitar e aceitar a diversidade;
• Levar os alunos a reconhecerem os sinas de trânsito.
Conteúdo:
Conhecimento Lingüístico:
. Linguagem oral:
• histórias;
• conversas interativas;
• ampliação de vocabulário.
. Linguagem oral:
• histórias;
• conversas interativas;
• ampliação de vocabulário.
. Linguagem escrita:
• produção de álbuns;
• reconhecer, ler e escrever letras do alfabeto contextualizadas;
• desenho.
• produção de álbuns;
• reconhecer, ler e escrever letras do alfabeto contextualizadas;
• desenho.
. Expressão plástica:
• pinturas;
• montagem (semáforo);
• construção com sucata (carrinho, caminhão, etc);
• massa de modelar;
• Construção de painel sobre diversidade cultural.
• pinturas;
• montagem (semáforo);
• construção com sucata (carrinho, caminhão, etc);
• massa de modelar;
• Construção de painel sobre diversidade cultural.
. Expressão corporal e musical:
• brincadeiras;
• dramatização (sinais de trânsito);
• participação de jogos cantados.
• brincadeiras;
• dramatização (sinais de trânsito);
• participação de jogos cantados.
Matemática:
• correspondência (pelo uso, forma, cor, tamanho, etc);
• noções de direção e sentido: para frente/para trás; para direita/para esquerda, para cima/para baixo, no mesmo sentido/em sentidos contrários, meia volta/ uma volta (de forma lúdica);
• idéia de quantidade;
• idéia de juntar e tirar quantidades.
• correspondência (pelo uso, forma, cor, tamanho, etc);
• noções de direção e sentido: para frente/para trás; para direita/para esquerda, para cima/para baixo, no mesmo sentido/em sentidos contrários, meia volta/ uma volta (de forma lúdica);
• idéia de quantidade;
• idéia de juntar e tirar quantidades.
.Conhecimento natural:
• importância da boa convivência com pessoas diferentes;
• a poluição (ônibus, carro, trem, etc).
• importância da boa convivência com pessoas diferentes;
• a poluição (ônibus, carro, trem, etc).
. Conhecimento social:
• as ruas, avenidas, pistas (utilização);
• reconhecimento e valorização da diversidade dos grupos sociais em relação à etnia e cultura;
• respeitar e entender as diferenças (Projeto Movpaz).
• as ruas, avenidas, pistas (utilização);
• reconhecimento e valorização da diversidade dos grupos sociais em relação à etnia e cultura;
• respeitar e entender as diferenças (Projeto Movpaz).
Dezembro/2009
Tema: Natal (paz, amor, respeito).
Tema: Natal (paz, amor, respeito).
Justificativa:
Despertar na criança todos os valores trabalhados durante o ano inserindo o verdadeiro significado do Natal.
Despertar na criança todos os valores trabalhados durante o ano inserindo o verdadeiro significado do Natal.
Objetivos: específicos:
• Conhecer o verdadeiro significado do Natal.
• Conhecer o verdadeiro significado do Natal.
Conteúdo:
Conhecimento Lingüístico:
. Linguagem oral:
• músicas natalinas e hino;
• histórias;
• conversas.
Conhecimento Lingüístico:
. Linguagem oral:
• músicas natalinas e hino;
• histórias;
• conversas.
. Linguagem escrita:
• desenho (cartão);
• produção de livros;
• reconhecer, ler e escrever letras do alfabeto contextualizadas;
• desenho (cartão);
• produção de livros;
• reconhecer, ler e escrever letras do alfabeto contextualizadas;
. Expressão plástica:
• confecção de cartões;
• pinturas;
• montagem de árvore de natal;
• dobraduras;
• construção de painel com tema Movpaz.
• confecção de cartões;
• pinturas;
• montagem de árvore de natal;
• dobraduras;
• construção de painel com tema Movpaz.
. Expressão corporal e musical:
• dança;
• representação;
• brincadeiras.
• dança;
• representação;
• brincadeiras.
Matemática:
• seqüências numéricas (bolas coloridas);
• cores (enfeites).
• seqüências numéricas (bolas coloridas);
• cores (enfeites).
.Conhecimento natural;
• alimentação (festa natalina);
• calor – cuidado com nosso corpo – água, alimentação leve.
• alimentação (festa natalina);
• calor – cuidado com nosso corpo – água, alimentação leve.
. Conhecimento social:
• reunião familiar: respeito, amor, paz, alegria, etc;
• costumes da sociedade: troca de presentes, amigo secreto.
• reunião familiar: respeito, amor, paz, alegria, etc;
• costumes da sociedade: troca de presentes, amigo secreto.
OBS1: As letras e numerais serão trabalhados no decorrer do ano contextualizado com o conteúdo desenvolvido.
OBS2: O planejamento é flexível.
OBS2: O planejamento é flexível.
AVALIAÇÃO
Objetivos:
A avaliação se destina a obter informações e subsídios capazes de favorecer o desenvolvimento das crianças e a ampliação de seus conhecimentos e dispondo dos principais elementos relativos as informações pode-se planejar, direcionar e redirecionar nosso trabalho cotidiano.
Desta forma, a avaliação não se fixa apenas em medir, comparar ou julgar, mas tem uma grande importância social e política no fazer educativo, estando presente em todas as atitudes e estratégias avaliativas que adota-se.
É necessário que a avaliação seja capaz de trazer elementos de crítica e transformação ativa para o trabalho.
Sendo assim, todos são objeto e sujeito da avaliação: professor equipe de orientação, supervisão e direção, funcionários da secretaria, cozinha, crianças, pais, pois todos constroem conhecimentos encontrando dúvidas e dificuldades, fazendo progressos e reestruturando suas formas de ação buscando alcançar os objetivos traçados.
A avaliação se destina a obter informações e subsídios capazes de favorecer o desenvolvimento das crianças e a ampliação de seus conhecimentos e dispondo dos principais elementos relativos as informações pode-se planejar, direcionar e redirecionar nosso trabalho cotidiano.
Desta forma, a avaliação não se fixa apenas em medir, comparar ou julgar, mas tem uma grande importância social e política no fazer educativo, estando presente em todas as atitudes e estratégias avaliativas que adota-se.
É necessário que a avaliação seja capaz de trazer elementos de crítica e transformação ativa para o trabalho.
Sendo assim, todos são objeto e sujeito da avaliação: professor equipe de orientação, supervisão e direção, funcionários da secretaria, cozinha, crianças, pais, pois todos constroem conhecimentos encontrando dúvidas e dificuldades, fazendo progressos e reestruturando suas formas de ação buscando alcançar os objetivos traçados.
FONTE: http://jardimdatiadani.blogspot.com
JARDIM II PORTUGUÊS/PRONTIDÃO/LINGUAGEM OBJETIVO 1. Ampliar a coordenação viso-motora, na busca do desenvolvimento integral da criança. 2. Desenvolver vocabulário, linguagem e a comunicação entre os alunos. 3. Reconhecer, ler e escrever vogais encontros vocálicos e o alfabeto. 4. Desenvolver interesse e atenção por músicas, leitura, histórias e escrita. 5. Preparar o aluno para que fique apto ao processo de alfabetização no Pré – 3º Estágio. 6. Iniciação as famílias silábicas. CONTEÚDO • Período Preparatório: traçar linhas (retas, curvas, sinuosas e mistas), desenho livre, labirinto, pintura, recorte, colagem, pontilhado, atividade gráficas e no caderno pedagógico, etc. • Estudo das vogais: reconhecer, ler, traçar e escrever as vogais. • Encontros Vocálicos: identificar, ler e escrever, palavras formadas apenas por encontros vocálicos. • Estudo do Alfabeto: identificar visual e auditivamente as letras do alfabeto, cobrir e copiar as letras maiúsculas e minúsculas (de imprensa e cursiva). • Famílias Silábicas: proporcionar aos alunos atividades referentes as famílias silábicas, de forma natural e espontânea, pois terão continuidade no Pré – 3º Estágio. ESTRATÉGIA • Utilizar: caderno, atividades gráficas, desenho, pintura colagem, recorte e o material escolar. • Confeccionar cartazes, murais, parlendas, poesias e etc. • Histórias, músicas, vídeo e livros. • Atividades com sucatas (ex: embalagens). • Jogos, brincadeiras e material pedagógico. AVALIAÇÃO Avaliação contínua e diária através da participação, interesse e execução das atividades feita pelos alunos. Correção das lições e atividades. Verificação da aprendizagem: leitura, identificação e assimilação das atividades, exercícios gráficos. MATEMÁTICA – JARDIM II OBJETIVO 1. Desenvolver e ampliar os conceitos matemáticos para que os alunos possam executar as atividades propostas com interesse, atenção e principalmente que ocorra assimilação e aprendizagem. 2. Identificar números, cores, formas geométricas, medidas, etc. 3. Desenvolver raciocínio lógico-matemático. 4. Desenvolver o processo de adição. CONTEÚDO • Estruturas Lógicas: discriminação: semelhanças e diferenças; conjuntos; identificação/comparação. • Numerais: revisão dos números (0 até 9), idéia de unidade, número 0 (zero), unidade e dezena, idéia de ordinal, números de 0 até 20, quantidades: igual/diferente, mais/menos, cheio/vazio. • Operação com Números: adição: total até 9. • Espaço e forma: traçado de linhas: curvas (aberto/fechado), posicionamento: frente/ atrás, em cima/embaixo, dentro/fora, longe/perto, primeiro/último, direita/esquerda; identificação de figuras geométricas (círculo, triângulo, retângulo, quadrado). • Medidas: tamanho: maior/menos, grande/pequeno; espessura: grosso/fino, largo/estreito. • Fração: inteiro/metade. ESTRATÉGIA 1. Utilizar: figuras, desenhos, cartazes, lousa, material escolar, caderno quadriculado, atividades gráficas. 2. Confeccionar: cartazes, murais, fichas, números. 3. Recorte, colagem e pintura. 4. Atividade com sucatas. 5. Músicas e histórias. 6. Jogos, brincadeiras e material pedagógico. AVALIAÇÃO Avaliação através das atividades realizadas pelos alunos e correções das lições, sempre verificando a participação, interesse e aprendizagem. Avaliação contínua e diária desenvolvendo raciocínio lógico-matemático. ARTES PLÁSTICAS OBJETIVO • Desenvolver a potencialidade criadora de cada aluno, respeitando suas naturais limitações. • Desenvolver habilidades e formas próprias desenhando, pintando, construindo e modelando. • Desenvolver o domínio de técnicas, instrumentos e procedimentos expressivos. • Desenvolver a habilidade de discriminar cor, forma, dimensão, espaço, harmonia. CONTEÚDO • Desenho. • Pintura. • Impressão. • Recorte. • Alinhavo. • Tapeçaria. • Colagem. • Modelagem. • Dobradura. • Montagem. • Construção. ESTRATÉGIA 1. Atividades gráficas como desenhos, para pintura, recorte e colagem. 2. Tinta, pincel, cola, tesoura, papel de diferentes tipos, formas e cores. 3. Revista, jornal e sucata. 4. Barbante, lã, linhas, madeira, argila, algodão, gesso, garrafa, etc. AVALIAÇÃO Avaliação será continua e diária através dos trabalhos e atividades realizados pelos alunos, com a finalidade de desenvolver: criatividade, interesse, espontaneidades, auto-estima, capricho, atenção, curiosidade, raciocínio, cooperação, companheirismo e a motivação. CIÊNCIAS OBJETIVO 1. Identificar as diversas partes do corpo e suas funções. 2. Formar bons hábitos de higiene e saúde. 3. Identificar o valor nutritivo e a procedências dos alimentos. 4. Identificar e observar o processo de germinação e crescimento das plantas. 5. Identificar, distinguir e caracterizar os animais. 6. Desenvolver habilidades como: observação, analise, descrição, classificação e medida. 7. Explorar o ambiente em que vive. CONTEÚDO • As Partes do Corpo/Higiene e Saúde/Órgãos do sentido. • Alimento/Culinária. • Plantas/Horticultura. • Animais. • ESTRATÉGIA • Explorar o meio em que estamos. • Confecção de cartazes, desenhos, figuras, fotos, atividades gráficas. • Pinturas colagens, recortes. • Horta. • Passeios, excursões. • Atividades com os próprios alunos (jogos e brincadeiras). • Músicas, histórias, diálogos, conversa dirigida, atividade com sucatas. • Alimentos (frutas, verduras, legumes). AVALIAÇÃO Avaliação contínua e diária através das atividades e exercícios realizados e executados pelos alunos, com a finalidade de desenvolver: interesse, atenção, cooperação, espontaneidade, aprendizagem, capacidades de observação, análises e etc. INTEGRAÇÃO SOCIAL OBJETIVO 1. Adaptar a criança à escola e à vida social. 2. Promover condições de um convívio agradável. 3. Desenvolver atitudes de polidez, respeito e cooperação. 4. Adquirir habilidades sociais. 5. Compreender a necessidade da cooperação de todos os membros da família e da escola, entre si. 6. Desenvolver: atividades e conhecimentos sociais, habilidades de disciplina, independência e habilidades quanto ao trabalho. CONTEÚDO • Eu/Família. • Casa/Comunidade. • Escola. • Meios de Transporte/Meios de Comunicação. • Datas Comemorativas: • (Alguns exemplos) Carnaval, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, 07 de Setembro, Dia das Crianças, Primavera, Dia da Árvore, Natal e outros. ESTRATÉGIA 1. Desenhos, cartazes, músicas, jogos, brincadeiras, atividades com sucata, folhas (atividades gráficas), pintura, recortes e colagens. 2. Festas, bailes, exposição, excursão ou passeios. AVALIAÇÃO Avaliação contínua através das atividades e exercícios realizados e propostos aos alunos, no qual se verifica o: interesse, assimilação, compreensão, aprendizagem, comportamento, espontaneidade, capacidade, cooperação, participação e a execução das atividade. INGLÊS OBJETIVO 1. Desenvolver algumas noções sobre a língua estrangeira (inglês). 2. Executar as atividades propostas com atenção, compreensão e aprendizagem. 3. Desenvolver a linguagem de palavras, pequenas frases e músicas. CONTEÚDO • Cores. • Números. • Nomes de animais, alimentos, familiares, objetos, brinquedos, etc. • Músicas. ESTRATÉGIA • Vídeo. • Cartazes. • Desenhos. • Atividades gráficas. • Pintura, colagem e recorte. AVALIAÇÃO Avaliação será feita através dos exercícios e atividades realizadas pelos alunos verificando a aprendizagem, assimilação e compreensão. Pronúncia e o interesse. OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS 1. Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc. 2. Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc. Permitir que a criança seja independente. 3. Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos. 4. Levar a criança a brincar com os outros do grupo. 5. Fazer com que a criança não fixe em um único colega. 6. Mante-la ocupada. 7. Levar a criança a participar das atividades de grupo.
Planejamento Anual Jardim II
JARDIM II PORTUGUÊS/PRONTIDÃO/LINGUAGEM OBJETIVO 1. Ampliar a coordenação viso-motora, na busca do desenvolvimento integral da criança. 2. Desenvolver vocabulário, linguagem e a comunicação entre os alunos. 3. Reconhecer, ler e escrever vogais encontros vocálicos e o alfabeto. 4. Desenvolver interesse e atenção por músicas, leitura, histórias e escrita. 5. Preparar o aluno para que fique apto ao processo de alfabetização no Pré – 3º Estágio. 6. Iniciação as famílias silábicas. CONTEÚDO • Período Preparatório: traçar linhas (retas, curvas, sinuosas e mistas), desenho livre, labirinto, pintura, recorte, colagem, pontilhado, atividade gráficas e no caderno pedagógico, etc. • Estudo das vogais: reconhecer, ler, traçar e escrever as vogais. • Encontros Vocálicos: identificar, ler e escrever, palavras formadas apenas por encontros vocálicos. • Estudo do Alfabeto: identificar visual e auditivamente as letras do alfabeto, cobrir e copiar as letras maiúsculas e minúsculas (de imprensa e cursiva). • Famílias Silábicas: proporcionar aos alunos atividades referentes as famílias silábicas, de forma natural e espontânea, pois terão continuidade no Pré – 3º Estágio. ESTRATÉGIA • Utilizar: caderno, atividades gráficas, desenho, pintura colagem, recorte e o material escolar. • Confeccionar cartazes, murais, parlendas, poesias e etc. • Histórias, músicas, vídeo e livros. • Atividades com sucatas (ex: embalagens). • Jogos, brincadeiras e material pedagógico. AVALIAÇÃO Avaliação contínua e diária através da participação, interesse e execução das atividades feita pelos alunos. Correção das lições e atividades. Verificação da aprendizagem: leitura, identificação e assimilação das atividades, exercícios gráficos. MATEMÁTICA – JARDIM II OBJETIVO 1. Desenvolver e ampliar os conceitos matemáticos para que os alunos possam executar as atividades propostas com interesse, atenção e principalmente que ocorra assimilação e aprendizagem. 2. Identificar números, cores, formas geométricas, medidas, etc. 3. Desenvolver raciocínio lógico-matemático. 4. Desenvolver o processo de adição. CONTEÚDO • Estruturas Lógicas: discriminação: semelhanças e diferenças; conjuntos; identificação/comparação. • Numerais: revisão dos números (0 até 9), idéia de unidade, número 0 (zero), unidade e dezena, idéia de ordinal, números de 0 até 20, quantidades: igual/diferente, mais/menos, cheio/vazio. • Operação com Números: adição: total até 9. • Espaço e forma: traçado de linhas: curvas (aberto/fechado), posicionamento: frente/ atrás, em cima/embaixo, dentro/fora, longe/perto, primeiro/último, direita/esquerda; identificação de figuras geométricas (círculo, triângulo, retângulo, quadrado). • Medidas: tamanho: maior/menos, grande/pequeno; espessura: grosso/fino, largo/estreito. • Fração: inteiro/metade. ESTRATÉGIA 1. Utilizar: figuras, desenhos, cartazes, lousa, material escolar, caderno quadriculado, atividades gráficas. 2. Confeccionar: cartazes, murais, fichas, números. 3. Recorte, colagem e pintura. 4. Atividade com sucatas. 5. Músicas e histórias. 6. Jogos, brincadeiras e material pedagógico. AVALIAÇÃO Avaliação através das atividades realizadas pelos alunos e correções das lições, sempre verificando a participação, interesse e aprendizagem. Avaliação contínua e diária desenvolvendo raciocínio lógico-matemático. ARTES PLÁSTICAS OBJETIVO • Desenvolver a potencialidade criadora de cada aluno, respeitando suas naturais limitações. • Desenvolver habilidades e formas próprias desenhando, pintando, construindo e modelando. • Desenvolver o domínio de técnicas, instrumentos e procedimentos expressivos. • Desenvolver a habilidade de discriminar cor, forma, dimensão, espaço, harmonia. CONTEÚDO • Desenho. • Pintura. • Impressão. • Recorte. • Alinhavo. • Tapeçaria. • Colagem. • Modelagem. • Dobradura. • Montagem. • Construção. ESTRATÉGIA 1. Atividades gráficas como desenhos, para pintura, recorte e colagem. 2. Tinta, pincel, cola, tesoura, papel de diferentes tipos, formas e cores. 3. Revista, jornal e sucata. 4. Barbante, lã, linhas, madeira, argila, algodão, gesso, garrafa, etc. AVALIAÇÃO Avaliação será continua e diária através dos trabalhos e atividades realizados pelos alunos, com a finalidade de desenvolver: criatividade, interesse, espontaneidades, auto-estima, capricho, atenção, curiosidade, raciocínio, cooperação, companheirismo e a motivação. CIÊNCIAS OBJETIVO 1. Identificar as diversas partes do corpo e suas funções. 2. Formar bons hábitos de higiene e saúde. 3. Identificar o valor nutritivo e a procedências dos alimentos. 4. Identificar e observar o processo de germinação e crescimento das plantas. 5. Identificar, distinguir e caracterizar os animais. 6. Desenvolver habilidades como: observação, analise, descrição, classificação e medida. 7. Explorar o ambiente em que vive. CONTEÚDO • As Partes do Corpo/Higiene e Saúde/Órgãos do sentido. • Alimento/Culinária. • Plantas/Horticultura. • Animais. • ESTRATÉGIA • Explorar o meio em que estamos. • Confecção de cartazes, desenhos, figuras, fotos, atividades gráficas. • Pinturas colagens, recortes. • Horta. • Passeios, excursões. • Atividades com os próprios alunos (jogos e brincadeiras). • Músicas, histórias, diálogos, conversa dirigida, atividade com sucatas. • Alimentos (frutas, verduras, legumes). AVALIAÇÃO Avaliação contínua e diária através das atividades e exercícios realizados e executados pelos alunos, com a finalidade de desenvolver: interesse, atenção, cooperação, espontaneidade, aprendizagem, capacidades de observação, análises e etc. INTEGRAÇÃO SOCIAL OBJETIVO 1. Adaptar a criança à escola e à vida social. 2. Promover condições de um convívio agradável. 3. Desenvolver atitudes de polidez, respeito e cooperação. 4. Adquirir habilidades sociais. 5. Compreender a necessidade da cooperação de todos os membros da família e da escola, entre si. 6. Desenvolver: atividades e conhecimentos sociais, habilidades de disciplina, independência e habilidades quanto ao trabalho. CONTEÚDO • Eu/Família. • Casa/Comunidade. • Escola. • Meios de Transporte/Meios de Comunicação. • Datas Comemorativas: • (Alguns exemplos) Carnaval, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, 07 de Setembro, Dia das Crianças, Primavera, Dia da Árvore, Natal e outros. ESTRATÉGIA 1. Desenhos, cartazes, músicas, jogos, brincadeiras, atividades com sucata, folhas (atividades gráficas), pintura, recortes e colagens. 2. Festas, bailes, exposição, excursão ou passeios. AVALIAÇÃO Avaliação contínua através das atividades e exercícios realizados e propostos aos alunos, no qual se verifica o: interesse, assimilação, compreensão, aprendizagem, comportamento, espontaneidade, capacidade, cooperação, participação e a execução das atividade. INGLÊS OBJETIVO 1. Desenvolver algumas noções sobre a língua estrangeira (inglês). 2. Executar as atividades propostas com atenção, compreensão e aprendizagem. 3. Desenvolver a linguagem de palavras, pequenas frases e músicas. CONTEÚDO • Cores. • Números. • Nomes de animais, alimentos, familiares, objetos, brinquedos, etc. • Músicas. ESTRATÉGIA • Vídeo. • Cartazes. • Desenhos. • Atividades gráficas. • Pintura, colagem e recorte. AVALIAÇÃO Avaliação será feita através dos exercícios e atividades realizadas pelos alunos verificando a aprendizagem, assimilação e compreensão. Pronúncia e o interesse. OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS 1. Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc. 2. Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc. Permitir que a criança seja independente. 3. Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos. 4. Levar a criança a brincar com os outros do grupo. 5. Fazer com que a criança não fixe em um único colega. 6. Mante-la ocupada. 7. Levar a criança a participar das atividades de grupo.
JARDIM II (4 a 5 anos)
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
OBJETIVO
1. Ampliar a coordenação viso-motora, na busca do desenvolvimento integral da criança.
2. Desenvolver vocabulário, linguagem e a comunicação entre os alunos.
3. Reconhecer, ler e escrever vogais encontros vocálicos e o alfabeto.
4. Desenvolver interesse e atenção por músicas, leitura, histórias e escrita.
CONTEÚDO
· Linguagem oral:
ü Ampliação do vocabulário.
ü Ouvir, criar e narrar histórias oralmente;
ü Conhecer diferentes modalidades de linguagem ( história, poesias, piadas, músicas);
ü Estabelecer trocas verbais com seus colegas e adultos- linguagem socializada-através de diálogo e não linguagem egocêntrica;
ü Vincular o discurso oral com o texto escrito.
ü Relatar desagrados, desejos e necessidades.
- Linguagem escrita
· Período Preparatório: traçar linhas (retas, curvas, sinuosas e mistas), desenho livre, labirinto, pintura, recorte, colagem, pontilhado, atividades gráficas, entre outras.
· Nome.
· Vogais: reconhecer, ler, traçar e escrever as vogais.
· Alfabeto: identificar visual e auditivamente as letras do alfabeto.
MATEMÁTICA
OBJETIVO
1. Desenvolver e ampliar os conceitos matemáticos para que os alunos possam executar as atividades propostas com interesse, atenção e principalmente que ocorra assimilação e aprendizagem.
2. Identificar números, cores, formas geométricas, medidas, etc.
3. Desenvolver raciocínio lógico-matemático.
4. Desenvolver o processo de adição.
CONTEÚDO
· Estruturas Lógicas: discriminação: semelhanças e diferenças; conjuntos; identificação/comparação.
· Numerais: revisão dos números (0 até 9), idéia de unidade, número 0 (zero), unidade e dezena, idéia de ordinal, números de 0 até 20, quantidades: igual/diferente, mais/menos, cheio/vazio.
· Operação com Números: adição: total até 9.
· Espaço e forma: traçado de linhas: curvas (aberto/fechado), posicionamento: frente/ atrás, em cima/embaixo, dentro/fora, longe/perto, primeiro/último, direita/esquerda; identificação de figuras geométricas (círculo, triângulo, retângulo, quadrado).
· Medidas: tamanho: maior/menos, grande/pequeno; espessura: grosso/fino, largo/estreito.
· Fração: inteiro/metade.
ARTES
OBJETIVO
· Desenvolver a potencialidade criadora de cada aluno, respeitando suas naturais limitações.
· Desenvolver habilidades e formas próprias desenhando, pintando, construindo e modelando.
· Desenvolver o domínio de técnicas, instrumentos e procedimentos expressivos.
· Desenvolver a habilidade de discriminar cor, forma, dimensão, espaço, harmonia.
CONTEÚDO
· Desenho.
· Pintura.
· Impressão.
· Recorte.
· Alinhavo.
· Tapeçaria.
· Colagem.
· Modelagem.
· Dobradura.
· Montagem.
· Construção.
CIÊNCIAS
OBJETIVO
1. Identificar as diversas partes do corpo e suas funções.
2. Formar bons hábitos de higiene e saúde.
3. Identificar o valor nutritivo e a procedências dos alimentos.
4. Identificar e observar o processo de germinação e crescimento das plantas.
5. Identificar, distinguir e caracterizar os animais.
6. Desenvolver habilidades como: observação, analise, descrição, classificação e medida.
7. Explorar o ambiente em que vive.
CONTEÚDO
· As Partes do Corpo/Higiene e Saúde/Órgãos do sentido.
· Alimento/Culinária.
· Plantas/Horticultura.
· Animais.
HISTÓRIA E GEOGRAFIA
OBJETIVO
1. Adaptar a criança à escola e à vida social.
2. Promover condições de um convívio agradável.
3. Desenvolver atitudes de polidez, respeito e cooperação.
4. Adquirir habilidades sociais.
5. Compreender a necessidade da cooperação de todos os membros da família e da escola, entre si.
6. Desenvolver: atividades e conhecimentos sociais, habilidades de disciplina, independência e habilidades quanto ao trabalho.
CONTEÚDO
· Eu/Família.
· Casa/Comunidade.
· Escola.
· Meios de Transporte/Meios de Comunicação.
· Datas Comemorativas:
· (Alguns exemplos) Carnaval, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, 07 de Setembro, Dia das Crianças, Primavera, Dia da Árvore, Natal e outros.
ESTRATÉGIA
- Atividades gráficas como desenhos, para pintura, recorte e colagem.
· Confeccionar cartazes, murais.
· parlendas, poesias e etc.
· Histórias, músicas, vídeo e livros.
· Atividades com sucatas (ex: embalagens).
· Jogos, brincadeiras.
- Tinta, pincel, cola, tesoura, papel de diferentes tipos, formas e cores.
- Revista, jornal e sucata.
- Barbante, lã, linhas, madeira, argila, algodão, gesso, garrafa, etc.
- Explorar o meio em que estamos.
- Horta.
- Passeios, excursões.
- Atividades com os próprios alunos.
- Festas, exposição, excursão ou passeios.
AVALIAÇÃO
Avaliação será continua e diária através dos trabalhos e atividades realizados pelos alunos, com a finalidade de desenvolver: criatividade, interesse, espontaneidades, auto-estima, capricho, atenção, curiosidade, raciocínio, cooperação, companheirismo e a motivação
Nenhum comentário:
Postar um comentário