1-Complete o quadro:
9 + 8 = | 8 + 8 = | 8 + 5 = | ||
6 + 6 = | 6 + 7 = | 8 + 7 = | ||
5 + 6 = | 9 + 3 = | 3 + 8 = | ||
9 + 9 = | 7 + 4 = | 4 + 8 = | ||
7 + 7 = | 6 + 9 = | 4 + 9 = |
2- Para calcular 6 + 3 + 5 veja como eu fiz e calcule:
6 + 3 = 9
9 + 5=14
Faça como eu fiz e calcule:
2 + 3 + 6 = | 8 + 2 + 4 = | |
=5 + 6 = | = 10 + 4 = | |
6 + 5 + 3 = | 9 + 3 + 7 = | |
= 11 + 3 = | = 12 + 7 = | |
3- Marina comprou 3 livros. Dois livros custaram 9 reais cada um e o outro custou 5 reais. Quanto ela pagou pelos 3 livros?
Marina pagou reais.
4- Some cada uma dessas figuras e dê o resultado da soma.
5- Observe os retângulos coloridos:
2 + 9
|
9 + 3
|
5 + 2
|
4 + 9
|
Qual o resultado das cores seguintes:
verde
amarelo
vermelho
azul
Quanto a mais?
1° SITUAÇÃO:
Para o carnaval da escola, Camila vendeu 36 convites e Bruna vendeu 28.Quantos convites Camila vendeu a mais que Bruna?
Para resolver esse problema, devemos determinar quanto uma quantidade (36) tem a mais que outra quantidade (28).
Para isso, vamos usar a subtração, ou seja, vamos fazer 36 – 28 = .
Então Camila vendeu convites a mais que Bruna.
1° SITUAÇÃO:
Para o carnaval da escola, Camila vendeu 36 convites e Bruna vendeu 28.Quantos convites Camila vendeu a mais que Bruna?
Para resolver esse problema, devemos determinar quanto uma quantidade (36) tem a mais que outra quantidade (28).
Para isso, vamos usar a subtração, ou seja, vamos fazer 36 – 28 = .
Então Camila vendeu convites a mais que Bruna.
ATIVIDADES
Idade de Ricardo | ||
Idade de Vitor |
a) Quantos anos têm Ricardo?
b) Quantos anos têm Vitor?
c) Quantos anos Ricardo têm a mais que Vitor?
d) Qual a subtração que você fez para dar a resposta?
2) Efetue as subtrações indicadas e registre os resultados:
c) Quantos anos Ricardo têm a mais que Vitor?
d) Qual a subtração que você fez para dar a resposta?
2) Efetue as subtrações indicadas e registre os resultados:
42 - 21 | 89 - 43 |
Quantas unidades o resultado maior têm a mais que o resultado menor?
ATIVIDADES
1) Agora Complete:
1) Agora Complete:
• Edu desenhou 2 grupos de 4 bolas: 2 vezes 4 bolas são bolas 2 x 4 = |
• Edu desenhou 3 grupos de 4 bolas: 3 vezes 4 bolas são bolas 3 x 4 = |
• Edu desenhou 4 grupos de 4 bolas: 4 vezes 4 bolas são bolas 4 x 4 = |
2) Observando as figuras, complete:
a) 3 vezes 2 flores, são flores. 3 x 2 = |
b) 2 vezes 4 triângulos, são triângulos 2 x 4 = |
c) 3 vezes 6 bolas, são bolas 6 x 3 = |
d) 4 vezes 3 aviões, são aviões 4 x 3 = |
e) 2 vezes 6 palitos, são palitos 2 x 6 = |
f) 3 vezes 5 bombons são bombons 3 x 5 = |
g) 4 vezes 9 bandeirinhas, são bandeiras 4 x 9 = |
Complete:
a) A figura tem colunas de quadradinhos
b) Em cada coluna há quadradinhos
c) Na figura há ao todo, quadradinhos
1° SITUAÇÃO: Cida têm 8 bombons e quer distribuí-los igualmente entre suas netas, Mariana e Duda. Quantos bombons cada uma vai receber?
Conte o que foi feito, completando o quadro:
Número de bombons que Cida tinha | |
Número de netas de Cida | |
Número de bo mbons que cada neta recebeu |
Em casos como esse, podemos substituir a subtração por uma operação chamada divisão, que é representada pelo sinal ÷ (dividido por): 6 dividido por 2 é igual a 3 ou 6÷2 = 3 |
Quando dividimos uma quantidade em duas partes iguais estamos calculando a metade dessa quantidade.
2° Situação: Marcelinho têm 15 moedas de 1 real. Quer distribuir essa quantidade de moedas igualmente em 3 cofres.
Quantas moedas ele deverá colocar em cada cofre?
Fazendo a distribuição dessas moedas, uma a uma:
Complete o quadro:
Número de moedas
|
Número de cofres
|
Número de moedas em cada cofre
| ||
Concluímos que: 15 dividido por 3 é igual a 5.
Em matemática, escrevemos: 15 ÷ 3 = 5
Marcelinho deve colocar 5 moedas em cada cofre
MUITO LEGAL
ResponderExcluirmuito legal essas atividades
ResponderExcluirExcelente.Paabéns!!
ResponderExcluirDaiana Trindade