A ESCRITA DO PRÓPRIO NOME
| ||||
1
|
Identificar a escrita do próprio nome.
| |||
2
|
Reconhecer textos no cotidiano.
| |||
LINGUAGEM ORAL
| ||||
3
|
Reproduzir os comportamentos, a gestualidade e a postura que o professor adota quando lê para a criança.
| |||
4
|
Reconhecer no livro as histórias que lhe são lidas.
| |||
5
|
Procurar ou pedir ao professor diferentes livros de sua preferência.
| |||
6
|
Reconhecer passagens de histórias a partir das imagens / ilustrações de um livro.
| |||
Distinguir a entonação do professor quando ele conta histórias e quando se comunica em situações cotidianas.
| ||||
Acompanhar verbalmente contos de repetição a partir das narrações do professor.
| ||||
BRINCAR COM AS PALAVRAS
| ||||
7
|
Reconhecer e usar rimas em suas brincadeiras, espontaneamente, acionando os textos da tradição oral de memória, ou identificando e acompanhando a leitura do professor.
| |||
SITUAÇÕES DE COMUNICAÇÃO INFORMAIS
| ||||
8
|
Participar de espaços de conversa coletiva, apoiando- se não apenas na fala complementar do professor, mas também em sua memória e em seus próprios recursos expressivos.
| |||
9
|
Escutar atentamente o que os colegas falam em uma roda de conversa.
| |||
10
|
Participar como falante numa conversa mediada pelo professor.
| |||
11
|
Emitir opiniões pessoais sobre um assunto.
| |||
12
|
Expressar seus desejos, sentimentos e necessidades por meio de gestos.
| |||
13
|
Participar de situações mais coletivas de comunicação, ainda que não seja uma roda de conversa propriamente dita.
| |||
14
|
Organizar oralmente com a ajuda do professor as etapas de uma instrução.
| |||
MATEMÁTICA
| ||||
15
| ||||
16
|
Procurar objetos ou pessoas escondidas em diferentes lugares.
| |||
17
|
Manipular objetos de diferentes formatos e utilizar o conhecimento de suas propriedades para explorá- los com maior intencionalidade.
| |||
18
|
Manipular objetos variados de várias maneiras.
| |||
Envolver os números em diferentes usos e funções.
| ||||
Participar de experiências em que o número tenha a função de memória de quantidade.
| ||||
Comparar quantidade com ou sem a ajuda do professor.
| ||||
Reconhecer o espaço e sua representação a partir de diferentes pontos de referência.
| ||||
Recitar a série numérica oralmente.
| ||||
Noções de direção e posição.
| ||||
Observar e reconhecer formas
| ||||
Noções de sequenciação e classificação com diversos objetos e signos.
| ||||
Identificar a passagem do tempo apoiado no calendário
| ||||
NATUREZA E SOCIEDADE
| ||||
19
|
Aprender a agir sobre objetos e materiais com ajuda do professor, fazendo misturas de água e areia ou modelando a massinha produzida, criando misturas.
| |||
20
|
Pesquisar algumas características físicas.
| |||
21
|
Observar diferenças e semelhanças entre o estado inicial e final dessas misturas.
| |||
22
|
Observar sua imagem refletida no espelho.
| |||
23
|
Observar outras pessoas e comparar algumas de suas características pessoais.
| |||
24
|
Ter familiaridade com formas de organizações sociais.
| |||
25
|
Lidar com regras e combinados.
| |||
26
|
Reconhecer diferenças e semelhanças entre sua organização familiar e a das outras crianças.
| |||
27
|
Identificar seus colegas e outros adultos dos espaços de educação infantil pelo nome.
| |||
28
|
Observar animais em livros, revistas e filmes.
| |||
29
|
Reconhecer sons produzidos pelos animais.
| |||
30
|
Registrar diferentes experiências vivenciadas
| |||
Valorizar a natureza, aprendendo hábitos e atitudes de preservação.
| ||||
Reconhecer e familiarizar-se com as diversas datas comemorativas da Cultura Brasileira.
| ||||
Desenvolver noções de higiene e saúde.
| ||||
LINGUAGEM MUSICAL
| ||||
31
|
Cantar sozinha ou em grupo, partes ou frases das canções que já conhecem.
| |||
32
|
Participar de brincadeiras musicais.
| |||
33
|
Relacionar a música com a expressão corporal e a dança.
| |||
34
|
Identificar diferentes paisagens sonoras, percebendo suas qualidades.
| |||
35
|
Identificar o silêncio e os sons da natureza.
| |||
36
|
Reconhecer diferentes qualidades dos sons, ainda que não saibam nomeá-las convencionalmente.
| |||
37
|
Apreciar músicas instrumentais e diferentes expressões da cultura musical brasileira, bem como de outras culturas.
| |||
38
|
Reconhecer e demonstrar sua preferência por músicas instrumentais, canções, acalantos, cantigas de roda, parlendas, trava-línguas, mnemônicas, adivinhas,etc.
| |||
39
|
Participar de brincadeiras de roda e jogos musicais.
| |||
Produzir sons, batendo, sacudindo, chacoalhando objetos sonoros e instrumentos musicais diverso
| ||||
MOVIMENTO
| ||||
40
|
Explorar diferentes desafios oferecidos pelo espaço por meio de movimentos coordenados básicos.
| |||
41
|
Possuir autonomia para orientar- se corporalmente com relação a frente, atrás, no alto, em cima, etc.
| |||
42
|
Usar os movimentos básicos de pegar, lançar, encaixar, empilhar, etc. com presteza e autonomia na manipulação e exploração de diferentes objetos.
| |||
43
|
Usar os movimentos básicos que aprenderam a dominar, e algumas combinações.
| |||
44
|
Manipular e explorar objetos de diferentes características, formas, pesos, texturas, tamanhos, etc. com maior presteza e autonomia, utilizando- se não apenas dos movimentos básicos como de algumas combinações de movimentos, empurrar e carregar, correr e lançar, etc.
| |||
45
|
Interagir com diferentes parceiros usando movimentos, gestos, expressões faciais, de modo a comunicar- se intencionalmente.
| |||
46
|
Expressar nas brincadeiras determinadas posturas corporais, gestos e falas que delineiam determinados papéis.
| |||
47
|
Participar de danças de diferentes gêneros e outras expressões da cultura corporal.
| |||
48
|
Aprender a dançar ao som de músicas de diferentes gêneros, imitando, criando e coordenando movimentos.
| |||
49
|
Apreciar apresentações de dança de diferentes gêneros e outras expressões da cultura corporal.
| |||
50
|
Assumir um determinado personagem nas brincadeiras cantadas, no jogo simbólico e na teatralização de histórias conhecidas, com utilização ou não de máscaras, fantasias, maquiagem e adereços.
| |||
51
|
Participar de cirandas e brincadeiras de roda, cantando e fazendo os gestos sem precisar ter o professor como modelo.
| |||
52
|
Brincar de esconde e pega, jogar bola com supervisão do professor.
| |||
53
|
Ampliar a imitação de gestos, posturas e vocalizações de modelos (adultos, crianças, animais ou personagens de histórias).
| |||
54
|
Assumir papéis ao reproduzirem situações cotidianas no faz- de- conta mediado por objetos e indumentárias.
| |||
55
|
Imitar as ações de um personagem de uma história lida.
| |||
56
|
Brincar com marionetes reproduzindo falas simples de personagens que memorizem ou que inventem.
| |||
57
|
Construir, com o auxílio do professor, brinquedos com sucatas a partir de modelos.
| |||
Apreciar o teatro de bonecos e fantoches, teatro feito com sombra e as manifestações teatrais com animação de objetos.
| ||||
ARTES VISUAIS
| ||||
58
|
Constituir com a ajuda do professor um repertório de imagens de referência.
| |||
59
|
Reconhecer ilustrações de livros, em cartazes fixados na parede, etc.
| |||
60
|
Expressar suas idéias e sensações sobre imagens por meio da fala, do corpo ou de outras experimentações artísticas nas mais variadas linguagens.
| |||
Desenvolver coordenação motora fina, rasgando, recortando, amassando e colocando diversos materiais e papéis.
| ||||
DESENHO
| ||||
61
|
Orientar a produção de seus desenhos por conhecimentos tipicamente visuais.
| |||
62
|
Reconhecer seus desenhos, distinguindo - os de outras crianças.
| |||
Aprender a pintar com diversos materiais em espaço delimitado.
| ||||
Utilizar diferentes ferramentas, suportes e matérias em diferentes posições espaciais e corporais para desenhar.
| ||||
ESPACIALIDADES
| ||||
63
|
Explorar relações de peso, tamanho, volume e direção das formas bidimensionais ou tridimensionais ao construir formas planas e volumosas.
| |||
64
|
Expressar sensações a partir da exploração de materiais com texturas diversas e utilizá- los.
| |||
65
|
Experimentar diferentes pesos das formas e as relações de equilíbrio no manuseio de objetos tridimensionais.
| |||
A EXPERIÊNCIA COM A COR
| ||||
66
|
Usar diferentes materiais e ferramentas para explorar objetos e fenômenos que envolvam diferentes possibilidades de cor.
| |||
Experimentar e articular visualmente as diferentes relações de claro e escuro na natureza e nos meios artificiais, como a pintura, a fotografia, o cinema, etc
| ||||
EXPERIÊNCIAS VOLTADAS AO CONHECIMENTO E CUIDADO DE SI, DO OUTRO, DO AMBIENTE
| ||||
Reconhecer as pessoas que lhe cuidam e a localizar-se no ambiente.
| ||||
Interagir com outras pessoas em situações variadas.
| ||||
Compreender e responder a entonações de voz, expressões faciais e corporais.
| ||||
Aprender a lidar com seus sentimentos ajudados pelo professor.
| ||||
Valorizar sobre a importância do outro.
| ||||
Desenvolver o sentimento de bem estar, vestir-se, pentear-se, comer .
| ||||
Apropriar-se de hábitos regulares de higiene pessoal.
| ||||
Usar corretamente os materiais necessários para sua higiene.
| ||||
Perceber a vontade de ir ao banheiro e controle de suas necessidades fisiológicas.
| ||||
Executar movimentos autônomos ao vestir-se ou desnudar- se.
| ||||
Comer sem ajuda, usar talheres adequadamente e conversar com colegas na mesa.
| ||||
Valorizar o contato com a natureza
| ||||
Reconhecer situações de perigo e tom
3ar precauções para evitá-las
| ||||
Explorar espaços e praticar ações físicas.
| ||||
Identificar produtos que não devem ser ingeridos.
| ||||
Brincar com os colegas e com eles criar um mundo de fantasias.
| ||||
Partilhar jogos de regras ou brincadeiras tradicionais.
| ||||
Fazer amigos, negociar significados e decisões.
| ||||
Partilhar sentimentos e combater preconceitos.
| ||||
Internalizar regras para conviver em grupo.
| ||||
Saber cooperar em diferentes tarefas.
| ||||
Conhecer suas limitações e possibilidades
| ||||
Perceber que agressões podem provocar danos ou dor em outra criança.
| ||||
Desenvolver atitudes de solidariedade em relação aos parceiros.
| ||||
Partilhar com outras crianças conhecimentos e a identidade do grupo.
| ||||
Expressar- se corporalmente e verbalmente.
| ||||
Reconhecer sensações produzidas por diferentes estados fisiológicos e comunicar ao professor.
| ||||
Solicitar aconchego em situações cotidianas.
| ||||
Conhecer seus recursos e limitações pessoais em determinadas situações
| ||||
Identificar elementos que lhe provocam medo e buscar ajuda para superá- lo.
| ||||
Reconhecer alguns elementos da sua identidade cultural, regional e familiar.
| ||||
Guardar brinquedos e materiais nos devidos lugares depois de utilizá-los nas atividades.
| ||||
Cuidar do entorno próximo e ter iniciativa de limpar o que está sujo.
| ||||
Saber usar a água e energia elétrica sem desperdiçá-la.
| ||||
Adquirir noções de cuidados e riscos ambientais.
| ||||
EXPERIÊNCIA DE BRINCAR E IMAGINAR
| |
Aprender a brincar com as professoras de esconder.
| |
Participar de cirandas e brincadeiras de roda, cantando e fazendo gestos.
| |
Reproduzir situações cotidianas no faz- de- conta mediado por objetos e indumentárias.
| |
Aprender a brincar com marionetes reproduzindo falas simples de personagens que memorizaram ou que inventaram.
| |
Construir com o auxílio do professor brinquedos de sucatas.
| |
Imitar gestos e cantos do professor e dos colegas.
| |
Usar objetos de um modo inusitado e em substituição de outros
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário