quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013


 modelos de planejamento para Maternal 

PLANEJAMENTO SEMANAL

Data: _____/______ a ______/_____/______

Turma: Maternal (2, 3 anos)

Tema do Mês: As Cores Primárias

Tema da Semana: A Cor Vermelha

Objetivos:
- Valorizar os conhecimentos prévios de cores que os alunos já diferenciam;
- Incentivar a observação e a expressão verbal (Que cor é esta?);
- Capacitar o aluno a identificar diferentes cores em diferentes formas.


SEGUNDA-FEIRA
Comunicação e Expressão

- Hora da História: Leitura do livro “Um Amor de Família” – Coleção Bichinho da Maçã, Autor: Ziraldo, Editora Melhoramentos.

- Observação: Qual das maçãs da história é a vermelha?

- Atividade: Na folha A3, pintar com pintura a dedo, a maçã vermelha.

- Cortar maçãs vermelhas e servir para os alunos degustarem.

TERÇA-FEIRA
Matemática


- Hora da História: Releitura do livro “Um Amor de Família” – Coleção Bichinho da Maçã, Autor: Ziraldo, Editora Melhoramentos.

- Observação: Quantas maçãs temos na história? Vamos procurar "coisas" vermelha em nossa classe? Vamos contar?

- Atividade: Contar os dedinhos de uma mão – de 1 a 5 (cantar juntos música com os nomes dos dedos)

- Carimbar a mãozinha com tinta vermelha na folha A3.

- Fazer juntos uma gelatina vermelha, deixar os alunos misturarem o pó na água, observando a cor vermelha firmar-se.


QUARTA-FEIRA
Natureza e Sociedade


- Hora da História: Releitura do livro “Um Amor de Família” – Coleção Bichinho da Maçã, Autor: Ziraldo, Editora Melhoramentos.
Contar a história de trás para frente, do fim para o começo, observar a reação dos alunos, incentivar suas manifestações.

- Observação: Qual cor de maçã você mais gosta? Qual bichinho da maçã você achou mais legal?

- Atividade: Recolher folhas de plantas de diferentes formas e tamanhos, observar suas cores, texturas. Colar as folhas na macieira impressa na folha A3.


QUINTA-FEIRA
Educação Física


- Hora da História: Releitura do livro “Um Amor de Família” – Coleção Bichinho da Maçã, Autor: Ziraldo, Editora Melhoramentos.
Contar a história imitando os movimentos dos bichinhos de cada maçã. 
- Observação: Quem consegue imitar os bichinhos da maçã?

- Atividade: Traçar no chão, amplamente com giz, diferentes “cobrinhas”: retas, curvas, circulares, vai e vem... Desafiar os alunos a andar sobre os traçados.


SEXTA-FEIRA
Música e Arte 

- Hora da História: Releitura do livro “Um Amor de Família” – Coleção Bichinho da Maçã, Autor: Ziraldo, Editora Melhoramentos.
-Contar a história ritmada, para cada página (cada bichinho de maçã), inventar uma voz diferente, com entonação bem variada (voz fina, voz grossa, voz alta, voz sussurrada, voz rouca, voz bem pausada, voz bem acelerada).

- Observação: Cantar com os alunos a música da cobra:


“A cobra não tem pé,
A cobra não tem mão,
Como é que ela sobe no pezinho de “maçã”?
Ela sobe, ela vira, ela desce,
ela dá uma requebrado!”


- A cada semana, pode ser mudada a fruta da árvore, conforme a cor que está sendo trabalhada.

- Atividade: Juntar folhas de jornal fazer com os alunos, uma bola de papel de jornal amassado. Incentivá-los a rasgar e amassar os jornais. Depois de feitas, as bolas mergulharão na tinta guache vermelha. Secas, enrole e amarre um fio de barbante comprido em cada bola, Os alunos poderão brincar com as bolas, jogando e puxando.

- Fazer com os alunos, um suco de morango (vermelho).

Um comentário: