PLANEJAMENTO 2013
MATERNAL I
1ª ETAPA:ABRIL , MAIO, JUNHO E JULHO
ABRIL
IDENTIDADE E AUTONOMIA
|
· SOCIALIZAÇÃO/COMBINADOS
· REGRAS DE CONVIVÊNCIA
|
MOVIMENTO
|
·
|
|
·
|
ARTES VISUAIS
|
· EXPLORAÇÃO E MANIPULAÇÃO DE MATERIAIS DIFERENCIADOS.
|
· USO DA LINGUAGEM ORAL NA COMUNICAÇÃO.
· EXPRESSÃO DE SENSAÇÕES ATRAVÉS DA LINGUAGEM.
| |
NATUREZA E SOCIEDADE
|
· MEIO AMBIENTE: NATUREZA
· TRADIÇÕES CULTURAIS
|
MATEMÁTICA
|
· NOÇÕES DE QUANTIDADE.
· CONTAGEM ORAL
|
MAIO
IDENTIDADE E AUTONOMIA
|
· SOCIALIZAÇÃO/COMBINADOS
· REGRAS DE CONVIVÊNCIA
|
MOVIMENTO
|
· EXPRESSÃO DE SENSAÇÕES E RITMOS CORPORAIS, POR MEIO DE GESTOS E POSTURA.
|
MÚSICA
|
· EXPLORAÇÃO, EXPRESSÃO E PRODUÇÃO DO SILENCIO E DE SONS.
|
ARTES VISUAIS
|
· EXPLORAÇÃO E MANIPULAÇÃO DE MATERIAIS DIFERENCIADOS.
|
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
|
· USO DA LINGUAGEM ORAL NA COMUNICAÇÃO.
· EXPRESSÃO DE SENSAÇÕES ATRAVÉS DA LINGUAGEM.
|
NATUREZA E SOCIEDADE
|
· MEIO AMBIENTE: NATUREZA
· TRADIÇÕES CULTURAIS
|
MATEMÁTICA
|
· NOÇÕES DE QUANTIDADE.
· CONTAGEM ORAL
|
JUNHO
IDENTIDADE E AUTONOMIA
|
· COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO DE DESEJOS.
· USO DO SEU CORPO/PARTES DO CORPO.
|
MOVIMENTO
|
· RECONHECIMENTO DE ELEMENTOS DO SEU CORPO, CRIAÇÃO DE MOVIMENTOS CORPORAIS.
|
MÚSICA
|
· BRINCADEIRAS CANTADAS/JOGOS RÍTMICOS
|
ARTES VISUAIS
|
· EXPLORAÇÃO E MANIPULAÇÃO DE MATERIAIS DIFERENCIADOS.
|
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
|
· OBSERVAÇÃO E MANUSEIO DE MATERIAIS IMPRESSOS.
|
NATUREZA E SOCIEDADE
|
· TRADIÇÕES CULTURAIS
|
MATEMÁTICA
|
· CONTAGEM ORAL
|
JULHO
IDENTIDADE E AUTONOMIA
|
· COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO DE DESEJOS.
· USO DO SEU CORPO/PARTES DO CORPO.
|
MOVIMENTO
|
· RECONHECIMENTO DE ELEMENTOS DO SEU CORPO, CRIAÇÃO DE MOVIMENTOS CORPORAIS.
|
MÚSICA
|
· BRINCADEIRAS CANTADAS/JOGOS RÍTMICOS
|
ARTES VISUAIS
|
· EXPLORAÇÃO E MANIPULAÇÃO DE MATERIAIS DIFERENCIADOS.
|
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
|
· OBSERVAÇÃO E MANUSEIO DE MATERIAIS IMPRESSOS.
|
NATUREZA E SOCIEDADE
|
· TRADIÇÕES CULTURAIS
|
MATEMÁTICA
|
· CONTAGEM ORAL
|
2ª ETAPA:AGOSTO E SETEMBRO
AGOSTO
IDENTIDADE E AUTONOMIA
|
· AUTONOMIA NAS AÇÕES DE HIGIENE
· ESCOLHA DE BRINCADEIRAS, OBJETOS E ESPAÇOS.
|
MOVIMENTO
|
· AMPLIAÇÃO PROGRESSIVA DA DESTREZA
|
MÚSICA
|
· BRINCADEIRAS CANTADAS/JOGOS RÍTMICOS
|
ARTES VISUAIS
|
· OBSERVAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DE IMAGENS DIVERSAS.
|
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
|
· CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS.
|
NATUREZA E SOCIEDADE
|
· MEIO AMBIENTE: ANIMAIS
· TRADIÇÕES CULTURAIS
|
MATEMÁTICA
|
· NOÇÕES DE TAMANHO
|
SETEMBRO
IDENTIDADE E AUTONOMIA
|
· HIGIENE COMUNITÁRIA
· BRINCADEIRAS DIVERSAS
|
MOVIMENTO
|
· AMPLIAÇÃO PROGRESSIVA DA DESTREZA
|
MÚSICA
|
· APRECIAÇÃO MÚSICAL
|
ARTES VISUAIS
|
· OBSERVAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DE IMAGENS DIVERSAS.
|
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
|
· CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS.
|
NATUREZA E SOCIEDADE
|
· MEIO AMBIENTE: ANIMAIS
· TRADIÇÕES CULTURAIS
|
MATEMÁTICA
|
· NOÇÕES DE TAMANHO
|
3ª ETAPA:OUTUBRO, NOVEMBRO E DEZEMBRO
OUTUBRO
IDENTIDADE E AUTONOMIA
|
· PARTES DO CORPO, FUNÇÕES.
|
MOVIMENTO
|
· HABILIDADES MANUAIS
|
MÚSICA
|
· INTERPRETAÇÃO DE MÚSICAS E CANÇÕES DIVERSAS.
|
ARTES VISUAIS
|
· EXPLORAÇÃO DE MOVIMENTOS GESTUAIS
|
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
|
· USO DE DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS
|
NATUREZA E SOCIEDADE
|
· MEIO AMBIENTE: PLANTAS
· TRADIÇÕES CULTURAIS.
|
MATEMÁTICA
|
· LATERALIDADE: EM CIMA, EM BAIXO.
|
NOVEMBRO
IDENTIDADE E AUTONOMIA
|
· SENTIDOS (OUVIR, FALAR, CHEIRAR, TOCAR, SENTIR GOSTO)
|
MOVIMENTO
|
· HABILIDADES MANUAIS
|
MÚSICA
|
· INTERPRETAÇÃO DE MÚSICAS E CANÇÕES DIVERSAS.
|
ARTES VISUAIS
|
· EXPLORAÇÃO DE MOVIMENTOS GESTUAIS
|
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
|
· USO DE DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS
|
NATUREZA E SOCIEDADE
|
· MEIO AMBIENTE: PLANTAS
· TRADIÇÕES CULTURAIS.
|
MATEMÁTICA
|
· LATERALIDADE: EM CIMA, EM BAIXO.
|
DEZEMBRO
IDENTIDADE E AUTONOMIA
|
|
MOVIMENTO
|
· HABILIDADES MANUAIS
|
MÚSICA
|
· INTERPRETAÇÃO DE MÚSICAS E CANÇÕES DIVERSAS.
|
ARTES VISUAIS
|
· EXPLORAÇÃO DE MOVIMENTOS GESTUAIS
|
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
|
· USO DE DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS
|
NATUREZA E SOCIEDADE
|
· MEIO AMBIENTE: PLANTAS
· TRADIÇÕES CULTURAIS.
|
MATEMÁTICA
|
· LATERALIDADE: EM CIMA, EM BAIXO.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário