quinta-feira, 1 de maio de 2014

Plano de aula etapa 1

MODELO DE PLANO DE AULA




Escola:                                                            Turma: Maternal II
Professora:                                                      Turno:
Aluno(a):____________________________________________________
Data: ____/____/_____

1. TEMA
Respeito à variação lingüística, português padrão e não padrão, tipos diferentes de fala.

2. OBJETIVOS
·        Mostrar as diferentes formas de linguagens;
·        Trabalhar o respeito ao próximo;
·        Trabalhar a linguagem oral, atenção, confiança e a criatividade;
·        Desenvolver a motricidade fina;
·        Desenvolver a coordenação motora.

3. CONTEÚDOS

·        Acolhimento;
·        Música de chegada;
·        Vídeo da música de Mara Maravilha (Brasil, Brasil, Brasil);
·        Rodinha com conversa informal, discutindo sobre as diversas formas de linguagens;
·        Lanche e intervalo;
·        Momento calmaria;
·        Atividade sobre o tema abordado;
·        Escovação;
·        Música;
·        Despedida.

4. DURAÇÃO
A duração da aula será de 4 horas.
5. RECURSOS
Lápis de cor, lápis, borracha, TV e DVD, crachás de cartolina, revistas em quadrinho para a história.

6. METODOLOGIA

6.1 Acolhimento
Às 13:00 horas, receba os alunos na porta com um beijo, e desejando boas vindas a todos. Por ser o primeiro dia de aula, coloque um crachá em cada criança para que eles se identifiquem melhor, e assimilem as iniciais do seu nome e dos colegas com o alfabeto.

6.2 Música de chegada

Eu já cheguei, na sala já estou,
Sentados na cadeirinha, para aulinha começar,
Boa tarde coleguinhas,
Trá  lá lá lá lá,
Acabamos de chegar;
Trá lá lá lá lá;
Quem tiver coração triste, se alegre para cantar,
Nós viemos pra escola;
Nossa vida é cantar, hei!

6.3 Vídeo
 Logo após as crianças assistirem o vídeo com a música de Mara (Brasil, Brasil, Brasil), explique sobre as diferentes formas de linguagens, que variam de cidade para cidade, sobre as pessoas que falam de forma diferente, e que nem sempre está errado. Cite alguns nomes de frutas e legumes que são conhecidos em várias regiões com nomes diferentes. Ex:   ( Abóbora/ gerimum/ moranga),(mandioca/aipim), (mexerica/poncã/tangerina).

6.4 Rodinha
Sente com todos os alunos no chão, de preferência ao ar livre, para uma conversa sobre o vídeo, e fale sobre algumas pessoas que falam de forma diferente, e o que elas pensam sobre isso.
6.5 Intervalo e lanche para a educação infantil (15:00 às 15:30):
Leve as crianças para lavar as mãos para lanchar, em seguida leve para o pátio para brincarem, nesse momento é bom ficar de olho nas crianças, para não se machucarem. Assim que terminar o horário de recreio, leve-as para lavar as mãos novamente, e voltarem para a sala.

6.6 Momento calmaria
Logo após o intervalo, sente no centro da sala e conte uma história para as crianças, isso servirá para acalmá-los, depois de brincarem bastante no recreio. Uma sugestão pode ser uma história do Chico Bento, que conversa bem diferente, um inocente menino do campo, que fala errado (de acordo com a Gramática Normativa).   

6.7 Atividade do agricultor
Peça às crianças que desenhe sementinhas, ajudando o agricultor a plantar.

6.8 Escovação
Às 16:30 leve as crianças para escovar os dentes. Ao retornar para a sala, cante uma música, cantando as crianças expressam grandes valores esquecidos e que precisam ser resgatados.

6.9 Despedida
Às 17:00 despeça das crianças com o mesmo carinho e atenção que foram recebidos na chegada, pois assim eles sentirão que são queridos e sentirá vontade de voltar no dia seguinte. 

7. AVALIAÇÃO
Todos devem ser avaliados como participantes, se a capacidade de comunicação foi ampliada, como reagiram às situações e aos desafios propostos, se interagiram com os colegas. Anote tudo o que as crianças falaram na roda de conversa, se foi satisfatório ou se terá que propor novas atividades e conversas sobre o assunto. Algumas dessas informações, poderá ser útil, para fazer anotações no portfólio das crianças

Nenhum comentário:

Postar um comentário