terça-feira, 29 de abril de 2014

Compartilhando boas idéias- Prof. Ivani

Plano de aula para o Maternal 1 "Os Três Porquinhos"

http://professoraivaniferreira.blogspot.com.br/2011/03/atividade-planejada-para-o-maternal-1.html


Questão desencadeadora: Livro “Os Três Porquinhos”
Ø Conhecendo a história ”Os três porquinhos”
Ø Assistindo ao filme

Ø Objetivos:  Estimular a criatividade,
sensibilidade, curiosidade e imaginação;
•    Trabalhar conceitos matemáticos e sensoriais;
•    Estimular a linguagem oral;

Matemática
          No Maternal 1, as atividades matemáticas devem  explorar  uma variedade de idéias  relativa a números conservando o prazer e a curiosidade. Para isso, aproveitamos situações cotidianas significativas, como histórias, jogos e brincadeiras que envolvam a contagem   e que possibilitem desenvolver o raciocínio lógico.

Contagem e recitação:
Após contar a história,
·       Explorar quantos são os porquinhos da história;
·       Distribuir os fantoches/figuras dos três porquinhos no chão e pedir para uma  criança contar apontando o dedinho para cada fantoches.
·       E quantos lobos?



                          


Educação sensorial:

Visual
ü Observar as gravuras da história, cores das roupas, e outros detalhes (árvores, passarinhos);
ü Apagar a luz da sala e com o auxílio de uma lanterna apontar o fecho/foco de luz para a gravura (porquinho, lobo...) e pedir para a criança falar o nome do desenhos/personagem.

Auditiva/ tátil
ü Explorar diferentes texturas  das casinhas (palha, pedrinhas, madeira) e sons dos porquinhos (ronc...ronc...)

Seriação
Ø Distribuir figuras dos três porquinhos no chão (três tamanhos) deixar a criança manipular, ordenar e brincar com elas.
Ø Depois pegar 2 figuras e perguntar...qual é a maior? E menor?
(Nessa idade e natural não conseguir seriar, segundo Piaget a seriação ocorre a partir dos 4 anos.)
Ø Para o maternal 1 é apropriado trabalhar com caixinhas de madeira de vários tamanhos.
Ø Deixar a criança manusear e encaixar uma dentro da outra;
Ø Empilhar as caixinhas;
Ø Ordenar as caixinhas;
Ø Sugerir que a criança coloque uma caixa maior dentro da menor e observar a sua reação.
               Dramatização
Ø Fazer a dramatização da história e fazer a contagem das crinças/porquinhos;
Ø Colocar  os personagens em sequência e comparar tamanho;
Ø Pedir para ficar um personagem atrás do outro e  perguntar qual é o primeiro...o último;  qual está na frente ...está atrás...

Cantar
Ø Quem tem medo do Lobo mau, Lobo mau, Lobo mau-------Bis
Ø Quem tem medo do Lobo mau, Lobo mau, Lobo mau--------Bis


             Dedoches

Ø Confeccionar  dedoches dos porquinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário