quinta-feira, 27 de setembro de 2012


As histórias infantis como forma de consciência de mundo
É no encontro com qualquer forma de Literatura que os homens têm a oportunidade de ampliar, transformar ou enriquecer sua própria experiência de vida. Nesse sentido, a Literatura apresenta-se não só como veículo de manifestação de cultura, mas também de ideologias.
A Literatura Infantil, por iniciar o homem no mundo literário, deve ser utilizada como instrumento para a sensibilização da consciência, para a expansão da capacidade e interesse de analisar o mundo. Sendo fundamental mostrar que a literatura deve ser encarada, sempre, de modo global e complexo em sua ambigüidade e pluralidade.
Até bem pouco tempo, em nosso século, a Literatura Infantil era considerada como um gênero secundário, e vista pelo adulto como algo pueril (nivelada ao brinquedo) ou útil (forma de entretenimento). A valorização da Literatura Infantil, como formadora de consciência dentro da vida cultural das sociedades, é bem recente.
Para investir na relação entre a interpretação do texto literário e a realidade, não há melhor sugestão do que obras infantis que abordem questões de nosso tempo e problemas universais, inerentes ao ser humano.
“Infantilizar” as crianças não cria cidadãos capazes de interferir na organização de uma sociedade mais consciente e democrática.
Fases normais no desenvolvimento da criança
O caminho para a redescoberta da Literatura Infantil, em nosso século, foi aberto pela Psicologia Experimental que, revelando a Inteligência como um elemento estruturador do universo que cada indivíduo constrói dentro de si, chama a atenção para os diferentes estágios de seu desenvolvimento (da infância à adolescência) e sua importância fundamental para a evolução e formação da personalidade do futuro adulto. A sucessão das fases evolutivas da inteligência (ou estruturas mentais) é constante e igual para todos. As idades correspondentes a cada uma delas podem mudar, dependendo da criança, ou do meio em que ela vive.
Primeira Infância: Movimento X Atividade (15/17 meses aos 3 anos)Maturação, início do desenvolvimento mental;
Fase da invenção da mão – reconhecimento da realidade pelo tato;
Descoberta de si mesmo e dos outros;
Necessidade grande de contatos afetivos;
Explora o mundo dos sentidos;
Descoberta das formas concretas e dos seres;
Conquista da linguagem;
Nomeação de objetos e coisas – atribui vida aos objetos;
Começa a formar sua auto-imagem, de acordo com o que o adulto diz que ela é, assimilando, sem questionamento, o que lhe é dito;
Egocentrismo, jogo simbólico;Reconhece e nomeia partes do corpo;
Forma frases completas;
Nomeia o que desenha e constrói;
Imita, principalmente, o adulto
Segunda Infância: Fantasia & Imaginação (dos 3 aos 6 anos)
Fase lúdica e predomínio do pensamento mágico;
Aumenta, rapidamente, seu vocabulário;
Faz muitas perguntas. Quer saber “como” e “por quê ?”;
Egocentrismo – narcisismo;
Não diferenciação entre a realidade externa e os produtos da fantasia infantil;
Desenvolvimento do sentido do “eu”;
Tem mais noção de limites (meu/teu/nosso/certo/errado);
Tempo não tem significação – não há passado nem futuro, a vida é o momento
presente;
Muitas imagens ainda completando, ou sugerindo os textos;
Textos curtos e elucidativos;
Consolidação da linguagem, onde as palavras devem corresponder às figuras;
Para Piaget, etapa animista, pois todas as coisas são dotadas de vida e vontade;
O elemento maravilhoso começa a despertar interesse na criança.
Dos 6 aos 6 anos e 11 meses, aproximadamente
Interesse por ler e escrever. A atenção da criança esta voltada para o significado das coisas;
O egocentrismo está diminuindo. Já inclui outras pessoas no seu universo;
Seu pensamento está se tornando estável e lógico, mas ainda não é capaz de compreender idéias totalmente abstratas;
Só consegue raciocinar a partir do concreto;
Começa a agir cooperativamente;
Textos mais longos, mas as imagens ainda devem predominar sobre o texto;
O elemento maravilhoso exerce um grande fascínio sobre a criança.
Histórias para crianças (faixa etária / áreas de interesse / materiais / livros) 1 a 2 anos:
A criança, nessa faixa etária, prende-se ao movimento, ao tom de voz, e não ao conteúdo do que é contado. Ela presta atenção ao movimento de fantoches e a objetos que conversam com ela. As histórias devem ser rápidas e curtas. O ideal é inventá-las na hora. Os livros de pano, madeira e plástico, também prendem a atenção. Devem ter, somente, uma gravura em cada página, mostrando coisas simples e atrativas visualmente. Nesta fase, há uma grande necessidade de pegar a história, segurar o fantoche, agarrar o livro, etc..
2 a 3 anos
Nessa fase, as histórias ainda devem ser rápidas, com pouco texto de um enredo simples e vivo, poucos personagens, aproximando-se, ao máximo, das vivências da criança. Devem ser contadas com muito ritmo e entonação. Tem grande interesse por histórias de bichinhos, brinquedos e seres da natureza humanizados. Identifica-se, facilmente, com todos eles.
Prendem-se a gravuras grandes e com poucos detalhes. Os fantoches continuam sendo o material mais adequado. A música exerce um grande fascínio sobre ela. A criança acredita que tudo ao seu redor tem vida e vivência, por isso, a história transforma-se em algo real, como se estivesse acontecendo mesmo.
3 a 6 anos:
Os livros adequados a essa fase devem propor “vivências radicadas” no cotidiano familiar da criança e apresentar determinadas características estilísticas.
Predomínio absoluto da imagem, (gravuras, ilustrações, desenhos, etc.), sem texto escrito, ou com textos brevíssimos, que podem ser lidos, ou dramatizados pelo adulto, a fim de que a criança perceba a inter-relação existente entre o “mundo real”, que a cerca, e o “mundo da palavra”, que nomeia o real. É a nomeação das coisas que leva a criança a um convívio inteligente, afetivo e profundo com a realidade circundante.
As imagens devem sugerir uma situação que seja significativa para a criança, ou que lhe seja, de alguma forma, atraente.
A graça, o humor, um certo clima de expectativa, ou mistério são fatores essenciais nos livros para o pré-leitor.
As crianças, nessa fase, gostam de ouvir a história várias vezes. É a fase de “conte outra vez”.
Histórias com dobraduras simples, que a criança possa acompanhar, também exercem grande fascínio. Outro recurso é a transformação do contador de histórias com roupas e objetos característicos. A criança acredita, realmente, que o contador de histórias se transformou no personagem ao colocar uma máscara, chapéu, capa, etc..
Podemos enriquecer a base de experiências da criança, variando o material que lhe é oferecido. Materiais como massa de modelar e argila atraem a criança para novas experimentações. Por exemplo, a história do “Bonequinho Doce” sugere a confecção de um bonequinho de massa, e a história da “Galinha Ruiva” pode sugerir amassar e assar um pão.
Assim como as histórias infantis, os contos de fadas têm um determinado momento para seremintroduzidos no desenvolvimento da criança, variando de acordo com o grau de complexidadede cada história.
Os contos de fadas, tais como: “O Lobo e os Sete Cabritinhos”, “Os Três Porquinhos”, ”Cachinhos de Ouro”, “A Galinha Ruiva” e “O Patinho Feio” apresentam uma estrutura bastante simples e têm poucos personagens, sendo adequados à crianças entre 3 e 4 anos. Enquanto, ”Chapeuzinho Vermelho”, “O Soldadinho de Chumbo” (conto de Andersen), “Pedro e o Lobo”,
“João e Maria”, “Mindinha” e o “Pequeno Polegar” são adequados a crianças entre 4 e 6 anos.
6 anos a 6 anos e 11 meses:
Os contos de fadas citados na fase anterior ainda exercem fascínio nessa fase. “Branca de Neve e os Sete Anões”, “Cinderela”, “A Bela Adormecida”, “João e o Pé de Feijão”, “Pinóquio” e ”O Gato de Botas” podem ser contadas com poucos detalhes.

Simbologia das histórias infantis



Boas histórias para crianças não são escritas à toa. Elas são repletas de simbologia, valores sociais ou humanos e de estruturas que fazem parte do nosso  inconsciente.
Algumas interpretações:
“A Branca de Neve e os Sete Anões”
A Branca de Neve nada mais é do que o nosso aspecto puro e essencial, ingênuo e isento de malícia ou interesses. Os sete anões são desdobramentos da nossa personalidade, ou seja,mais ou menos presente nas nossas características pessoais. Cada um deles representa facetas de como lidamos com essa realidade: de forma mau humorada (Zangado), o hipocondríaco (Atchim), o emocional (Dengoso),o intelectual (Mestre) entre outros. O príncipe é a busca do ser humano em encontrar a perfeição, o seu outro lado, o que nos completa. A madrasta ou bruxa representam o nosso lado sombrio, os boicotes que tramamos para nós mesmos, para que deixemos de lado a Branca de Neve do nosso ser. A madrasta também representa a vaidade, a competição a qualquer preço. O espelho falante é a nossa consciência, que reflete o que somos, os nossos pensamentos e desejos. A maçã representa as nossas tentações, aquilo que nos identificamos e com isso perdemos a consciência, a conexão com a vida –a Branca de Neve desmaia e só desperta à vida quando recebe o beijo de seu amado.
 “Os Três Porquinhos”
Cada porquinho tem uma personalidade. Os dois  primeiros têm perfis semelhantes. Eles representam a  preguiça e  apontam as conseqüências de levarmos a vida dessa maneira – ficaram sem abrigo, proteção e foram engolidos pelo lobo. O terceiro porquinho era o mais comedido, dedicado e construiu a sua forte casa em alicerces de tijolos. Ele foi o único que trabalhou mais e que permaneceu com a sua casa. O lobo representa as ameaças da vida e a casa representa a nossa estrutura interna – como lidamos com o mundo, com os perigos, com a destruição das nossas estruturas internas – de forma preguiçosa e leviana. Aquele que se dedicou mais tempo em construir, em ter uma vida mais estruturada,  que não se apressou para ir brincar, como os outro dois porquinhos, não sofreu conseqüências dos assopros do lobo, além de tê-lo dominado de maneira inteligente e bem humorada. É assim que o terceiro porquinho se relaciona com a vida. Ele sabe se defender e acolher os outros. O lobo também representa as tendências e os valores sociais. Dependendo do perfil do “porquinho”  os ventos se encarregam de levar  seus sonhos e verdades.
“Pinóquio”
Particularmente acho a história de Pinóquio maravilhosa e repleta de significados. O Gepeto representa a bondade do ser humano, a simplicidade e a humildade. Ele tem o coração puro e se coloca à serviço da vida. Ele esculpiu o boneco com as próprias mãos, como se ele mesmo estivesse se esculpindo, numa “versão melhorada”  e mais sofisticada de si, até então.
Pinóquio representa a criança, o potencial ser humano. A criança está em contínuo processo de se tornar humana. Assim é Pinóquio. Ele ainda é feito de madeira, e não de carne e ossos; é ingênuo, inconstante e acredita em tudo o que dizem, ele é totalmente desprovido de   discernimento e  maturidade. Fígaro, o gato, e Cléo, o peixe, são, em  meu ponte de vista, uma continuidade de Gepeto. Eles representam o aspecto “animal” do velhinho, mas algo muito sutil e sereno. Mesmo com a rabugice e impaciência de Fígaro, o próprio Gepeto ri de si mesmo, reconhecendo suas características. A peixinho Cléo é doce, meiga e fiel ao seu dono, característica que incluem facetas do pai de Pinóquio.
A Fada Madrinha ou Fada Azul significa o mundo mágico, da realização dos sonhos e das oportunidades que estão ao nosso alcance e que dependem, de uma certa forma, de como conduzimos a nossa vida. Assim aconteceu com Pinóquio. Ele só se tornou um ser humano de verdade quando passou a adquirir atitudes nobres, a valorizar o outro e a deixar de se envolver com a realidade de acordo com as opiniões dos outros e não com as suas. O Grilo Falante é, como o próprio filme o intitula como a consciência de Pinóquio. Ele, no início, é ainda um reflexo daquilo que o boneco de madeira representava, pouco atento e displicente frente à realidade. Conforme Pinóquio vai passando por situações e experiências, o Grilo Falante também vai se transformando e adquirindo mais qualidade de consciência, até receber o grande prêmio no final da história – a medalha de ouro.
 Os personagens como a raposa, chamada ironicamente de João Honesto, o gato Gideão, Stromboli, o dono do circo, o cocheiro e o menino que acompanha Pinóquio na Ilha dos Prazeres são representações da realidade que nos tenta o tempo todo, que nos testa a cada esquina para ver se estamos realmente em busca de uma consciência maior, de nos tornarmos reais seres humanos ou de simplesmente nos entregarmos aos prazeres da nossa vida ordinária sem finalidade alguma.
Faz parte da vida do ser humano buscar prazer e diversão, não há nada de errado nisso,  mas o que mais podemos realizar, viver, conhecer, aprender e ensinar? E Pinóquio, depois de muitas ilusões e desilusões resgatou o seu pai da barriga da baleia, do mar de inconsciência, trazendo de volta a vida de Gepeto e conseqüentemente a sua, tornando-se um menino de verdade – um Real Ser Humano.

O poder das Histórias Infantis

  
Ler ou contar histórias para crianças é poder rir, sorrir, gargalhar, imaginar, sonhar, vivenciar e aprender… Lembrando que a grande magia desse momento é a interação entre pais (cuidadores) e filhos, um momento de troca e de carinho. Momentos esses hoje diante da correia do dia-a-dia quase esquecidos.
Uma história leva a criança muitas aprendizagens: estimula auto-conhecimento, imaginação e criatividade; desenvolve o poder da observação; amplia, dá sentido e enriquece as experiências; ajuda a abordar as experiências vividas por si e pelo outro; propicia melhora nas relações interpessoais e elaboração intrapsíquica; estabelece uma ligação interna entre o mundo da fantasia e o da realidade; desenvolve a capacidade de dar seqüência lógica aos fatos e o sentido da ordem; esclarece o pensamento; auxilia na reflexão sobre novas alternativas de ações ou soluções; proporciona novas possibilidades educacionais e terapêuticas; desenvolve aspectos cognitivos, emocionais e relacionais; propicia identificação com personagens que funcionam como modelo de comportamento pró-social e sensibiliza a autoconsciência e melhor administração de emoções; educa a atenção; desenvolve o gosto artístico e literário; fixa e amplia o vocabulário; estimula o interesse pela leitura; desenvolve a linguagem oral e escrita. Alguns autores acrescentam ainda que a história infantil possibilita a expressão de sentimentos e auxilia no desenvolvimento de habilidades de comunicação, interação, enfrentamento, assertividade e empatia.
Diante de todas essas possibilidades de aprendizagem e troca que a contação de história permite, não se pode perder mais nem um minuto e devemos incluir a contação de história na rotina diária da família.

Conforme se pode observar, o contar histórias é muito importante na criação de imagens e de mundos. Nossa opção pelo conto de fadas explica-se por sua tendência ao fantástico, ao maravilhoso, ao simbólico numa tentativa de amenizar o panorama de violência da realidade atual. Os escritos de Platão mostram-nos que as mulheres mais velhas contavam às suas crianças histórias simbólicas. Desde então, os contos de fadas estão veiculados à educação das crianças. Na Antigüidade, Apuleio, um escritor e filósofo do século II d.C., escreveu um conto de fadas Amor e Psyche , uma história como A Bela e a Fera. Esse conto tem o mesmo padrão dos que se podem ainda encontrar, hoje em dia, na Noruega, na Suécia, na Rússia e em muitos outros países. Pode-se concluir que este tipo de conto de fadas (da mulher que redime seu amado da forma animal) existe praticamente inalterado há 2.000 anos. Mas há uma informação mais antiga: os contos de fadas também foram encontrados nas colunas e papiros egípcios, sendo um dos mais famosos, o dos dois irmãos, Anúbis e Bata. Nossas tradições escritas data aproximadamente de 3.000 anos e os temas básicos não mudaram muito. Existem indícios de que alguns temas principais desses contos se reportam há 25.000 anos a.C., ainda assim, mantendo-se praticamente inalterados.
A HISTÓRIA DA ESTÓRIA
Dentre a miscelânea de contos infantis, optamos em trabalhar com uma representação teatral do "Conto a Dona Baratinha", cujo objetivo é o resgate do repertório de estórias folclóricas e populares, pertencentes à tradição oral que foram transmitidos de geração em geração, através dos familiares das crianças a elas, e incentivar o hábito de ouvir, e re-contar, através da rememoração, pois a arte de narrar sempre esteve mergulhada nas artes da memória e da repetição. Autoria da história "Conto a Dona Baratinha" (autor desconhecido).
BECHARA (2001) " A repetição que, desde os tempos remotos, tem garantido a preservação do vivido e do contado, das experiências coletivas e individuais, da cultura dos povos".
Isso porque narrar estórias às crianças é de certa forma imprimir marcas do texto no próprio ouvinte: marcas da cultura de seu grupo, marca de outros grupos distantes, marcas nem sabemos quais. "Nosso desafio: livrar-nos do esquecimento que apaga nossos traços e nossos feitos."
O Conto a Dona Baratinha é história de forma narrativa. O conto é uma narrativa mais curta, mas isso não quer dizer que seja mais simples do que os outros tipos.
Tem como característica central condensar conflito, tempo, espaço e reduzir o número de personagens.
Trata-se de um gênero muito apreciado por autores e leitores, ainda que tenha adquirido características diferentes, como, por exemplo, deixar de lado a intenção moralizante e adotar o fantástico ou o psicológico para elaborar o enredo.
Pode abordar qualquer tipo de tema na construção de um mundo particular: Entendo que para contar é necessário primeiramente construir um mundo, o mais mobiliado possível, até os últimos pormenores.
Constrói-se um rio, duas margens, e na margem esquerda coloca-se um pescador, e esse pescador possui um temperamento agressivo e uma folha penal pouco limpa, pronto: pode-se começar a escrever, traduzindo em palavras o que não pode deixar de acontecer. (ECO apud TERRA, NICOLA & CAVALLETE, 2002: 552).
Conforme se pode observar, o contar histórias é muito importante na criação de imagens e de mundos. Nossa opção pelo conto de fadas explica-se por sua tendência ao fantástico, ao maravilhoso, ao simbólico numa tentativa de amenizar o panorama de violência da realidade atual.
Os escritos de Platão mostram-nos que as mulheres mais velhas contavam às suas crianças histórias simbólicas. Desde então, os contos de fadas estão veiculados à educação das crianças.
Na Antigüidade, Apuleio, um escritor e filósofo do século II d.C., escreveu um conto de fadas "Amor e Psyche", uma história como A Bela e a Fera.
Esse conto tem o mesmo padrão dos que se podem ainda encontrar, hoje em dia, na Noruega, na Suécia, na Rússia e em muitos outros países.
Pode-se concluir que este tipo de conto de fadas (da mulher que redime seu amado da forma animal) existe praticamente inalterado há 2.000 anos.
Mas há uma informação mais antiga: os contos de fadas também foram encontrados nas colunas e papiros egípcios, sendo um dos mais famosos, o dos dois irmãos, Anúbis e Bata.
Nossas tradições escritas data aproximadamente de 3.000 anos e os temas básicos não mudaram muito. Existem indícios de que alguns temas principais desses contos se reportam há 25.000 anos a.C., ainda assim, mantendo-se praticamente inalterados.
Podemos dizer, com Khéde (1990: 16) "que os contos de fadas atualizam ou reinterpretam, em suas variantes, questões universais como os conflitos do poder e a formação dos valores, misturando fantasia e realidade no clima do 'Era uma vez...'".
Os contos de fadas têm suas raízes em fontes diversas. De acordo com Coelho (2000: 175), segundo o registro mítico-literário, Os primeiros contos de fadas teriam surgido entre os celtas, povos bárbaros que, submetidos pelos romanos (séc. II a.C./séc. I da era cristã), se fixaram principalmente nas Gálias, Ilhas Britânicas e Irlanda. A essa herança céltica, é atribuído o fundo maravilhoso, de estranha fantasia, imaginação e encantamento que caracteriza as novelas de cavalaria do ciclo do bretão (ciclo do Rei Artur e seus Cavaleiros da Távola Redonda e sua Dama Ginevra).
Foi, pois, nas novelas de cavalaria que as fadas teriam surgido como personagens, representando forças psíquicas ou metafísicas. Os contos de fadas têm, portanto, como ponto de partida um encantamento, uma metamorfose, que levam à aventura da busca.
Esses contos surgiram como poemas que relatavam amores estranhos, eternos, essencialmente idealistas e ligados aos valores eternos do ser humano e aos valores espirituais.
Sensorial mais plena vai se contrapor ao espiritualismo gerado pela imaginação sonhadora de celtas e bretões (COELHO, 1987:15).
Desde o século XVII, conheciam-se os contos de fadas, os contos de magia e fantasmagoria, contos e narrativas para pequenos e grandes.
O conto, porém só adotou o sentido de forma literária quando os irmãos Grimm deram a uma coletânea de narrativas, publicada em 1812 o título Contos para Crianças e Famílias.
Foi, então, a coletânea dos irmãos Grimm que reuniu toda essa diversidade num conceito unificado e que passou a ser à base de todas as coletâneas ulteriores do século XIX. Os irmãos Grimm são, pois, responsáveis pelas pesquisas sobre o conto que até hoje continuam sendo realizadas. Para os irmãos Grimm, no entanto, as verdadeiras coletâneas de contos começaram no fim do século XVII com Charles Perrault, que apresenta os seus contos como se tivessem sido contados por uma velha ama a seu filho.
Os contos de Perrault entram na categoria dos Contos para Crianças e Famílias, de Grimm. Pouco depois da publicação dos contos de Perrault, narrativas do mesmo gênero inundaram a França e o resto da Europa. Esse gênero dominou toda a literatura do começo do século XVIII, substituindo a narrativa do século XVII, o romance e o que restava de novela.
A quantidade de contos é incalculável e, entre 1704 e 1708, surge à narrativa oriental com a primeira tradução das Mil e Uma Noites.
A coleção dos contos de fadas dos irmãos Grimm tem atravessado os séculos com sucesso, brotando edições em todo canto. Em diversos países, pessoas começaram a colecionar histórias e contos de fadas nacionais, repetindo-se o número enorme de temas.
Ainda no século XVIII, em decorrência de um interesse histórico e científico, houve uma tentativa de se responder à questão do porquê de tantos temas repetitivos. Visto não haver nessa época hipótese alguma sobre um inconsciente coletivo, ou sobre uma estrutura comum da psique humana, procurou-se descobrir a origem dos contos de fadas, quando teriam surgido.
É praticamente impossível determinar se teriam se originado somente em um país, ou se diferentes contos poderiam provir de diferentes países. Há afirmação de alguns autores de que a versão melhor, mais rica, mais poética e melhor expressa seria a original, sendo todas as outras derivações.
Mas isso não parece verdadeiro, pois o fato de os contos de fadas serem manuseados não significa necessariamente a sua degeneração, podendo até mesmo virem a ser enriquecidos.
Jacob Grimm não se apropriou do conto como se apresentava na literatura, ele foi diretamente ao povo e descobriu o verdadeiro conto como forma simples.
Segundo Coelho (2000: 164-165), são consideradas, formas simples determinadas narrativas que, há milênios, surgiram anonimamente e passaram a circular entre os povos da Antiguidade, transformando-se com o tempo no que hoje conhecemos como tradição popular.
De terra em terra, de região a região, foram sendo levados por contadores de histórias, peregrinos, viajantes, povos emigrantes, etc., até que acabaram por ser absorvidas por diferentes povos e, atualmente, representam fator comum entre as diferentes tradições folclóricas. As formas simples são as que resultam de criação espontânea, não-elaborada (diferentes, por exemplo, dos romances medievais, que apresentam uma forma artisticamente elaborada).
Devido à sua simplicidade acabaram sendo assimiladas pela literatura infantil, via tradição popular. Exemplos de formas simples: fábula, mito, lenda, conto maravilhoso, conto de fadas etc.
O conto de fadas é, portanto, considerado uma narrativa "de formas simples". No entanto, apesar disso, o ponto mais importante no conto é a sua pluralidade, devido à sua transformação e à sua mobilidade.
É comum ouvirmos que cada um pode contar um conto com suas próprias palavras, mas é preciso um certo cuidado ao contá-lo, pois não se pode modificar o que lhe é prioritário.
Quando uma forma simples é atualizada, ela pode ser fixada, tornando-se, assim, uma forma artística, ganhando solidez e unicidade, mas perdendo em mobilidade e pluralidade.
O conto apresenta uma infinidade de fatos diversos ligados pela maneira de representar algo.
Os fatos, como são encontrados no conto, só podem ser nele realizados. "Pode-se aplicar o universo ao conto e não o conto ao universo".
HISTÓRIAS INFANTIS E AQUISIÇÃO DE ESCRITA
Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil Documento Introdutório, "as instituições de educação infantil (pré-escolas) cumprem hoje, mais do que nunca, um objetivo primordial na formação de crianças que estejam aptas para viver em uma sociedade plural, democrática e em constante mudança (...) Ela deve intervir com intencionalidade educativa de modo eficiente visando a possibilitar uma aprendizagem significativa e favorecer um desenvolvimento pleno, de forma a tornar essas crianças cidadãs numa sociedade democrática" (MED/SEF, 1998).
Um dos desafios a enfrentar hoje na educação infantil é o de conseguir adaptar uma prática pedagógica voltada para atender às necessidades da criança, que, como será visto, já está vivendo os processos envolvidos na aquisição da linguagem escrita, em todos os seus aspectos. Especificamente em relação à alfabetização, o objetivo a ser alcançado não é mais o de "preparação", desenvolvimento de prontidões para o ensino fundamental, como se acreditava até então. Atualmente, a alfabetização deixou de ser encarada como um momento estanque e passou a ser compreendida como um processo, no qual a pré-escola (educação infantil) tem papel ativo e constitutivo. Portanto, torna-se necessário estimular cada vez mais o interesse da criança para que, embora carregado de significados, o aprendizado não se perca no curso do tempo. A criança aprende se desenvolvendo e se desenvolve aprendendo.
Ao relacionar os aspectos envolvidos na aquisição da escrita com a relevância de oportunidades que a prática de leitura de histórias infantis pode oferecer, pretende-se expor algumas sugestões práticas que podem ser desenvolvidas no ambiente escolar, de forma a atenuar as respostas para esse desafio.
Em uma sociedade que tem somente 6% de crianças na faixa etária de 0 a 6 anos freqüentando as instituições de educação infantil, das quais 37% são provenientes de famílias com renda superior a cinco salários mínimos, a preocupação com a qualidade do ensino oferecido a essas crianças, em especial na rede pública, poderia parecer secundária, já que não foi possível ainda sequer atingir uma camada significativa da população brasileira que,a partir da Constituição de 1988, adquiriu direito legal à educação em creches e pré-escolas.
Felizmente, a publicação nos últimos anos de diversos estudos vem permitindo que se discuta qual é o papel da educação infantil no processo de aprendizado da criança, e também qual seria a melhor maneira de fazer valer esse papel em nossa sociedade. Numa cultura ágrafa, essas preocupações não teriam tanto sentido, mas nossas crianças, especialmente as oriundas de classes mais baixas, estão inseridas em uma sociedade letrada que, além das desigualdades e injustiças a que as submete, discrimina quem não é alfabetizado, considerando-o inferior. Portanto, apropriar-se da linguagem escrita pode oferecer futuramente a essas crianças maiores possibilidades de inserção social e conquista de autonomia.
Segundo Vygotsky (1991:133), "ensinar a escrita nos anos pré-escolares impõe necessariamente que a escrita seja relevante à vida (...) que as letras se tornem elementos da vida das crianças, da mesma maneira como, por exemplo, a fala. Da mesma forma que as crianças aprendem a falar, elas podem muito bem aprender a ler e a escrever".
O PAPEL DA LITERATURA INFANTIL
NA FASE INICIAL DA ESCRITA
Contar histórias a uma criança pequena é uma atividade bastante corriqueira, nas mais diversas culturas do mundo e em várias situações, tanto no âmbito familiar como no escolar. Como se sabe, essa prática vem se reproduzindo através dos tempos de maneira quase intuitiva. Contudo, alguns estudos já demonstraram o importante papel que as histórias desempenham nos processos de aquisição e desenvolvimento da linguagem humana.
As histórias infantis são utilizadas geralmente pelos adultos interlocutores (sejam pais, professores ou terapeutas) como forma de entretenimento ou distração; já que, pelo senso comum, freqüentemente a criança sempre demonstra um interesse especial por elas, seja qual for a classe social à qual pertença.
Especificamente em se tratando da aquisição da leitura e da escrita, essas histórias podem oferecer muito mais do que o universo ficcional que desvelam e a importância cultural que carregam como transmissoras de valores sociais. Existe uma acentuada diferença entre as histórias contadas e as histórias lidas para uma criança, já que a linguagem se reveste de qualidade estética quando escrita, e essa diferença já pode ser percebida por ela. Kato (1997:41) já afirmava que, "ao ouvir histórias, a criança vai construindo seu conhecimento da linguagem escrita, que não se limita ao conhecimento das marcas gráficas a produzir ou a interpretar, mas envolve gênero,estrutura textual, funções, formas e recursos lingüísticos.
Ouvindo histórias, a criança aprende pela experiência a satisfação que uma história provoca; aprende a estrutura da história, passando a ter consideração pela unidade e seqüência do texto; associações convencionais que dirigem as nossas expectativas ao ouvir histórias; o papel esperado de um lobo, de um leão, de uma raposa, de um príncipe; delimitadores iniciais e finais ('era uma vez... e viveram felizes para sempre') e estruturas lingüísticas mais elaboradas, típicas da linguagem literária. "Aprende pela experiência o som de um texto escrito lido em voz alta".
Essa forma de contato com a linguagem escrita, por outro lado, também oferece, ainda que subliminarmente, informações sobre um dos papéis funcionais que ela pode desempenhar dentro da comunicação. Do ponto de vista psicológico, podemos refletir sobre o impacto e a fascinação que as histórias exercem sobre a criança, de qualquer raça, faixa etária ou inserção social, tanto normal quanto portadora de algum distúrbio (de origem física, psíquica ou funcional). As histórias são um denominador comum a todas as crianças. Assim, para que uma história realmente prenda a atenção da criança, deve entretê-la e despertar sua curiosidade. Mas, para enriquecer sua vida, deve estimular sua imaginação, ajudando-a em seu desenvolvimento intelectual, propiciando-lhe mais clareza em seu universo afetivo, auxiliando-a a reconhecer, mesmo de forma inconsciente, alguns de seus problemas e oferecendo-lhe perspectivas de soluções, mesmo provisórias.
Muito mais do que um adulto, a criança vive as experiências do tempo presente, e possui apenas vagas noções do futuro, mesmo assim de caráter imediato. Portanto, suas ansiedades frente a eventuais problemas e angústias do cotidiano são supostamente bastante profundas, e é justamente no enriquecimento de seus recursos internos para enfrentá-las que as histórias infantis são um benefício.
"É exatamente a mensagem que os contos de fada transmitem à criança de forma múltipla: que uma luta contra dificuldades graves na vida é inevitável, é parte intrínseca da existência humana mas que, se a pessoa não se intimida mas se defronta de modo firme com as opressões inesperadas e muitas vezes injustas, ela dominará todos os obstáculos, e ao fim emergirá vitoriosa"
(Bettelheim, 1985). Segundo o autor, que elegeu especialmente os contos de fada e suas relações benéficas para o desenvolvimento psíquico da criança como objeto de seus estudos, a maioria das histórias tem seu enredo desenvolvido baseando-se na equação: estabilidade + problema + solução = estabilidade, e trabalha assim uma série de ansiedades da criança. Especialmente os contos de fada que tratam de assuntos existenciais, como morte de progenitores, perigos, o mal e o bem, etc.
Eles colocam dilemas existenciais de forma simples e categórica, o que possibilita à criança experienciar o problema de forma mais essencial e trabalhar suas angústias com mais nitidez. Ele ainda coloca que, "aplicando o modelo psicanalítico da personalidade humana, os contos de fada transmitem importantes mensagens à mente consciente, à pré-consciente e à inconsciente, em qualquer nível que esteja funcionando no momento.
Lidando com problemas humanos universais, particularmente os que preocupam o pensamento da criança, estas histórias falam ao ego em germinação e encorajam seu desenvolvimento, enquanto ao mesmo tempo aliviam as pressões pré-conscientes e inconscientes.
"À medida que as histórias se desenrolam, dão validade e corpo às pressões do id, mostrando caminhos para satisfazê-las que estão de acordo com as requisições do ego e do superego" (Bettelheim, 1985).
Tratando também dessa dimensão, segundo OLIVEIRA (1993:18), todos nós necessitamos de uma área de ilusão paralela ao mundo real (ou das trocas sociais).
Esse espaço interno é responsável pela transição entre o consciente e o inconsciente, movimento que garante o equilíbrio do indivíduo.
Por suas atividades diárias, a criança tem contato com o real, com os outros. Ao mesmo tempo, sua imaginação se desenvolve, pois ela toma consciência de seus limites, vive conflitos, experimenta emoções contraditórias e tem muitas dúvidas que não consegue esclarecer.
Para tentar resolvê-las e dominar suas angústias, impulsionada por sua curiosidade, ela procura sonhar, imaginar. E, se conseguir canalizar esse mundo imaginário em ações no mundo real, ela desenvolve a capacidade de criação.
Os desenhos, as narrativas, enfim, são maneiras de agir para dominar as emoções; as explosões de sonhos e imagens são dirigidas então para a criação. Portanto, a criança deve conseguir alimentar seu imaginário e expressá-lo. Desenvolver a função simbólica por meio de textos, imagens e sons é uma forma de sustentá-lo.
Especificamente em relação à linguagem escrita, podemos pensar, portanto, que a criança, mesmo antes de ler e escrever as primeiras letras, já participa ativamente dos processos envolvidos nessa aquisição. Ela percebe,analisa, formula suas hipóteses sobre a leitura e a escrita a que está exposta em seu cotidiano. Seria, então, até inadequado imaginar que uma criança em idade pré-escolar não tenha competência e condições de apreender as diversas características da comunicação gráfica.
Segundo Contini apud Kato (1988), uma criança exposta a um ambiente propício, ou seja, material escrito e pessoas que o manuseiem, incluindo a própria criança, já estaria apreendendo seus usos e funções como forma de comunicação antes mesmo dos dois anos de idade.
Foram os estudos sobre o que seria a psicogênese da linguagem escrita de Ferreiro e Teberosky (1985) que lançaram uma nova luz sobre as tentativas de descrever as etapas pelas quais a criança passa durante o processo da aquisição. Segundo as autoras, a criança, durante o período de contato com os sinais gráficos, vai evoluindo gradativamente. Essa evolução foi caracterizada em quatro grandes níveis: pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético.
No nível pré-silábico, observaram a presença de produções gráficas em que não existe correspondência entre a grafia e o som. A criança nessa fase não demonstra preocupação em diferenciar critérios para suas produções, que se constroem a partir de traços idênticos, garatujas ou grafismos primitivos. Não se percebe tampouco controle da quantidade de letras utilizadas para representar o que se quer escrever. Portanto, a criança não se utiliza de uma palavra escrita para simbolizar graficamente um objeto.
Também é nessa fase que se observam as ocorrências do realismo nominal, quando conforme Carraher (1986) e Rego (1990), por exemplo, a criança usa muitas letras para simbolizar objetos grandes e poucas para pequenos, demonstrando assim sua hipótese na qual a representação gráfica de um objeto está diretamente relacionada a um de seus atributos.
Já o nível silábico se delimita quando a criança percebe que é possível representar graficamente a linguagem oral. Ela faz então várias tentativas para estabelecer uma relação entre a produção oral e a produção gráfica, entre o som e a grafia. E começa, com essas tentativas, a relacionar o que escreve com as sílabas das palavras faladas que deseja representar. Entretanto, com seu conhecimento prévio sobre o material escrito, utiliza-se de letras que podem não representar os respectivos sons. Ela percebe nessa fase que pode escrever tudo o que deseja, mesmo que aquilo que expressa graficamente não possa ser decifrado por outras pessoas. Também nessa fase, pode aceitar relutante o fato de escrever palavras menores com poucas letras ou ainda pode se usar, ao escrever uma frase, uma letra somente para uma palavra inteira.
A criança passa, então, a conviver com esses dois tipos de correspondência entre a grafia e o som, adentrando assim no nível silábico-alfabético. E começa também a experienciar um conflito, já que é capaz agora de perceber que existe uma representação gráfica correspondente a cada som (percebe a relação entre grafema e fonema).
Ela vai reformulando sua hipótese anterior, silábica, que lhe parece insuficiente, e vai alternando sua produção entre essa e a alfabética propriamente dita.
Com suas tentativas e reformulações, ela evolui para o nível alfabético, que se estabelece mais firmemente sobre sua percepção da relação entre a grafia e o som. Ela já consegue aceitar que a sílaba é composta de letras que devem ser representadas distintamente, e se torna capaz de perceber outras características da comunicação gráfica, tais como as diferenças entre letras, sílabas, palavras e frases, ainda que ela falhe nessas representações.
Vale a pena ressaltar que, em seus estudos, Ferreiro e Teberosky (1985) encontraram crianças que mostram uma seqüência de três níveis evolutivos; em outras, uma seqüência apenas de dois níveis por exemplo, do pré-silábico ao silábico, ou do pré-silábico ao silábico alfabético, saltando um nível; ou ainda, em menor número,crianças que passam diretamente do nível pré-silábico ao alfabético.
Para Mayrink-Sabinson (1995), o trabalho desenvolvido por Ferreiro e colaboradores é centrado em um sujeito considerado idealizado e universal, e descreve as transformações efetuadas por ele. O sujeito age sobre as informações que recebe do ambiente e produz a própria linguagem por meio de esquemas assimilados previamente construídos, deixando de lado uma explicitação teórica sobre o contexto, com o qual os indivíduos agem continuamente e tem papel mediador e, portanto, constitutivo, em todo o processo da aquisição da linguagem escrita. A autora desenvolveu um estudo calcado em pesquisas sobre as relações entre mãe e criança pré-escolar durante o processo de aquisição, no qual enfoca o papel do interlocutor adulto letrado em suas interpretações das produções gráficas do sujeito.
Essas interpretações é que atribuem um significado para as produções da criança suas representações gráficas (das garatujas às seqüências de letras) , e assim o adulto passa também por transformações como interlocutoras em seus modos de ação. A partir de então, sua fala sobre as produções apresentadas pela criança também é retomada, modificada, enriquecida e transformada por ela e o inverso também ocorre, modificando assim a escrita da criança. O adulto passa a admitir em suas conclusões que se forma nesse contexto uma verdadeira situação dialógica durante o processo de aquisição da escrita, já que o interlocutor e o sujeito vão progredindo e se transformando reciprocamente.
Assim, podemos dizer que a leitura e a escrita já não podem ser encaradas meramente como atos de codificação e decodificação, de identificação de palavras, ou até mesmo simplesmente como um processo envolvido com os movimentos oculares e maturação neurofisiológica. Elas envolvem uma gama de outros processos que propiciam a aquisição desse "novo" código pela criança, mas que está inserida num contexto mais amplo de aquisições de linguagem que perdura até a fase adulta. E é nesse sentido que aprender a ler e a escrever implica a constante construção de significado dessas atividades.
O CONTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
UMA PROPOSTA PEDAGOGICA
A observação de crianças na Educação Infantil, durante o desenvolvimento de atividades para o momento do conto de histórias infantis. A proposta pedagógica para a atividade organizada para o professor da Educação Infantil, quando reúne as crianças em círculo, para que todos possam participar e a comunicação, verbal ou não possa ser garantida.
Uma vez organizada a configuração do grupo deve se iniciar a leitura, sem que haja uma preparação para este acontecimento. Feitas estas observações, ideal elaborar um questionário informal (anexo) com questões objetivas, relacionadas à hora do conto.
Neste material privilegia-se a preparação da atividade e interesse dos professores e das crianças, o que possibilitou organizar os conhecimentos que os professores tem referente à atividade pedagógica, que envolve o momento do conto.
A partir dos resultados dos questionários, confecciona-se, o "Camarim Mágico", material didático que tem como objetivo subsidiar o professor no momento de contar histórias infantis.
A proposta pedagógica que objetiva inserir as crianças da Educação Infantil como usuários correntes da língua escrita passa pela inserção no mundo letrado, cabendo aos adultos, professores e profissionais da educação infantil, serem referência de leitores e escritores, usuários competentes da língua escrita.
A função social da instituição escola é exercer esse papel fundamental ao promover espaço para a leitura, onde o lúdico permita as crianças à possibilidade de viver novas experiências, organizar os sentimentos, desenvolver a criatividade e a afetividade. Assim como alargar seus horizontes e reestruturar a leitura de mundo, permitindo que a criança torne-se leitora.
Segundo Lacan (1994) "tão logo ela se instala no domínio cognitivo de um ser humano, converte-o em um leitor, ou seja, modifica sua condição".
O primeiro contato da criança com a leitura dá-se pela audição, mas tão importante quanto ouvir histórias infantis é a exploração, apreciação e a visualização de livros de gravuras, que possibilitam criar histórias, alimentando a criatividade e o imaginário, o que oportuniza o conhecimento de si mesmo e do mundo do qual faz parte. Com isso a criança consegue estabelecer relação entre o real e o não-real.
Os contos e as fábulas são importantes para as crianças, porque simbolizam o caminho que todo ser humano percorre para o desenvolvimento, por isso fascinam as crianças.
Elas utilizam este recurso para compreender situações e construir conhecimentos que necessitam para desenvolver sua personalidade.
O primeiro contato da criança com a leitura dá-se pela audição, mas tão importante quanto ouvir histórias infantis é a exploração, apreciação e a visualização de livros de gravuras, que possibilitam criar histórias, alimentando a criatividade e o imaginário, o que oportuniza o conhecimento de si mesmo e do mundo do qual faz parte. Com isso a criança consegue estabelecer relação entre o real e o não-real.
Os contos e as fábulas são importantes para as crianças, porque simbolizam o caminho que todo ser humano percorre para o desenvolvimento, por isso fascinam as crianças.
Elas utilizam este recurso para compreender situações e construir conhecimentos que necessitam para desenvolver sua personalidade.
O universo da fantasia, repleto de cenários maravilhosos, onde habitam heróis, fadas, princesas, bruxas, reis e seres inanimados, traz em seus enredos mensagens positivas e situações de horror, regadas por palavras mágicas, atitudes.
O universo da fantasia, repleto de cenários maravilhosos, onde habitam heróis, fadas, princesas, bruxas, reis e seres inanimados, traz em seus enredos mensagens positivas e situações de horror, regadas por palavras mágicas, atitudes nobres e momentos emocionantes, faz com que as crianças guardem na memória, não somente o conhecimento construído, mas também, os momentos de encantamento vividos, que todo adulto conserva como parte primordial de sua identidade e foram originados pelos contos que ouviu durante a infância.
A leitura possibilita à criança avançar em vários níveis de seu desenvolvimento, como:
-Sensorial: refere-se ao aspecto físico do livro (tamanho, espessura, capa, etc);
-Emocional: refere-se aos sentimentos que a leitura provoca.
-Racional: refere-se a reflexão a que conduz na construção do conhecimento e reorganização do mundo subjetivo.
Todos esses conhecimentos fazem parte dos fatores que impulsionam a aprendizagem, principalmente na associação entre som, palavra e escrita. O contato diário com a leitura, ouvindo histórias ou manuseando os livros, é muito importante para o desenvolvimento do "cidadão-leitor".
Formar leitores é investir na cidadania, por isso a proposta de incentivar a hora do conto na educação infantil.
A literatura, a poesia, as letras de músicas e os demais textos, que fazem parte da diversidade textual, são pronunciações explícitas e implícitas, de um dado momento da realidade, e a maneira como o ser humano conta e preserva a sua história, como se fossem fotografias das idéias relacionadas a seu tempo e a sociedade em que vive.Lacan (1994) "Não é o homem que constitui o simbólico... Mas o simbólico é que constrói o homem".
Questões aplicadas junto aos professores da Educação Infantil identificaram dificuldades encontradas, no que diz respeito às atividades pedagógicas, em fatores de ordem sociais, culturais e econômicos, bem como as originadas nos cursos de formação inicial de professores, onde até bem pouco tempo não era contemplada essa etapa de escolaridade.
A efervescência da vida moderna, a ênfase exacerbada nas novas tecnologias, a apologia aos meios de comunicação de massa, centrada na imagem, a falta de recurso para a Educação Infantil, faz com que os livros tornem-se cada vez mais distantes da maior parte da população.
A alta rotatividade da sociedade atual e o conceito de família diversificado distanciaram do convívio familiar a figura e participação dos avós na educação das crianças. Hoje não se fazem presentes os avós, que outrora contavam histórias... As pessoas já não se reúnem após o jantar para relembrar causos vividos (ou inventados) pela família. E as histórias vão se perdendo...
Lobato (1959) "À moda de Dona Benta ler era boa". Lia "diferente" dos livros.
E os livros, as folhas impressas encardenadas?
Segundo Lobato (1959) "Livros são papéis pintados com tinta". Teriam eles perdido o encanto?
Hoje, os livros têm um custo alto para a maioria da população brasileira e não podem concorrer com os produtos da cesta básica, as classes populares não têm tempo nem disposição para ler após um dia de trabalho e por fim as poucas bibliotecas existentes não atendem a demanda dos usuários, devido à falta de manutenção, a renovação de acervo e baixo investimento em profissionais especializados.
Todos estes fatores fazem com que se dificulte a formação de leitores e sinalize o quanto é desigual o acesso à cultura. A televisão passou a ser o lazer da população menos favorecida. O que coloca as crianças diante de um mundo nada mágico, o que vemos na telinha é a cruel realidade dos tempos em que vivemos. É esta a realidade que proporcionamos aos pequenos no lugar das histórias infantis.
Os contos e fábulas falam de atos heróicos, de bondade e delicadeza. São mundos, permeados entre o bem e o mal, em que a felicidade é para sempre... E o mal? Este sempre cai no esquecimento!
Ao perderem o contato com este mundo maravilhoso as crianças perdem também o contato com noções relacionadas à coragem, a honestidade, a bondade... Tudo o que é preciso para uma sociedade mais fraterna.
A mídia televisiva, as novas tecnologias, como o computador e o vídeo game fazem parte da indústria do entretenimento, não apresentam a mesma função social da instituição escola. E é importante frisar que uma das funções dos professores, como profissionais da educação, é a formação de cidadãos-leitores e inclusão na sociedade da escrita e da informação.
Se não formarmos leitores, que tipo de cidadãos formaremos?
Estamos formando cidadãos?
E preciso avaliar...
Ler não significa decodificar letras. Ler significa compreender criticamente os textos que o mundo nos apresenta a todo o momento. É este compreender o mundo que causa reflexão e mudanças no processo do desenvolvimento humano.
Diante de tantos desafios, a escola assegura uma de suas funções, a socialização do conhecimento construído pela humanidade, bem como se responsabiliza pela formação do cidadão.
Criança, para que se constitua em usuário da língua escrita.
As questões postas apontam para preocupações do tipo: como a escola formará leitores, sem livros, sem infra-estrutura, sem professores preparados para tal tarefa?
Como sugestão para essas e outras questões o ideal é que o professor centralize o seu trabalho em atividades pedagógicas que façam uso de materiais didáticos e muita criatividade, como recursos possíveis à superação das dificuldades identificadas pelos professores da Educação Infantil.
A infância é um mundo cheio de cores, onde cada criança traz consigo o impulso da descoberta, da curiosidade e do querer aprender, inventam fantasias, criam personagens, modificam a voz e transformam objetos e lugares. E assim vão se descobrindo e atribuindo significado ao mundo que a cerca, através do imaginativo, do exploratório e do inventivo mundo do faz de conta que chamamos de lúdico.
Para contribuir e tornar viável a utilização do material didático no processo de aprendizagem para a Educação Infantil optou-se pela hora do conto, criando fantoches e fantasias,etc, relacionados à literatura infantil. Para focar resultados pedagógicos foi assim, como sempre acontece nos contos de fadas que se elaborou o "Camarim Mágico".
O "Camarim Mágico" que é mágico mesmo, pois transporta a todas as crianças e adultos ao mundo dos contos de fadas, consiste de uma caixa bem grande, do tamanho das próprias crianças dessa faixa etária, a caixa no formato de um guarda-roupa, tem duas portas que se abrem ao meio.
Quando abertas, as portas transportam as crianças ao mundo mágico do faz de conta, pois é possível escolher e vestir-se com roupas e acessórios que habitam o mundo encantado das histórias infantis, contos, fábulas, fadas, bruxas, príncipes, princesas, fadas madrinhas, sapos, etc... Pendurados no interior das duas grandes portas, onde é possível dar asas a imaginação e incorporar ao personagem escolhido, máscaras, pulseiras, colares, cintos, lenços, etc... Abre-se aos nossos olhos o mundo mágico que existe somente no mundo encantado da infância. Uma vez aberto não se fecha jamais, pois ficará para sempre na nossa memória, em um lugar maravilhoso, de sonho e de fantasia, pedaço de nós mesmos quando crianças.
O material didático proporciona momentos nos quais as crianças podem compartilhar com o grupo, idéias, criatividade e imaginação.
A brincadeira, o brincar, o fazer de conta está relacionado com a ludicidade, a aprendizagem, a afetividade, o respeito, a socialização e mais importante que tudo, a maravilhosa arte de educar seres humanos.
Os professores de educação infantil devem resgatar o lúdico das histórias infantis, para desenvolver os saberes necessários à construção do conhecimento, assim como mediar situações pedagógicas que viabilizem o respeito pelas relações humanas, a socialização das crianças, a aprendizagem, a delicadeza do viver no mundo e com o mundo.
Os seres bons, generosos e leais precisam voltar a ocupar os sonhos infantis, fortalecendo assim os conceitos necessários para se viver em sociedade, mesmo porque, o homem, é um ser social.
Os cidadãos crianças que têm acesso e direito à educação, constitui-se em cidadãos-leitores e precisam que seus direitos sejam favorecidos pela família, pela escola e pela sociedade.
O respeito pela infância deve ser preservado, e para começar investindo-se nos momentos de leitura e de contato com os livros. Trata-se de investir no futuro.
A hora do conto deve ser aproveitada de forma criativa e com dinâmicas variadas, compatíveis à faixa etária das crianças, onde atividades pedagógicas enfoquem: fantoches, cenários, fantasias, leituras de gravuras, histórias sem textos, leitura apenas do início e do meio permitindo que as crianças imaginem e levantem hipóteses sobre o final da história, dobraduras, escrita das palavras estáveis do texto, ilustrações feitas pelas crianças, músicas, etc.
Existe uma infinidade de possibilidades para se trabalhar com os contos e fábulas. No entanto é importante que o professor seja competente e conheça profundamente a historia que irá ler e seja capaz de sensibilizar as crianças em relação ao texto.
O ato de ler está relacionado com os movimentos corporais, com a imposição da voz e as e as mudanças de fisionomia de quem lê. É preciso ler pausadamente, com entusiasmo e mostrar cuidado com o livro, (isso mostra respeito).
O professor deve ficar atento as reações que a história infantil causa nas crianças, pois se constituem em fonte de conhecimento que auxiliará a compreender melhor as opiniões e sentimentos de cada criança, em relação aos diversos textos apresentados.
A literatura infantil é forte aliada no processo de aprendizagem e no desenvolvimento cultural e artístico das crianças, mas professores as mudanças de fisionomia de quem lê. É preciso ler pausadamente, com entusiasmo e mostrar cuidado com o livro, (isso mostra respeito).
O professor deve ficar atento as reações que a história infantil causa nas crianças, pois constituem-se em fonte de conhecimento que auxiliará acompreender melhor as opiniões e sentimentos de cada criança, em relação aos diversos textos apresentados.
A literatura infantil é forte aliada no processo de aprendizagem e no desenvolvimento cultural e artístico das crianças, mas professores alfabetizadores devem ser também profissionais competentes como contadores de histórias.
Segundo Meireles (1984) "Que sem lucidez não se pensa bem a educação". Sem objetividade não se constrói em educação.Mas sem beleza não tem a educação nenhum propósito.
Mudar a condição social e intelectual da população vai além das novas tecnologias, da influência da mídia, etc.
Esta mudança é para o futuro e com certeza passa pelo incentivo ao respeito e reflexão, que os adultos devem cultivar nas crianças, e a educação infantil é um ponto de partida rumo a formação de cidadãos-leitores, mas se faz necessário à parceria com professores (as) alfabetizadores (as) competentes e comprometidos com a educação democrática e de qualidade para a maioria da população brasileira.
PROJETO LITERATURA INFANTIL DONA BARATINHA (PLANO DE AULA)
Faixa Etária: 03 a 06 anos.
Público: Educação Infantil.
Aplicação: em duas aulas
Referencial Nacional da Educação Infantil: Eixo " Aquisição da Escrita e Leitura".

Justificativa

O sucesso na alfabetização e no letramento depende da criação de um "Ambiente Alfabetizador", produzindo estímulos que provoquem nos alunos atos de leitura e de escrita, permitindo-lhes compreender o funcionamento da língua escrita e a apropriação de seu uso social.
Nesse contexto, histórias como a da "Dona Baratinha", é um excelente recurso pedagógico, tornando o processo ensino-aprendizagem mais prazeroso e motivador.
Objetivo Geral
A proposta pedagógica que objetiva inserir as crianças da Educação Infantil como usuários correntes da língua escrita passa pela inserção no mundo letrado, cabendo aos adultos, professores e profissionais da educação infantil, serem referência de leitores e escritores, usuários competentes da língua escrita.
Proporcionar a criança, através da leitura de histórias, o seu envolvimento com o enredo e personagens, estabelecendo uma relação com os textos, predispondo-se à alfabetização e ao letramento.
Desenvolvimento
No dia em que anteceder a "Hora da História", em que foram contadas as aventuras da Dona Baratinha, criaremos um clima de suspense. E escreveremos no quadro os seguintes dizeres: QUEM SERÁ QUE VAI CHEGAR AMANHÃ?
Ao final da aula desse dia, colocaremos as crianças em círculo, e conversaremos com os alunos estimulando a curiosidade deles:
- Amanhã vou contar uma história sobre um inseto muito pequeno.
- Que história será essa?
- O que será que vai acontecer?
Para todas estas perguntas, iremos obter as mais variadas respostas citadas pelos alunos e anotaremos para comprovação no dia seguinte.
No dia seguinte, na "Hora da História". Apresentaremos uma caixa-surpresa, contendo o personagem da Dona Baratinha e apresentaremos as crianças.
Continuaremos perguntando:
- E o que mais terá dentro da caixa?
Mostraremos o primeiro e o segundo mini-cartaz da história levantando o conhecimento dos alunos sobre a história:
- Onde mora Dona Baratinha?
- O que ela achou?
Continuaremos contando a história, com entonação, ritmo e fidelidade ao texto.
Cujo objetivo é envolvê-las, mantendo-as motivadas e curiosas para ouvir a história até o final.
Após contar toda a história, será sugerido as crianças que façam as seguintes atividades relacionadas com a história da Dona Baratinha:
·Reescrita da história, ilustrando-a com desenhos;
·Criação dos bichos divertidos;
·Confecção dos personagens: Dona Baratinha e o Senhor Ratinho;
·Construção da mobília da Dona Baratinha;
·Montagem da casinha, com as mobílias da Dona Baratinha, num canto da sala para as crianças brincarem;
·Desenhar os filhos da Dona Baratinha, claro se ela os tiver.AVALIAÇÃO
De ser constante e individual: Observação se os alunos constroem os seus próprios repertórios na linguagem, escrita e leitura. APRESENTAÇÃO DA HISTÓRIA "A DONA BARATINHA"
Dentre a miscelânea de contos infantis, optamos em trabalhar com uma representação teatral do "Conto a Dona Baratinha", cujo objetivo é o resgate do repertório de estórias folclóricas e populares, pertencentes à tradição oral que foram transmitidos de geração em geração, através dos familiares das crianças a elas, e incentivar o hábito de ouvir, e re-contar, através da rememoração, pois a arte de narrar sempre esteve mergulhada nas artes da memória e da repetição. Autoria da história "Conto a Dona Baratinha" (autor desconhecido).O grupo é composto por 06 membros, cuja distribuição é: uma narradora que fará as falas dos personagens e o restante do grupo representará os personagens em forma de mímicas.A narração do conto infantil será apresentado em 30 minutos.
Considerações Finais
Não há necessidade de esperar pela alfabetização formal para que as crianças se envolvam com a leitura de histórias infantis e a produção de textos.
Entretanto, para que elas se tornem efetivamente leitoras e autoras dos próprios textos, faz-se necessário que, em algum momento do processo de alfabetização, tenham não somente adquirido conhecimentos específicos do código alfabético, mas também e, sobretudo dos aspectos lingüístico-discursivos em que ele se insere.
Afinal, parafraseando Smolka (1993): "Não se 'ensina' ou não se 'aprende' simplesmente a ler e a escrever. "Aprende-se uma forma de linguagem, uma forma de interação, uma atividade, um trabalho simbólico."
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
BECHARA, Evanildo. História e estória. In: MELO, Gladstone Chaves de; RODRIGUES,Antônio Basílio; BECHARA, Evanildo; FREITAS, Horácio Rolim de; CARVALHO E SILVA, Maximiano de (orgs.). Na ponta da língua 3. Rio de Janeiro: Lucerna, 2001.
BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fada. Trad. Arlene Caetano. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1985.
CARRAHER ,T.N. (org.). Aprender pensando. Petrópolis, Vozes, 1986.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.
CONTINI, J. "A concepção do sistema alfabético por crianças em idade pré-escolar". In: KATO, M.A. (org.). A concepção da escrita pela criança. Campinas, Pontes, 1988.
FERREIRO, E. e TEBEROSKY, A. A psicogênese da língua escrita. Porto Alegre, Artes Médicas, 1985
KATO, M.A.; MOREIRA, N. e TARALLO, F. Estudos em alfabetização. Campinas, Edusf/Pontes, 1997.
KHÉDE, Sonia Salomão. Os personagens dos contos tradicionais.In: Personagens da literatura infanto- juvenil. São Paulo: Ática, 1990.
LACAN, Jacques. O seminário. Editora Zarar, 1994.
LOBATO, Monteiro. Serões de Dona Benta.Editora Brasiliense, 1959.
MAYRINK-SABINSON, M.L.T. "Um evento singular". In: ABAURRE M.B.M. Cenas de aquisição da escrita. Campinas, ABL/Mercado das Letras, 1995.
MEIRELES, Cecília. Problemas da Literatura Infantil. Ed. Nova Fronteira, 1984.
MINISTÉRIO da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. "Introdução". Referencial curricular nacional para educação infantil. Brasília, v.1, MED/SEF, 1998.
OLIVEIRA, Ieda de, O Contrato de Comunicação da Literatura Infantil e Juvenil. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003.
REGO, L.L.B. Literatura infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. São Paulo, FTD, 1990
SMOLKA, A.L.B. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. São Paulo, Cortez, 1993.
TERRA, Ernani; NICOLA, José de; CAVALLETE, Floriana Toscano. Português para o ensino médio: língua, literatura e produção de textos. São Paulo: SCIPIONE,2002.
VYGOTSKY, L.S. Pensamento e linguagem. Trad. Jeferson Luiz Camargo. São Paulo, Martins Fontes, 1987.
__________ .Formação social da mente. Trad. José Cipolla Neto et alii. São Paulo, Martins Fontes, 1991



PROJETO INTERDISCIPLINAR: OS CONTOS INFANTIS COMO ESTRATÉGIA PARA TRABALHAR LIMITES E DISCIPLINA NA SALA DE AULA


RESUMO

Dar limites às crianças na Educação Infantil é iniciar o processo de compreensão e apreensão do outro, ninguém pode respeitar seus semelhantes se não aprender quais são os seus limites, e isso inclui compreender que nem sempre se pode fazer tudo que se deseja na vida. Começando então a combater a indisciplina o professor nas aulas da Educação Infantil constrói conhecimentos, firma habilidades, estrutura significações, desperta potencialidades, assim também estabelece limites.
O projeto “os contos infantis como estratégia para trabalhar limites e disciplina na sala de aula” pretende propiciar ao aluno a concepção de limites, envolvendo os alunos no contato com regras de convivência envolvendo alunos da Educação Infantil pré – I e Pré- II (Crianças de 4 a 5 anos de idade), professores, gestores trabalhando a interdisciplinaridade com base em atividades previstas acontecerão nos horários específicos das disciplinas abordadas no projeto nos meses de Maio e Junho e Julho onde serão abordados através de contos infantis a necessidade de impor limites para alunos da educação Infantil e a imposição de regras na sala de aula.
       Muitas das vezes a falta de limites esta na família, mas sempre reflete na sala de aula e dificulta o trabalho do professor. E considerando que o conceito de família é complexo e varia de acordo com as culturas, neste estudo o termo utilizado refere-se a família nuclear caracterizada pelo pai, mãe ou responsável e filho (MACGOLDRICK, 1995; CARVALHO, 2003). Ou seja, sempre que se referir a “pais” está subtendido que são os responsáveis pela criança.
       Esperamos que, nesse momento social em que a mudança de comportamento é visível, este material possa auxiliar para suas reflexões e contribuir para o repensar da disciplina junto aos grupos com os quais convive e desenvolve sua ação profissional.      
       Sabemos que não temos a solução pronta e acabada, mas através dos resultados apresentados durante execução deste projeto, esperamos contribuir para uma mudança positiva na sala de aula com respeito ao comportamento infantil, além de fazer uma reflexão sobre os métodos e ensino que serão usados durante exercício da profissão como pedagogo e em como trabalhar a interdisciplinaridade.

1 JUSTIFICATIVA

            A falta de limites está sempre ligada à indisciplina. E caso os professores ou pais não imponham limites pode provocar na criança a sensação de abandono. Isso pode ocorrer pela falta de orientação e controle dos professores sobre o que pode ou não fazer e a ilusão de que pode fazer e ter o que quiser. É importante para ela que a concepção de limites seja imposta em sala de aula, pois, com isso, se sente segura, além de facilitar o ensino aprendizagem. É fundamental para a boa educação das crianças, que os professores acreditem no estabelecimento dos limites como um processo de compreensão e apreensão do outro através do respeito, pois, fazendo com que o aluno compreenda que não deve ultrapassar os limites que o professor tenha estabelecido para si, nem satisfazer somente aos próprios desejos sem pensar nos direitos do outro. 

2 OBJETIVOS

2.1 GERAL

Propiciar ao aluno a concepção de limites, envolvendo os alunos o contato com regras de convivência.

2.2 ESPECÍFICOS

·         Estimular a obediência aos pais, professores e/ou responsáveis, ensinando princípios Éticos como: moral, valores e ensinamentos contidos nos contos.
·         Revelar que as restrições podem representar desafios divertidos, possibilitando a adequação a limites, a cooperação e a competição, através do emprego do bom senso e algumas regras para estabelecer limites na educação infantil.
·         Resgatar, vivenciar e valorizar a boa convivência em sala de aula, trabalhando raciocínio e a lógica por meio dos contos, desenvolvendo a percepção visual através da exposição da caixa de histórias, da identificação das cores, letras do alfabeto, ampliação do vocabulário, números naturais, desenvolvimento de quantidade.

3 PÚBLICO ALVO

Alunos da Educação Infantil pré – I e Pré- II (Crianças de 4 a 5 anos de idade), professores, gestores.

4 DISCIPLINAS ENVOLVIDAS

Ciências naturais, arte, Português, Matemática, Temas transversais: ética, pluralidade cultural.

5 DURAÇÃO/cronograma

            As atividades previstas acontecerão nos horários específicos das disciplinas abordadas no projeto nos meses de Maio e Junho e Julho.

AÇÕES/ATIVIDADES
MESES

DATA

HORA
Maio
Junho
Julho
Grupo de Estudo/Escolha do tema
X


20/05/2012
3 horas
Levantamento bibliográfico
X


25/05/2012
2 horas
Escolha do conto

X

15/06/2012
2 horas
Correção online do projeto

X

07/05/2012
30 minutos
Apresentação em sala

X

14/05/2012
20 minutos
Escolha das atividades

X
X
20/06/2012
3 horas
Execução da 1ª fase projeto na escola


X
11/07/2012
4 horas
Execução da 2ª fase projeto na escola


X
18/07/2012
4 horas
Execução da 1ª fase projeto na escola


X
25/07/2012
4 horas
Quadro 1. Representação do cronograma de execução da elaboração do projeto Autor: Valdineia Barreto

6 CONTEÚDOS
                                                                                                               
Regras e limites - Números naturais - As vogais – Desenho – Pintura - Formas geométricas – Ética.

7 METODOLOGIA

O Projeto será desenvolvido seguindo as seguintes etapas. A 1ª Etapa: Escolha do tema, pesquisa bibliográfica/levantamento prévio e elaboração do Projeto; (Planejamento). 2ª Etapa: Sensibilização e apresentação do Projeto em sala de aula. 3ª Escolha dos contos infantis a serem utilizados. 4ª Confecção da caixa de histórias. 5ª Etapa: Execução do Projeto. 6ª Avaliação do desempenho dos alunos.

DATA
CONTO
DISCIPLINAS
ATIVIDADES
DURAÇÃO


11
Julho
2012

Cachinhos dourado e os três ursos.
·         Matemática.
·         Arte.
·         Geografia.
·         Ciências naturais.
·         Temas transversais: ética
Apresentação da caixa de histórias. Pintura e desenho. Atividade impressa. Atividade de colagem. Roda de conversa.


3h/30m

18
Julho
2012


A lebre e a tartaruga
·         Matemática.
·         Estudos sociais.
·         Português
·         Arte.
Apresentação da caixa de histórias. Pintura e e desenho. Atividade impressa. Atividade de colagem. Discussão em grupo. Dinâmica.


4h


25
Julho
2012



A formiginha preguiçosa
·         Português
·          Estudos sociais.
·         Ciências naturais.
·         Temas transversais. Ética, Pluralidade cultural, musicalidade.
Apresentação da caixa de histórias. Pintura e desenho. Atividade impressa. Atividade de colagem. Discussão em dupla.


3h/40m
Quadro 2. Representação do cronograma de atividades Autor: Valdineia Barreto

8 ABORDAGEM

            Este Projeto aborda a necessidade de impor limites para alunos da educação Infantil e a imposição de regras na sala de aula.
9 ESTRATÉGIAS

·         Expor através dos contos infantis as consequências de um mau comportamento.
·         Conversar sobre a importância de obedecer à professora, aos pais e/ou  responsáveis.
·         Trabalhar a memorização da criança e reconhecimento de algumas regras de convivência.
·         Discutir a importância de fazer somente o que é certo e o que é errado.
·         Mostrar que não se pode ter tudo ou fazer o que quiser.

10 RECURSOS


RECURSOS GERAIS DO PROJETO
Humanos
Materiais de consumo
Físicos
Financeiro


Professores;
Alunos;
Inspetor de pátio;
Caixa de histórias em material: papelão, E.V.A papel sulfilte, atividades: desenho impresso, lápis de cor, giz de cera, lápis, borracha. DVD, TV.

Sala de aula.
Quadro
Pátio da escola
Quadro
E.V.A;
Papel sulfilte;
Atividades impressas;
Cd e DVD de músicas infantis;


Quadro 3. Representação dos recursos gerais do projeto Autor: Valdineia Barreto