segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Artistas para trabalhar na educação infantil - Creche


Quais artistas devo trabalhar com as turmas de creche?


O ideal é oferecer imagens simples, coloridas e sem muitos detalhes, já que a criança costuma apreciar inicialmente a cor e depois o tema da pintura. Joseph Albers (1888-1976), Henri Matisse (1869-1954), Piet Mondrian (1872-1944) e Gonçalo Ivo são alguns exemplos interessantes. Apresentar obras de artistas figurativos, como as de Candido Portinari (1903-1962), aos pequenos também pode ser estimulante. Madonas renascentistas e imagens de pinturas rupestres são outras boas opções.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Projeto feijão no potinho


Plantando feijão no potinho!



Passo a passo: Plantando feijão no potinho!

Primeiro você precisa umedecer o algodão com a água. Depois forre o fundo do copo descartável (ou um pratinho) com o algodão umedecido.
Coloque seu feijão sobre o algodão, coloque o copo em um local iluminado e não deixe o algodão secar. Vá colocando água sempre e aos pouquinhos.
Mais ou menos em 3 dias a raiz começará a aparecer e um pouco mais tarde seu feijão vai começar a nascer.
Agora cuidado pra não encharcar o algodão, apenas umedeça ele.

ETAPA 1: no dia seguinte, o algodão ficou azulado em torno do feijão.
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ETAPA 2: idem (quanta frustração naquela manhã!)
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ETAPA 3: o feijão enrugou. (medo!)
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ETAPA 4: germinou (UFA!!! até o desenhamos em nossos cadernos!)
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ETAPA 5: formação da raiz no nosso algodão, já em putrefação (que nojo!)
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ETAPAS 6 e 7: começou a subir o caule e nasceu a primeira folhinha (que amor!)



Obs: Prefira água filtrada (sem cloro), não deixe no sol, não coloque muito água, prefira colocar água de dois em dois dias.



Mudando de lugar

Mas nada de deixar o feijão lá para sempre hein? Quando o feijão atingir cerca de 20cm, é a hora de retirar o feijão do copo pois ele já esta bem grandinho e a reserva nutritiva já acabou. Se ele continuar no algodão pode até morrer.
Ai é só você procurar um lugar com bastante terra, pode ser no seu jardim, na casa do vovô ou da vovó, na casa do vizinho (só se ele deixar hein?)
Cave um buraco de cerca de 10cm de diâmetro, por 10cm de profundidade.
Regue bem seu feijãozinho e depois de alguns meses ele já estará lindo e bem grandão.


Aqui fiz uma folha para a criança estar desenhando o processo de germinação do feijão.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

ATIVIDADES SOBRE MEIO AMBIENTE PARA 1º E 2º ANOS


. ANIMAIS, PLANTAS, SOLO, ÁGUA E AR








ATIVIDADES DE MATEMÁTICA - 2º ANO(ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO)


1-Complete o quadro:
9 + 8 = 8 + 8 =  8 + 5 = 
     
6 + 6 =  6 + 7 =  8 + 7 =
     
5 + 6 =  9 + 3 =  3 + 8 = 
     
9 + 9 =  7 + 4 =  4 + 8 = 
     
7 + 7 =  6 + 9 =  4 + 9 = 


2- Para calcular 6 + 3 + 5 veja como eu fiz e calcule: 

6 + 3 = 9 
9 + 5=14 

Faça como eu fiz e calcule: 

2 + 3 + 6 = 8 + 2 + 4 =
=5 + 6 = = 10 + 4 =
 
   
6 + 5 + 3 = 9 + 3 + 7 =
= 11 + 3 = = 12 + 7 =
 



3- Marina comprou 3 livros. Dois livros custaram 9 reais cada um e o outro custou 5 reais. Quanto ela pagou pelos 3 livros?

Marina pagou   reais. 

4- Some cada uma dessas figuras e dê o resultado da soma.
                                     
  
  
 
  
 


5- Observe os retângulos coloridos:

2 + 9

 9 + 3

 5 + 2

 4 + 9


Qual o resultado das cores seguintes:

 verde                                

 amarelo 

 vermelho 
 
 azul


Quanto a mais? 

1° SITUAÇÃO:
 
Para o carnaval da escola, Camila vendeu 36 convites e Bruna vendeu 28.Quantos convites Camila vendeu a mais que Bruna? 

Para resolver esse problema, devemos determinar quanto uma quantidade (36) tem a mais que outra quantidade (28). 
Para isso, vamos usar a subtração, ou seja, vamos fazer 36 – 28 = 
Então Camila vendeu convites a mais que Bruna.
ATIVIDADES 

Idade de Ricardo 
Idade de Vitor 
a) Quantos anos têm Ricardo? 
b) Quantos anos têm Vitor?  

c) Quantos anos Ricardo têm a mais que Vitor? 

d) Qual a subtração que você fez para dar a resposta?  

2) Efetue as subtrações indicadas e registre os resultados:
42 - 2189 - 43

Quantas unidades o resultado maior têm a mais que o resultado menor?  
ATIVIDADES

1) Agora Complete: 
• Edu desenhou 2 grupos de 4 bolas: 
2 vezes 4 bolas são  bolas  
2 x 4 = 

• Edu desenhou 3 grupos de 4 bolas: 
3 vezes 4 bolas são  bolas  
3 x 4 = 

• Edu desenhou 4 grupos de 4 bolas: 
4 vezes 4 bolas são  bolas  
4 x 4 = 


2) Observando as figuras, complete:

a) 3 vezes 2 flores, são  flores. 

3 x 2 = 

b) 2 vezes 4 triângulos, são  triângulos  
2 x 4 = 

c) 3 vezes 6 bolas, são  bolas  
6 x 3 = 


d) 4 vezes 3 aviões, são  aviões  
4 x 3 = 

e) 2 vezes 6 palitos, são  palitos  
2 x 6 = 

f) 3 vezes 5 bombons  
são   bombons  
3 x 5 = 
           

g) 4 vezes 9 bandeirinhas, são  bandeiras  
4 x 9 = 

 
1° situação: A figura seguinte é formada de quadrinhos iguais a este

Complete:


                  
a) A figura tem   colunas de quadradinhos  

b) Em cada coluna há  quadradinhos  

c)  Na figura há ao todo,  quadradinhos  
       
1° SITUAÇÃO: Cida têm 8 bombons e quer distribuí-los igualmente entre suas netas, Mariana e Duda. Quantos bombons cada uma vai receber?


 Conte o que foi feito, completando o quadro:

Número de bombons que Cida tinha
  
Número de netas de Cida
  
Número de bo mbons que cada neta recebeu

Em casos como esse, podemos substituir a subtração por uma operação chamada divisão, que é representada pelo sinal ÷ (dividido por):                 
6 dividido por 2 é igual a 3 ou 6÷2 = 3

Quando dividimos uma quantidade em duas partes iguais estamos calculando a metade dessa quantidade. 

2° Situação: Marcelinho têm 15 moedas de 1 real. Quer distribuir essa quantidade de moedas igualmente em 3 cofres. 
Quantas moedas ele deverá colocar em cada cofre?



Fazendo a distribuição dessas moedas, uma a uma:



Complete o quadro:

Número de moedas

Número de cofres

Número de moedas em cada cofre




Concluímos que: 15 dividido por 3 é igual a 5. 
Em matemática, escrevemos:  15 ÷ 3 = 5

Marcelinho deve colocar 5 moedas em cada cofre